fbpx

Entre ganhar dinheiro
e mudar o mundo,
fique com os dois.

Quem somos

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil.

Em 2005, a Potencia Ventures percebeu no Brasil um enorme potencial para desenvolver negócios com impacto social e por isso fundou a Artemisia. Desde então, já aceleramos mais de 180 negócios e capacitamos outros 500 em diferentes programas.

Missão

Identificar e potencializar uma nova geração de empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo.

Visão

Brasileiros e brasileiras em situação de vulnerabilidade econômica com acesso a produtos e serviços que favoreçam o desenvolvimento de seu potencial para buscar uma vida digna e próspera.

Princípio

Apoiamos negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais, provocam impacto social positivo por meio da sua atividade principal, são rentáveis e possuem potencial de escala.

Valores


Pessoas no centro e com visão de melhoria do coletivo
Ativar potencialidades humanas, para transformar realidades.


Transformar e transformar-se pelo fazer
Transformar pelo fazer sempre inquieto para questionar o hoje, colocar a mão na massa e construir o amanhã que sonhamos.

Coragem
Ser capaz de provocar a mudança enfrentando os desafios do caminho.

Entusiasmo com vibração
Capacidade de irradiar brilho e paixão pelo que faz, envolvendo-se a cada passo da jornada e sendo capaz de contagiar e mover pessoas na mesma direção.

Gerar valor
Focar nos resultados que fazem a diferença.

Competência
Saber fazer bem feito e surpreender, mas estar aberto a aprender sempre.



Acesse aqui o nosso Estatuto Social.

O que fazemos

Trabalhamos para identificar e potencializar uma nova geração de negócios de impacto social.

Somos pioneiros no fomento e na disseminação do tema de negócios de impacto social no Brasil. Desde 2004, trabalhamos no desenvolvimento desse campo visando apoiar um número cada vez maior de negócios para que consigam chegar à escala de mercado e impactem a vida de milhões de brasileiros e brasileiras.

Nosso objetivo é apoiar a criação de casos de negócios que sejam exitosos tanto do ponto de vista econômico como social, que possam inspirar uma nova geração de empreendedores e influenciar grandes organizações público e privadas em sua atuação junto à sociedade.

Para isso, nossos programas são estruturados para apoiar os empreendedores (as) e seus negócios em diferentes estágios, de acordo com os principais desafios e objetivos de cada fase:

  • Prototipagem

    Negócio com produto ou serviço em desenvolvimento, ainda em fase de testes . Fase em que o empreendedor busca entender sua proposta de valor e qual o potencial de resolver o problema que se propõe.

  • Validação de produto

    Produto ou serviço já desenvolvido, é hora de estudar sua viabilidade. Fase em que o negócio realiza pilotos e testes com o público-alvo para validar sua solução e estruturar sua operação.

  • Validação de mercado

    Primeiras vendas do produto ou serviço já testado e com aderência ao público-alvo. Fase de refinamento do modelo de negócio para que seja financeiramente viável e possa gerar o impacto social que pretende alcançar.

  • Crescimento

    Negócio com modelo consolidado em busca de escala. Fase em que se é preciso vencer as barreiras operacionais e de mercado para impactar o maior número de pessoas possível e se preparar para crescimento.

Nossa História

PRIMEIRAS EXPERIMENTAÇÕES

2004

O ínicio da Artemisia. 2004 foi marcado pelo apoio a eventos de organizações com as temáticas voltadas à juventude e ao empreendedorismo. Pelos primeiros passos na identificação de jovens empreendedores e também realização das primeiras oficinas e encontros de capacitação empreendedora.

PRIMEIRAS EXPERIMENTAÇÕES

2004

FUNDAÇÃO OFICIAL

2005

Aos 23 anos, a norte-americana Kelly Michel decidiu criar uma organização pioneira na América Latina destinada a integrar negócios e impacto social. A Artemisia foi fundada a partir do sonho inovador dessa jovem que planejava potencializar a real inclusão socioeconômica das pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, sobretudo com incrementos perenes no acesso a produtos e serviços de setores estruturantes como saúde, educação, habitação e serviços financeiros. No primeiro ano de atuação, em parceria com a AIESEC – plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes –, a organização desenvolveu um programa de estágios na América Latina com o objetivo de estimular novas lideranças na geração de impacto positivo.

FUNDAÇÃO OFICIAL

2005

APOIO ESTRUTURADO A EMPREENDEDORES BRASILEIROS

2006

Com a visão de criar um ecossistema de negócios de impacto no Brasil, a Artemisia investiu na criação do Impact Hub São Paulo – empresa social que oferecia espaço físico e rede para empreendedoras e empreendedores inovadores. Ainda em 2006, a organização selecionou cinco empresas para uma jornada de acompanhamento de dois anos: Gastromotiva; Menisquência; Bombelêla Dance Company; Boutique Solidária e Incentivadores da Consciência Jovem (ICJ) – negócios liderados, respectivamente, por David Hertz, Luiz Flávio Alves de Lima, Mark Van Loo, Monalisa Stefani (in memoriam) e Paulo César Dias.

APOIO ESTRUTURADO A EMPREENDEDORES BRASILEIROS

2006

JOVENS EMPREENDEDORES

2007

O lançamento da Expedição Artemisia – Programa Jovens Empreendedores teve por foco o desenvolvimento de lideranças sociais para a construção de planos de negócio norteados por desafios reais. No mesmo ano, além da parceria global firmada com a ASHOKA, a organização deu start à Empreendedores sem Fronteiras, iniciativa na qual empreendedores e estagiários trabalharam juntos no desenvolvimento de negócios.

JOVENS EMPREENDEDORES

2007

EXPANDINDO FRONTEIRAS

2008

Com a proposta de apoiar, por dois anos, negócios de impacto social inovadores – no modelo de negócios e com ênfase na afirmação identitária –, a Artemisia selecionou empresas como Feira Preta, A Banca, Evamaria, Arquitetas da Comunidade, Conviva, Museus Acessíveis, Tekoha e Ecossistemas Design Ecológico. A parceria com a AIESEC tomou novas dimensões, fazendo com que o tema de negócios de impacto social atingisse 35 mil universitários no país. Esse ano foi marcado também pelo lançamento da Iniciativa de Negócios Sociais, um programa de formação destinado a 37 empreendedores da ASHOKA, com iniciativas na Argentina, no Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

EXPANDINDO FRONTEIRAS

2008

COMPETIÇÃO GLOBAL DE NEGÓCIOS SOCIAIS

2009

Os programas Empreendedores sem Fronteiras e Competição Global de Negócios Sociais foram as duas principais realizações do ano, além da primeira edição do Start-UP Lab (em parceria com o Impact Hub) e a seleção de mais cinco empreendedores para o programada Artemisia: Alessandra França (Banco Pérola), Cristina Reis (Mamãe Natureza), Daniel Contrucci (Aoka), Omar Haddad (Sementes de Paz) e Tiago Dalvi (Solidarium).

COMPETIÇÃO GLOBAL DE NEGÓCIOS SOCIAIS

2009

TALENTOS PARA O CAMPO

2010

A Artemisia deu início a uma parceria com a Aliança Empreendedora para desenvolver o programa Negócios Sociais Comunitários, voltado ao fomento de iniciativas empreendedoras em comunidades vulneráveis. No mesmo ano, a organização liderou formações como Des-Construção Criativa e Usina de Ideias, ambas permeadas por um viés prático para pessoas que querem empreender ou trabalhar no campo de impacto social.

TALENTOS PARA O CAMPO

2010

ACELERADORA E MOVIMENTO CHOICE

2011

Com o lançamento da Aceleradora, a Artemisia começou a buscar, selecionar e apoiar empreendedores e empreendedoras com potencial de gerar grandes transformações sociais no Brasil. Como foco em negócios com atuação em setores estruturantes: Educação, Saúde, Serviços Financeiros e Habitação. No mesmo ano, a Artemisia criou o Choice – movimento voltado para disseminar a discussão sobre negócios de impacto social nas principais universidades brasileiras. Como parte da articulação, a organização realizou a Choice Conference, um marco para estudantes do país. Com o passar dos anos, o movimento se tornou a maior rede de jovens engajados no tema no Brasil e chegou a formar mais de 800 embaixadores e mobilizar mais de 97 mil pessoas.

ACELERADORA E MOVIMENTO CHOICE

2011

DISCIPLINA NAS UNIVERSIDADES

2012

A organização apoiou a criação de uma disciplina sobre Negócios de Impacto Social, na graduação em Administração de Empresas, na Fundação Getúlio Vargas (FGV). No mesmo ano, foi criado o primeiro MBA do país em Negócios Socioambientais, idealizado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), pela Artemisia e pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor. No cerne do conteúdo, uma abordagem inovadora e prática sobre conceitos como sustentabilidade socioambiental, negócios inclusivos à base da pirâmide e valor compartilhado.

DISCIPLINA NAS UNIVERSIDADES

2012

ARTEMISIA LAB NO NORDESTE E NOVA MARCA

2013

A Artemisia conduziu a primeira edição do Artemisia Lab, no Recife. O programa foi desenhado para apoiar empreendedores e empreendedoras em fase inicial, ou seja, da prototipagem à validação do produto. Nesse ano, a organização firmou parcerias estratégicas com o Instituto Inspirare – que apoiou no fomento a negócios em educação – e com a organização internacional Omidyar Network. Também foram desenvolvidas as primeiras Teses de Impacto Social, em Saúde e Educação, e o reposicionamento da marca Artemisia.

ARTEMISIA LAB NO NORDESTE E NOVA MARCA

2013

PRIMEIRO CURSO ON-LINE E FÓRUM DE FINANÇAS SOCIAIS

2014

Com o objetivo de disseminar informações sobre negócios de impacto social para o maior número possível de pessoas, a Artemisia sistematizou informações teóricas e práticas de uma década de atuação para criar o primeiro curso on-line do Brasil sobre negócios de impacto social. Além disso, com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e a Vox Capital, a organização criou o primeiro Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócios de Impacto para disseminar conhecimento e provocar uma reflexão local sobre o ecossistema. Nesse ano, foi firmada uma parceria com o Instituto Sabin, voltada ao fomento de negócios de impacto no setor de saúde.

PRIMEIRO CURSO ON-LINE E FÓRUM DE FINANÇAS SOCIAIS

2014

SAÚDE E PRIMEIRA INFÂNCIA

2015

Em parceria com o Instituto Sabin, a Artemisia organizou um evento para fomentar o ecossistema de negócios de impacto social focados na saúde. A aliança resultou em uma das primeiras iniciativas brasileiras para discutir oportunidades e desafios do empreendedorismo social para o setor. Esse também foi o ano do lançamento do primeiro Artemisia Lab temático, com foco na primeira infância (de zero a seis anos). Entendendo a importância dessa fase da vida para o desenvolvimento humano e da sociedade, a organização se aliou à Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Danone Early Life Nutrition e ao Instituto Alana para cocriar um programa de apoio a empreendedores e empreendedoras com soluções na temática focadas no público de menor renda.

SAÚDE E PRIMEIRA INFÂNCIA

2015

INCLUSÃO FINANCEIRA E AMAZÔNIA EM PÉ

2016

Dois grandes temas foram o fundamento da operação da Artemisia nesse ano: meio ambiente e inclusão financeira. No primeiro tema, ao lado da Coca-Cola Brasil, a organização realizou o #TheBoatChallenge; com a Natura, criou o Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé. Ambos, programas com a metodologia Artemisia Lab, tiveram por foco o apoio a startups com soluções voltadas ao desenvolvimento socioambiental da região amazônica. Na segunda temática, ao lado da Caixa, foi lançado o Desafio de Negócios de Impacto Social: Educação Financeira e Serviços Financeiros para Todos para potencializar uma nova geração de empreendedores que lideram negócios voltados a promover a inclusão financeira para a base da pirâmide.

INCLUSÃO FINANCEIRA E AMAZÔNIA EM PÉ

2016

NOVOS SETORES, TESES DE IMPACTO E MARCO DE +100 ACELERADOS

2017

A Artemisia chegou ao marco de +100 negócios de impacto social impulsionados na Aceleradora Artemisia, e o Movimento Choice ao marco de +800 Embaixadores(as) formados(as), e mais de 97 mil jovens, de todo o Brasil, mobilizados no tema de negócios de impacto social. Ainda nesse ano, o Choice passa a ser empreendido por Embaixadores da própria rede. Em 2017 aconteceu o lançamento do programa Artemisia Lab: Saúde e Bem-Estar, em parceria com o Instituto Sabin, e do Desafio Start-Ed, ao lado da Fundação Lemann e da Universidade Columbia. Aconteceu também a criação da Tese de Impacto Social em Alimentação, com o apoio da Fundação Cargill, o início da parceria com o Facebook, para levar a metodologia de aceleração Artemisia para dentro da Estação Hack. 2017 também foi marcado pela criação do Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social, ao lado da Agenda Brasil do Futuro e da Move Social, e da parceria com o BID na realização do BID Open Innovation.

NOVOS SETORES, TESES DE IMPACTO E MARCO DE +100 ACELERADOS

2017

DADOS PARA IMPACTO, PERIFERIA E MOBILIDADE

2018

Em 2018, a Artemisia e o Facebook formaram as primeiras turmas da Aceleradora Estação Hack, para apoio a negócios com soluções que usam dados para impacto social. Também, nesse ano, ao lado do Ford Fund, foi criado o programa Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade, que teve o objetivo de fortalecer negócios com soluções inovadoras na temática. Em paralelo, deu-se início a Coalizão Habitação, em parceria com a Gerdau, em prol do empreendedorismo de impacto no setor, e a formação da primeira turma de aceleração da ANIP – Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia, ao lado da A Banca e FGVceen.

DADOS PARA IMPACTO, PERIFERIA E MOBILIDADE

2018

SAÚDE, EMPREGABILIDADE E HABITAÇÃO

2019

A Artemisia conduziu novas turmas da aceleradora Estação Hack e da Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP). Nesse ano, também foram lançados labs nos temas: Primeira Infância, Educação & Empregabilidade, Saúde e Habitação. Como resultado, mais de 2,4 mil negócios analisados, mais de 120 empreendedores e empreendedoras apoiados e mais de 60 negócios potencializados. Eventos como o Estação Hack Na Estrada levaram o trabalho da organização para oito cidades, e mais de 180 negócios participaram. Dois estudos setoriais foram lançados: Tese de Impacto Social em Habitação e Tese de Impacto Social em Empregabilidade, com o objetivo de mapear os principais desafios enfrentados pela população em situação de vulnerabilidade econômica e apontar oportunidades para se empreender com impacto.

SAÚDE, EMPREGABILIDADE E HABITAÇÃO

2019

NOVOS ARRANJOS PARA IMPACTO SOCIAL

2020

A Artemisia chegou ao marco de +500 iniciativas de impacto apoiadas, sendo +180 aceleradas em programas intensivos. Fez parte do reposicionamento da ANIP, que agora é Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia. Em habitação, foi lançado a 3ª edição do Lab Habitação: Inovação e Moradia, o Evento Online: Habitação de Interesse Social e Empreendedorismo de Impacto, a revisão da Tese de Impacto Social em Habitação a luz dos impactos da pandemia, e o apoio a Plataforma de Melhorias Habitacionais da Vivenda – todas realizações da Coalizão de empresas do setor. No mesmo ano, ao lado da Uname, foi desenvolvido a Plataforma de Inovação Aberta em Atenção Primária à Saúde, um programa inédito no Brasil, com apoio do BID e do Instituto Arapyaú. 2020 também foi marcado pela articulação do fundo emergencial Volta por Cima, destinado a dar suporte aos empreendedores para atenuar o impacto da pandemia da Covid-19 nos negócios. A iniciativa foi resultado da aliança estratégica entre o Banco Pérola e a Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (composta pelas organizações A Banca, Artemisia e FGVcenn).

NOVOS ARRANJOS PARA IMPACTO SOCIAL

2020

Nossos resultados

A transformação já está acontecendo.

+500

negócios apoiados
pelos nossos programas

+180

negócios acelerados
desde 2011 na Aceleradora da Artemisia

118 MI

de investimentos articulados
em negócios acelerados

Esses números são resultado de muito esforço e trabalho no apoio aos negócios de impacto social no Brasil. Negócios que apoiam a construção de uma sociedade em que todos e todas tenham uma vida digna, próspera e feliz. Onde cada indivíduo alcance seu pleno desenvolvimento.

Sabemos que ainda temos um longo caminho a ser trilhado para chegarmos ao nosso sonho - 100% das brasileiras e brasileiros vivendo com dignidade e poder de escolha - e seguimos motivados para continuar contribuindo na potencialização do impacto social gerado pelos negócios.

Equipe

  • Aline Corrêa
    Aline Corrêa

    Busca & Seleção

    Aline é responsável por buscar e selecionar negócios de impacto social e ambiental na Artemisia. É formada em Relações Internacionais pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Durante a graduação participou de várias iniciativas, mas foi no Movimento Empresa Júnior que fixou suas raízes, ao fundar e gerir a Empresa Júnior (Firenze Empresa Júnior) de seu curso e depois participar da Goiás Júnior (Federação Goiana de Empresas Juniores) como Diretora e Presidente da organização. Foi aí que entendeu que o empreendedorismo e o impacto eram suas paixões. Nesse meio-tempo também fundou e geriu por três anos a ONG Oásis dos Sonhos, que promove a restauração de espaços públicos com a intervenção da comunidade. Após empreender na universidade e antes de ingressar na Artemisia, trabalhou na ACE Startups, uma das aceleradoras mais respeitadas do país, atuando como hunter de startups desde a originação de leads até a análise para investimento. Além disso, na ACE também atuou como responsável pelas estratégias de engajamento da comunidade da organização.

    Aline é responsável por buscar e selecionar negócios de impacto social e ambiental na Artemisia. É formada em Relações Internacionais pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Durante a graduação participou de várias iniciativas, mas foi no Movimento Empresa Júnior que fixou suas raízes, ao fundar e gerir a Empresa Júnior (Firenze Empresa Júnior) de seu curso e depois participar da Goiás Júnior (Federação Goiana de Empresas Juniores) como Diretora e Presidente da organização. Foi aí que entendeu que o empreendedorismo e o impacto eram suas paixões. Nesse meio-tempo também fundou e geriu por três anos a ONG Oásis dos Sonhos, que promove a restauração de espaços públicos com a intervenção da comunidade. Após empreender na universidade e antes de ingressar na Artemisia, trabalhou na ACE Startups, uma das aceleradoras mais respeitadas do país, atuando como hunter de startups desde a originação de leads até a análise para investimento. Além disso, na ACE também atuou como responsável pelas estratégias de engajamento da comunidade da organização.

  • Aline de Oliveira Chaves
    Aline de Oliveira Chaves

    Projetos

    Aline é estagiária do time de Projetos na Artemisia e está cursando o último ano de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP). Já trabalhou com Gestão de Projetos Locais e Incentivados e Gestão de Programas no Instituto Votorantim e foi Jovem Aprendiz na Gerência de FGTS da Caixa Econômica Federal. Ao longo da graduação, foi diretora de entidades estudantis, participou do Programa Unificado de Bolsas de Estudos da USP e de projetos de cultura e extensão.Atuou durante 2 anos com Gestão de Pessoas na EACH Social e participou de duas operações do Projeto Rondon Estadual.

    Aline é estagiária do time de Projetos na Artemisia e está cursando o último ano de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP). Já trabalhou com Gestão de Projetos Locais e Incentivados e Gestão de Programas no Instituto Votorantim e foi Jovem Aprendiz na Gerência de FGTS da Caixa Econômica Federal. Ao longo da graduação, foi diretora de entidades estudantis, participou do Programa Unificado de Bolsas de Estudos da USP e de projetos de cultura e extensão.Atuou durante 2 anos com Gestão de Pessoas na EACH Social e participou de duas operações do Projeto Rondon Estadual.

  • Aline Santos
    Aline Santos

    Comunicação & Marketing

    Aline é analista sênior na equipe de Comunicação & Marketing e responsável por todo o planejamento, coordenação e execução dos eventos da Artemisia. Atuando há mais de sete anos no campo de negócios de impacto social e ambiental, já organizou dezenas de pitch days e DemoDays (com parceiros como Facebook, Gerdau, Natura, Fundação Cargill, Instituto Sabin, entre outros), eventos temáticos de impacto (Ex: Habitação, Saúde Pública e Negócios de Impacto), eventos de open innovation com parceiros (Caixa e BID) e demais workshops e palestras realizados pela Artemisia. Também é responsável pela coordenação e execução das campanhas de comunicação relacionadas aos projetos. É formada em Relações Públicas pela FECAP, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

    Aline é analista sênior na equipe de Comunicação & Marketing e responsável por todo o planejamento, coordenação e execução dos eventos da Artemisia. Atuando há mais de sete anos no campo de negócios de impacto social e ambiental, já organizou dezenas de pitch days e DemoDays (com parceiros como Facebook, Gerdau, Natura, Fundação Cargill, Instituto Sabin, entre outros), eventos temáticos de impacto (Ex: Habitação, Saúde Pública e Negócios de Impacto), eventos de open innovation com parceiros (Caixa e BID) e demais workshops e palestras realizados pela Artemisia. Também é responsável pela coordenação e execução das campanhas de comunicação relacionadas aos projetos. É formada em Relações Públicas pela FECAP, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

  • Caroline do Carmo
    Caroline do Carmo

    Comunicação & Marketing

    Caroline faz parte da equipe de Comunicação & Marketing da Artemisia. Desde os 19 anos trabalha com impacto social, passando pela ESPM Social, onde atuou como Consultora de Marketing e Gestão da ONG Pestalozzi de Osasco, e RH e Administrativo Financeiro da organização. Também trabalhou na Natura, em que ocupou o cargo de Analista de Responsabilidade Social, apoiando na liderança da plataforma de crowdsourcing Movimento Natura, e no Prêmio Acolher, que dá suporte para Consultoras Natura empreendedoras sociais. Cursou Publicidade e Propaganda na ESPM-SP, é Pós-Graduada em Inovação Social pelo Instituto Amani. Morou na Tailândia e desempenhou o papel de professora voluntária de inglês para crianças do ensino fundamental e médio.

    Caroline faz parte da equipe de Comunicação & Marketing da Artemisia. Desde os 19 anos trabalha com impacto social, passando pela ESPM Social, onde atuou como Consultora de Marketing e Gestão da ONG Pestalozzi de Osasco, e RH e Administrativo Financeiro da organização. Também trabalhou na Natura, em que ocupou o cargo de Analista de Responsabilidade Social, apoiando na liderança da plataforma de crowdsourcing Movimento Natura, e no Prêmio Acolher, que dá suporte para Consultoras Natura empreendedoras sociais. Cursou Publicidade e Propaganda na ESPM-SP, é Pós-Graduada em Inovação Social pelo Instituto Amani. Morou na Tailândia e desempenhou o papel de professora voluntária de inglês para crianças do ensino fundamental e médio.

  • Flávia Coelho
    Flávia Coelho

    Diretora de Finanças e Operações

    Flávia é Diretora de Finanças e Operações, e possui vasta experiência contábil, financeira e administrativa. Durante quatro anos, atuou na área de vendas e administrativo no ramo de varejo em redes de franquias, ganhou conhecimento e dedicou-se, então, a trabalhar em estratégias financeiras de gestão. É formada em Administração de Empresas pela UNIFAI – Centro Universitário Assunção, e pós-graduada em Controladoria de Gestão pela FECAP.

    Flávia é Diretora de Finanças e Operações, e possui vasta experiência contábil, financeira e administrativa. Durante quatro anos, atuou na área de vendas e administrativo no ramo de varejo em redes de franquias, ganhou conhecimento e dedicou-se, então, a trabalhar em estratégias financeiras de gestão. É formada em Administração de Empresas pela UNIFAI – Centro Universitário Assunção, e pós-graduada em Controladoria de Gestão pela FECAP.

  • Juliana Campedelli
    Juliana Campedelli

    Head de Comunicação e Marketing

    Juliana é responsável pela área de Comunicação & Marketing da Artemisia, onde atua desde 2015. É graduada em Comunicação Social com ênfase em Marcas, Produtos e Serviços pela ESPM-SP e tem extensão em Negócios Sociais e Inclusivos pela Yunus ESPM Social Business Centre e em Growth Marketing pela Tera. Em mais de dez anos de carreira, atuou com marketing de produto, inovação e comunicação em grandes empresas de consumo de diferentes categorias (como Pirelli, Grupo CRM – Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau e M. Dias Branco). Possui experiência em estratégia de comunicação 360º, marketing digital, estratégias de inbound e outbound marketing, gestão de projetos, inovação e gestão de marcas com propósito.

    Juliana é responsável pela área de Comunicação & Marketing da Artemisia, onde atua desde 2015. É graduada em Comunicação Social com ênfase em Marcas, Produtos e Serviços pela ESPM-SP e tem extensão em Negócios Sociais e Inclusivos pela Yunus ESPM Social Business Centre e em Growth Marketing pela Tera. Em mais de dez anos de carreira, atuou com marketing de produto, inovação e comunicação em grandes empresas de consumo de diferentes categorias (como Pirelli, Grupo CRM – Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau e M. Dias Branco). Possui experiência em estratégia de comunicação 360º, marketing digital, estratégias de inbound e outbound marketing, gestão de projetos, inovação e gestão de marcas com propósito.

  • Lidiamara Betette
    Lidiamara Betette

    Projetos

    Lidiamara faz parte do time de Projetos na Artemisia. Estudou Administração Pública pela Unicamp, durante a graduação foi Diretora Executiva do CVU – centro de voluntariado universitário que realiza projetos para ONGS locais; atuou em Pesquisa e Desenvolvimento de metodologias para prospecção de negócios de impacto social na Enactus-Limeira; foi membro da Integra Consultoria (empresa júnior) na captação de parceiros e novos projetos para a organização. Atua voluntariamente em projetos sociais desde 2014.

    Lidiamara faz parte do time de Projetos na Artemisia. Estudou Administração Pública pela Unicamp, durante a graduação foi Diretora Executiva do CVU – centro de voluntariado universitário que realiza projetos para ONGS locais; atuou em Pesquisa e Desenvolvimento de metodologias para prospecção de negócios de impacto social na Enactus-Limeira; foi membro da Integra Consultoria (empresa júnior) na captação de parceiros e novos projetos para a organização. Atua voluntariamente em projetos sociais desde 2014.

  • Maure Pessanha
    Maure Pessanha

    Diretora-Executiva

    Lidera a Artemisia desde 2007, sendo responsável pelo crescimento da organização no Brasil. É formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com especialização em Avaliação de Programas Sociais pela USP. Foi aluna bolsista na Universidade de Harvard em 2004, onde cursou Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social. Maure atua com empreendedorismo social desde o ano 2000. Anteriormente à Artemisia, trabalhou no Centro de Competência para Empreendedores Sociais Ashoka-McKinsey. Possui uma coluna semanal no Estadão PME, na qual escreve sobre negócios de impacto social e ambiental.

    Lidera a Artemisia desde 2007, sendo responsável pelo crescimento da organização no Brasil. É formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com especialização em Avaliação de Programas Sociais pela USP. Foi aluna bolsista na Universidade de Harvard em 2004, onde cursou Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social. Maure atua com empreendedorismo social desde o ano 2000. Anteriormente à Artemisia, trabalhou no Centro de Competência para Empreendedores Sociais Ashoka-McKinsey. Possui uma coluna semanal no Estadão PME, na qual escreve sobre negócios de impacto social e ambiental.

  • Nadine Casanova
    Nadine Casanova

    Comunicação & Marketing

    Nadine faz parte da equipe de Comunicação & Marketing da Artemisia. Graduada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, trabalhou com editoração e diagramação de revistas e livros, hoje atua também na criação e desdobramentos de identidade visual e UX design. Desde 2011 sempre se envolveu na área social, participa de trabalhos voluntários em projetos social e desde 2016 trabalha no campo de impacto social.

    Nadine faz parte da equipe de Comunicação & Marketing da Artemisia. Graduada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, trabalhou com editoração e diagramação de revistas e livros, hoje atua também na criação e desdobramentos de identidade visual e UX design. Desde 2011 sempre se envolveu na área social, participa de trabalhos voluntários em projetos social e desde 2016 trabalha no campo de impacto social.

  • Nathalya Ferreira Medeiros
    Nathalya Ferreira Medeiros

    Adm. Financeiro & Gente

    Formada pela Universidade Federal de São Paulo e cursando sua segunda graduação em Processos Gerenciais na FMU, Nathalya faz parte da equipe Adm. Financeiro & Gente. Iniciou sua trajetória nessa área ao atuar no Movimento Empresa Júnior que, motivou a busca por diversos cursos de formação complementar em Gente & Gestão. Apaixonada pela vida e pelo ecossistema social,participa de outras iniciativas em sua comunidade local.

    Formada pela Universidade Federal de São Paulo e cursando sua segunda graduação em Processos Gerenciais na FMU, Nathalya faz parte da equipe Adm. Financeiro & Gente. Iniciou sua trajetória nessa área ao atuar no Movimento Empresa Júnior que, motivou a busca por diversos cursos de formação complementar em Gente & Gestão. Apaixonada pela vida e pelo ecossistema social,participa de outras iniciativas em sua comunidade local.

  • Priscila Martins
    Priscila Martins

    Diretora de Projetos e Programas

    Atua há sete anos na Artemisia, sendo responsável por frentes como relacionamento e parcerias. Tem doze anos de experiência nas áreas comercial e de marketing em empresas de segmentos diversos, incluindo uma startup de negócio de impacto social. Com vivência nos mercados B2B, B2C e B2G, acumula experiência em desenvolvimento de produto, gestão de projetos, desenvolvimento de novos negócios, desenvolvimento de parceiros estratégicos e vendas governamentais. É graduada em Marketing pelo Mackenzie, pós-graduada em Gestão de Negócios pela ESPM e tem MBA em Gestão de Negócios Socioambientais pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (FEA-USP) em parceria com a Artemisia e o Instituto Ecológico IPÊ.

    Atua há sete anos na Artemisia, sendo responsável por frentes como relacionamento e parcerias. Tem doze anos de experiência nas áreas comercial e de marketing em empresas de segmentos diversos, incluindo uma startup de negócio de impacto social. Com vivência nos mercados B2B, B2C e B2G, acumula experiência em desenvolvimento de produto, gestão de projetos, desenvolvimento de novos negócios, desenvolvimento de parceiros estratégicos e vendas governamentais. É graduada em Marketing pelo Mackenzie, pós-graduada em Gestão de Negócios pela ESPM e tem MBA em Gestão de Negócios Socioambientais pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (FEA-USP) em parceria com a Artemisia e o Instituto Ecológico IPÊ.

  • Sabrina Dias
    Sabrina Dias

    Adm. Financeiro & Gente

    Sabrina faz parte do time Adm Financeiro & Gente na Artemisia. Cursando Administração de Empresas, já trabalha com finanças há 6 anos e atualmente está direcionando sua carreira para Data Analytics. Envolvida na área social desde muito nova, liderou alguns projetos voltados a população de baixa renda em uma instituição religiosa.

    Sabrina faz parte do time Adm Financeiro & Gente na Artemisia. Cursando Administração de Empresas, já trabalha com finanças há 6 anos e atualmente está direcionando sua carreira para Data Analytics. Envolvida na área social desde muito nova, liderou alguns projetos voltados a população de baixa renda em uma instituição religiosa.

Fotos da equipe Artemisia realizadas pelos nossos parceiros de causa: Marco Torelli Fotografia & Dellaventures Fotografia

Equipe de Projetos

  • Alketa Bestaku
    Alketa Bestaku

    Possui graduação em Direito pela Universidade Luigj Gurakuqi na Albânia e Tecnóloga em Gestão Ambiental pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência em desenvolvimento e mobilização comunitária e empreendedorismo agrário/sustentável agroecológico. Atua em projetos de desenvolvimento sustentável e segurança alimentar. Participa no Conselho de Alimentação Escolar (CAE) do município de Cunha, representando a sociedade civil.

    Possui graduação em Direito pela Universidade Luigj Gurakuqi na Albânia e Tecnóloga em Gestão Ambiental pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência em desenvolvimento e mobilização comunitária e empreendedorismo agrário/sustentável agroecológico. Atua em projetos de desenvolvimento sustentável e segurança alimentar. Participa no Conselho de Alimentação Escolar (CAE) do município de Cunha, representando a sociedade civil.

  • Andreia Estrella
    Andreia Estrella

    Andreia é Assistente Social formada pela Universidade Católica de Santos, com especialização na área de Saúde Pública pela mesma universidade, e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com estudo em Ecologia Complexa e práticas necessárias para o Desenvolvimento Sustentável. Atuou por mais de 15 anos no poder público com gestão participativa de políticas públicas nas áreas de meio ambiente e planejamento territorial sustentável e socioambiental, habitação e desenvolvimento comunitário, saúde, educação e protagonismo infanto-juvenil. Tem larga experiência no campo da pesquisa acadêmica e ensino universitário, articulação de trabalhos em rede no âmbito municipal, estadual e nacional e elaboração de programas e projetos para o desenvolvimento sustentável em áreas que sofreram desastres socioambientais. Realizou junto com o seu companheiro uma viagem de volta ao mundo com mochila nas costas, visitando experiências de educação e desenvolvimento sustentável em diversos países e mergulhando no universo cultural e ambiental da Humanidade e de Gaia.

    Andreia é Assistente Social formada pela Universidade Católica de Santos, com especialização na área de Saúde Pública pela mesma universidade, e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com estudo em Ecologia Complexa e práticas necessárias para o Desenvolvimento Sustentável. Atuou por mais de 15 anos no poder público com gestão participativa de políticas públicas nas áreas de meio ambiente e planejamento territorial sustentável e socioambiental, habitação e desenvolvimento comunitário, saúde, educação e protagonismo infanto-juvenil. Tem larga experiência no campo da pesquisa acadêmica e ensino universitário, articulação de trabalhos em rede no âmbito municipal, estadual e nacional e elaboração de programas e projetos para o desenvolvimento sustentável em áreas que sofreram desastres socioambientais. Realizou junto com o seu companheiro uma viagem de volta ao mundo com mochila nas costas, visitando experiências de educação e desenvolvimento sustentável em diversos países e mergulhando no universo cultural e ambiental da Humanidade e de Gaia.

  • Clara Limongi
    Clara Limongi

    Formada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas. Durante a graduação, foi embaixadora Choice e diretora de projetos para área social na Consultoria Júnior Pública – FGV. Em seguida, trabalhou com Investimento Social no Arredondar – um negócio social que trabalha com microdoações para organizações da sociedade civil. Sempre se envolveu com o setor social buscando trabalhar no enfrentamento dos mais diversos desafios sociais.

    Formada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas. Durante a graduação, foi embaixadora Choice e diretora de projetos para área social na Consultoria Júnior Pública – FGV. Em seguida, trabalhou com Investimento Social no Arredondar – um negócio social que trabalha com microdoações para organizações da sociedade civil. Sempre se envolveu com o setor social buscando trabalhar no enfrentamento dos mais diversos desafios sociais.

  • Deusa Marcon
    Deusa Marcon

    Deusa atua na gestão de projetos na Artemisia. Acumula experiência à frente de consultoria em desenvolvimento de negócios para startups, pequenos e médios negócios e registra passagem por empresas de publicidade e tecnologia. Graduada em Comunicação e com MBA, participou do Programa Latino Americano de Gestão Pública pela FGV e é pós-graduanda em Gestão da Inovação Social pelo Instituto Amani.

    Deusa atua na gestão de projetos na Artemisia. Acumula experiência à frente de consultoria em desenvolvimento de negócios para startups, pequenos e médios negócios e registra passagem por empresas de publicidade e tecnologia. Graduada em Comunicação e com MBA, participou do Programa Latino Americano de Gestão Pública pela FGV e é pós-graduanda em Gestão da Inovação Social pelo Instituto Amani.

  • Felipe Alves
    Felipe Alves

    Felipe desenvolve metodologias e programas para apoio a empreendedores na Artemisia. Atua com negócios de impacto desde 2012, cocriou os labs de aceleração da Artemisia e foi Head de Seleção e Aceleração da Estação Hack, programa da Artemisia em parceria com o Facebook que acelerou 40 startups entre 2018 e 2019. Teve passagem pelo setor de educação, atuando no Instituto Ismart, onde coordenou a operação de sua plataforma digital para alunos de escolas públicas, e na Escola Lumiar, onde liderou a operação de abertura das duas primeiras escolas na expansão de seu modelo pedagógico. Felipe é administrador pela PUC-SP e faz especialização em Desenvolvimento dos Grupos pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos.

    Felipe desenvolve metodologias e programas para apoio a empreendedores na Artemisia. Atua com negócios de impacto desde 2012, cocriou os labs de aceleração da Artemisia e foi Head de Seleção e Aceleração da Estação Hack, programa da Artemisia em parceria com o Facebook que acelerou 40 startups entre 2018 e 2019. Teve passagem pelo setor de educação, atuando no Instituto Ismart, onde coordenou a operação de sua plataforma digital para alunos de escolas públicas, e na Escola Lumiar, onde liderou a operação de abertura das duas primeiras escolas na expansão de seu modelo pedagógico. Felipe é administrador pela PUC-SP e faz especialização em Desenvolvimento dos Grupos pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos.

  • Lilian Gouvêa
    Lilian Gouvêa

    Consultora em Desenvolvimento Humano. Trabalha em parceria com a Artemisia desde 2004. Formada em Pedagogia, Psicopedagogia e Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Já trabalhou em parceria com Sebrae, Natura e Thoughtworks Brasil entre outras. Hoje trabalha com Vivências e programas de desenvolvimento Comportamental e Emocional de empreendedores acelerados pela Artemisia Brasil.

    Consultora em Desenvolvimento Humano. Trabalha em parceria com a Artemisia desde 2004. Formada em Pedagogia, Psicopedagogia e Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Já trabalhou em parceria com Sebrae, Natura e Thoughtworks Brasil entre outras. Hoje trabalha com Vivências e programas de desenvolvimento Comportamental e Emocional de empreendedores acelerados pela Artemisia Brasil.

  • Marcelo Dionisio
    Marcelo Dionisio

    Marcelo é líder de projetos na Artemisia, apoiando empreendedores de impacto na conexão e no desenvolvimento de negócios com o setor público. Trabalhou com jornadas de inovação aberta na The Bakery, apoiando as maiores empresas do Brasil no engajamento com empreendedores ao redor do mundo. Anteriormente atuou no Governo de Minas Gerais, com projetos de desenvolvimento econômico. Formado em Engenharia de Produção pela UFMG, liderou diversos projetos estudantis no Movimento Empresa Júnior e projetos sociais na Enactus. Participou também de iniciativas para promoção de empreendedorismo e inovação na academia, com um livro e trabalhos científicos publicados e premiados. É membro da rede Global Shapers do Fórum Econômico Mundial, fellow do programa Shaping Horizons, da Universidade de Cambridge, e faz parte do maior programa de formação de lideranças do Brasil, o ProLíder.

    Marcelo é líder de projetos na Artemisia, apoiando empreendedores de impacto na conexão e no desenvolvimento de negócios com o setor público. Trabalhou com jornadas de inovação aberta na The Bakery, apoiando as maiores empresas do Brasil no engajamento com empreendedores ao redor do mundo. Anteriormente atuou no Governo de Minas Gerais, com projetos de desenvolvimento econômico. Formado em Engenharia de Produção pela UFMG, liderou diversos projetos estudantis no Movimento Empresa Júnior e projetos sociais na Enactus. Participou também de iniciativas para promoção de empreendedorismo e inovação na academia, com um livro e trabalhos científicos publicados e premiados. É membro da rede Global Shapers do Fórum Econômico Mundial, fellow do programa Shaping Horizons, da Universidade de Cambridge, e faz parte do maior programa de formação de lideranças do Brasil, o ProLíder.

  • Mariana Paál Martinato
    Mariana Paál Martinato

    Com formação em Administração (FEAUSP), Sustentabilidade (UNICAMP) e Mediação de Conflitos (Palas Athena), trabalha desde 2007 em iniciativas e projetos ligados à educação, meio ambiente, empreendedorismo social e sustentabilidade corporativa. Consultora responsável pelas áreas de Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Victor Civita, dedicada ao Prêmio Educador Nota 10. É Diretora de Comunicação da Sempre FEA, associação formada pela comunidade FEAna para gerir um fundo patrimonial independente e íntegro. Trabalhou como assessora de meio ambiente na Rede Brasil do Pacto Global da ONU, gerente de sustentabilidade no Grupo Abril e na implementação da área de parcerias e relacionamento institucional na Artemisia.

    Com formação em Administração (FEAUSP), Sustentabilidade (UNICAMP) e Mediação de Conflitos (Palas Athena), trabalha desde 2007 em iniciativas e projetos ligados à educação, meio ambiente, empreendedorismo social e sustentabilidade corporativa. Consultora responsável pelas áreas de Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Victor Civita, dedicada ao Prêmio Educador Nota 10. É Diretora de Comunicação da Sempre FEA, associação formada pela comunidade FEAna para gerir um fundo patrimonial independente e íntegro. Trabalhou como assessora de meio ambiente na Rede Brasil do Pacto Global da ONU, gerente de sustentabilidade no Grupo Abril e na implementação da área de parcerias e relacionamento institucional na Artemisia.

  • Ricardo Almeida Zuppi
    Ricardo Almeida Zuppi

    Biólogo formado pelo IB-USP especializado em Gestão Florestal pela UFPR e com MBAs em Gestão Ambiental e em Gestão de Negócios Socioambientais. Com experiência de mais de 20 anos na elaboração, implementação e gerenciamento de projetos de Conservação, Recuperação e Gestão de Territórios e das suas relações socioambientais, transitou pelos três setores com mais tempo na iniciativa privada, onde pode trazer soluções práticas e de reposicionamento de marcas através da busca real da sustentabilidade.

    Biólogo formado pelo IB-USP especializado em Gestão Florestal pela UFPR e com MBAs em Gestão Ambiental e em Gestão de Negócios Socioambientais. Com experiência de mais de 20 anos na elaboração, implementação e gerenciamento de projetos de Conservação, Recuperação e Gestão de Territórios e das suas relações socioambientais, transitou pelos três setores com mais tempo na iniciativa privada, onde pode trazer soluções práticas e de reposicionamento de marcas através da busca real da sustentabilidade.

  • Victor Hugo Mathias
    Victor Hugo Mathias

    É graduado em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Design de Interação e Experiência do Usuário pelo Instituto Europeu de Design, tendo formações adicionais pelo Programa de Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e também pela International Development Innovation Network (IDIN) do Massachusetts Institute of  Technology para o desenvolvimento de soluções de impacto social com baixo custo.  Nos últimos anos tem atuado nas frentes de busca e seleção de negócios, business development, desenvolvimento de teses setoriais, facilitação de programas e desenvolvimento de metodologia para apoio aos empreendedores, sobretudo na análise e no desenvolvimento de produtos e serviços de startups early stage.

    É graduado em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Design de Interação e Experiência do Usuário pelo Instituto Europeu de Design, tendo formações adicionais pelo Programa de Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e também pela International Development Innovation Network (IDIN) do Massachusetts Institute of  Technology para o desenvolvimento de soluções de impacto social com baixo custo.  Nos últimos anos tem atuado nas frentes de busca e seleção de negócios, business development, desenvolvimento de teses setoriais, facilitação de programas e desenvolvimento de metodologia para apoio aos empreendedores, sobretudo na análise e no desenvolvimento de produtos e serviços de startups early stage.

  • Vinícius Albuquerque
    Vinícius Albuquerque

    Vinícius é Consultor de Projetos na Artemisia. Durante 7 anos atuou no setor bancário passando pelas áreas de Planejamento, Comunicação institucional e Comercial. Formado em Administração de Empresas pela FEI, participou da fundação da Empresa FEI Júnior SP que prestava consultoria para pequenos empresários onde coordenou a área de Projetos.

    Vinícius é Consultor de Projetos na Artemisia. Durante 7 anos atuou no setor bancário passando pelas áreas de Planejamento, Comunicação institucional e Comercial. Formado em Administração de Empresas pela FEI, participou da fundação da Empresa FEI Júnior SP que prestava consultoria para pequenos empresários onde coordenou a área de Projetos.

Conselho

  • Renato Kiyama
    Renato Kiyama

    Conselho Consultivo Artemisia

    Renato Kiyama é administrador de empresas pela FEA-USP, com estudos em Yale SOM e Berkeley. Foi diretor da DGS Ventures, fundo de investimento baseado em NY e SP, parte do grupo Getronics, focado em investir e operar negócios globais de tecnologia, onde foi responsável por liderar investimentos de inovação, aquisições e operações de turnaround de empresas no Brasil, Espanha e França. Foi membro do conselho da Applixure, empresa finlandesa de Telemetria e Análise de Dados. Foi diretor da Artemisia responsável por liderar o time de identificação e aceleração de negócios de alto impacto social. Atualmente, gerencia o planejamento e operação da equipe de criatividade do Facebook na América Latina.

    Renato Kiyama é administrador de empresas pela FEA-USP, com estudos em Yale SOM e Berkeley. Foi diretor da DGS Ventures, fundo de investimento baseado em NY e SP, parte do grupo Getronics, focado em investir e operar negócios globais de tecnologia, onde foi responsável por liderar investimentos de inovação, aquisições e operações de turnaround de empresas no Brasil, Espanha e França. Foi membro do conselho da Applixure, empresa finlandesa de Telemetria e Análise de Dados. Foi diretor da Artemisia responsável por liderar o time de identificação e aceleração de negócios de alto impacto social. Atualmente, gerencia o planejamento e operação da equipe de criatividade do Facebook na América Latina.

  • Karen Kannaan
    Karen Kannaan

    Conselho Consultivo

    Formada em publicidade, trabalhou por mais de 15 anos com comunicação, foi diretora da Endeavor por 6 anos e fundou uma startup de produtos para bebê. Hoje embarca em uma nova avenida, e traz para o Brasil a 42, uma universidade de programação gratuita para qualquer pessoa acima de 18 anos.

    Formada em publicidade, trabalhou por mais de 15 anos com comunicação, foi diretora da Endeavor por 6 anos e fundou uma startup de produtos para bebê. Hoje embarca em uma nova avenida, e traz para o Brasil a 42, uma universidade de programação gratuita para qualquer pessoa acima de 18 anos.

  • Vivianne Naigeborin
    Vivianne Naigeborin

    Conselho Consultivo

    Pioneira na criação do campo de negócios de impacto no Brasil trabalha com empreendedorismo social há 20 anos. Atualmente é Diretora-superintendente da Fundação Arymax. De 2007 a 2019 foi Assessora Estratégica da Potencia Ventures, tendo apoiado a criação de iniciativas-chave no país como Artemisia, Vox Capital, Impact Hub e Polo ANDE Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs). Integrou o grupo criador do primeiro MBA brasileiro de Gestão em Negócios Socioambientais. De 2000 a 2007 trabalhou na Ashoka, como Diretora Internacional de Parcerias Estratégicas e de Integração da América Latina. Coordenou duas publicações pioneiras sobre negócios sociais: Empreendimentos Sociais Sustentáveis – como elaborar planos de negócio para organizações sociais (2003) e Negócios Sociais Sustentáveis (2006). Também foi coautora do livro Negócios com Impacto Social (2014). Em 2014 foi selecionada pela Universidade de Yale como Yale World Fellow.

    Pioneira na criação do campo de negócios de impacto no Brasil trabalha com empreendedorismo social há 20 anos. Atualmente é Diretora-superintendente da Fundação Arymax. De 2007 a 2019 foi Assessora Estratégica da Potencia Ventures, tendo apoiado a criação de iniciativas-chave no país como Artemisia, Vox Capital, Impact Hub e Polo ANDE Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs). Integrou o grupo criador do primeiro MBA brasileiro de Gestão em Negócios Socioambientais. De 2000 a 2007 trabalhou na Ashoka, como Diretora Internacional de Parcerias Estratégicas e de Integração da América Latina. Coordenou duas publicações pioneiras sobre negócios sociais: Empreendimentos Sociais Sustentáveis – como elaborar planos de negócio para organizações sociais (2003) e Negócios Sociais Sustentáveis (2006). Também foi coautora do livro Negócios com Impacto Social (2014). Em 2014 foi selecionada pela Universidade de Yale como Yale World Fellow.

  • Mauro Romano
    Mauro Romano

    Conselho Fiscal

    Mestre e Engenheiro graduado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com especialização em administração pela Fundação Dom Cabral (FDC) e MBA pela FEA-UNICAMP/ FIA-USP. Exerceu cargos de liderança nas áreas de inovação, alianças estratégicas, planejamento e desenvolvimento organizacional em grandes corporações por mais de 17 anos. Como empreendedor social, teve participação ativa em diversas organizações e negócios de impacto, entre eles: Sementes de Paz, Nutriz, IBEAC e Artemísia. Foi professor dos MBAs da FATEC e BSP. Apaixonou-se por educação. Atualmente é Sócio-Diretor da Geekie , empresa de educação & tecnologia, líder da consultoria pedagógica e facilitador do curso extra-curricular “Projeto de Vida” para alunos do ensino médio.

    Mestre e Engenheiro graduado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com especialização em administração pela Fundação Dom Cabral (FDC) e MBA pela FEA-UNICAMP/ FIA-USP. Exerceu cargos de liderança nas áreas de inovação, alianças estratégicas, planejamento e desenvolvimento organizacional em grandes corporações por mais de 17 anos. Como empreendedor social, teve participação ativa em diversas organizações e negócios de impacto, entre eles: Sementes de Paz, Nutriz, IBEAC e Artemísia. Foi professor dos MBAs da FATEC e BSP. Apaixonou-se por educação. Atualmente é Sócio-Diretor da Geekie , empresa de educação & tecnologia, líder da consultoria pedagógica e facilitador do curso extra-curricular “Projeto de Vida” para alunos do ensino médio.

  • Maria Rita Spina Bueno
    Maria Rita Spina Bueno

    Conselho Fiscal

    Maria Rita Spina Bueno é diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, atuando com o desenvolvimento de startups e a aproximação entre empreendedores e investidores anjo como meio de alavancar o potencial do mercado brasileiro de investimento e empreendedorismo de inovação. Sua atividade profissional sempre esteve ligada a gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela FFLCH-USP.

    Maria Rita Spina Bueno é diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, atuando com o desenvolvimento de startups e a aproximação entre empreendedores e investidores anjo como meio de alavancar o potencial do mercado brasileiro de investimento e empreendedorismo de inovação. Sua atividade profissional sempre esteve ligada a gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela FFLCH-USP.

  • Edgar Barki
    Edgar Barki

    Conselho Fiscal

    Professor da FGV-EAESP. Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Conselheiro do Instituto Coca Cola. Coordenador do Mestrado Profissional de Gestão Internacional da FGV-EAESP e Coordenador do Núcleo de Impacto Social do GVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios). Autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de negócios com impacto social e base da pirâmide. Co-organizador dos livros “Negócios com Impacto Social no Brasil” e “Varejo para a baixa renda”. Co-autor do livro “Varejo no Brasil”.

    Professor da FGV-EAESP. Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Conselheiro do Instituto Coca Cola. Coordenador do Mestrado Profissional de Gestão Internacional da FGV-EAESP e Coordenador do Núcleo de Impacto Social do GVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios). Autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de negócios com impacto social e base da pirâmide. Co-organizador dos livros “Negócios com Impacto Social no Brasil” e “Varejo para a baixa renda”. Co-autor do livro “Varejo no Brasil”.

  • Edson Matsubayashi
    Edson Matsubayashi

    Conselho Consultivo

    Administrador de empresas pela EASP-FGV e MBA pela Chicago Booth School of Business (The University of Chicago). Foi Diretor e Head da área de Novos Negócios em Private Equity do Pátria Investimentos onde foi responsável por identificar e desenvolver idéias de investimento e liderar o time de investimento para execução das aquisições de empresas em novos setores de atuação dos fundos. Foi diretor de relações com investidores e de desenvolvimento corporativo da TIVIT – empresa de terceirização de tecnologia, tendo sido responsável pelo planejamento estratégico, aquisições de empresas, marketing e comunicação interna. Também foi sócio-diretor de uma produtora de séries de TV, analista de investimentos da Votorantim Novos Negócios e consultor de estratégia para Serviços Financeiros e Varejo do The Boston Consulting Group (BCG) em São Paulo, Lisboa e Madrid. Foi membro do conselho de administração da iSystems e Bematech. Atualmente é consultor de estratégia e governança para empresas de pequeno e médio porte e sênior advisor para gestores de investimentos e empresas investidas por fundos de investimento. Também é consultor-voluntário do Instituo de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI no Sergipe e Conselheiro da Artemisia.

    Administrador de empresas pela EASP-FGV e MBA pela Chicago Booth School of Business (The University of Chicago). Foi Diretor e Head da área de Novos Negócios em Private Equity do Pátria Investimentos onde foi responsável por identificar e desenvolver idéias de investimento e liderar o time de investimento para execução das aquisições de empresas em novos setores de atuação dos fundos. Foi diretor de relações com investidores e de desenvolvimento corporativo da TIVIT – empresa de terceirização de tecnologia, tendo sido responsável pelo planejamento estratégico, aquisições de empresas, marketing e comunicação interna. Também foi sócio-diretor de uma produtora de séries de TV, analista de investimentos da Votorantim Novos Negócios e consultor de estratégia para Serviços Financeiros e Varejo do The Boston Consulting Group (BCG) em São Paulo, Lisboa e Madrid. Foi membro do conselho de administração da iSystems e Bematech. Atualmente é consultor de estratégia e governança para empresas de pequeno e médio porte e sênior advisor para gestores de investimentos e empresas investidas por fundos de investimento. Também é consultor-voluntário do Instituo de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI no Sergipe e Conselheiro da Artemisia.

  • Daniel Ibri
    Daniel Ibri

    Conselho Consultivo

    Daniel Ibri é Managing Partner e co-fundador da Mindset Ventures, fundo de Venture Capital internacional focado em startups dos Estados Unidos e Israel, além de membro do Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente da ABVCAP, membro do Conselho de Administração de diversas startups no Brasil e exterior, mentor da Endeavor, da ACE, da Artemisia e do Lisbon-Challenge, além de professor de finanças e empreendedorismo nos cursos executivos do INSPER e FIAP, em São Paulo. Antes de fundar a Mindset Ventures, Daniel trabalhou diversos anos em consultoria de gestão multinacional, liderando projetos de Planejamento Estratégico, Fusões & Aquisições e Turnaround de Empresas, para empresas de médio e grande porte no Brasil e exterior, além disso fundou, em 2012, a GRID Investments, empresa Brasileira de Seed e Venture Capital focada em diversos segmentos e países, premiada como melhor gestora de Venture Capital do Brasil pelo Spark Awards – Microsoft. Daniel possui ampla experiência como investidor anjo e de venture capital, além de experiência executiva e como treinador e palestrante para diversas empresas e universidades no Brasil. Daniel é graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP com MBA em Estratégia Empresarial e extensão na Rotman School of Management da Universidade de Toronto/Canadá. Possui também pós-graduação em Empreendedorismo no Babson College/EUA, especialização em Venture Capital por Berkeley e Stanford, além de diversos cursos de extensão em instituições como Singularity University, Harvard University, University of Texas, FIA-USP e INSPER.

    Daniel Ibri é Managing Partner e co-fundador da Mindset Ventures, fundo de Venture Capital internacional focado em startups dos Estados Unidos e Israel, além de membro do Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente da ABVCAP, membro do Conselho de Administração de diversas startups no Brasil e exterior, mentor da Endeavor, da ACE, da Artemisia e do Lisbon-Challenge, além de professor de finanças e empreendedorismo nos cursos executivos do INSPER e FIAP, em São Paulo. Antes de fundar a Mindset Ventures, Daniel trabalhou diversos anos em consultoria de gestão multinacional, liderando projetos de Planejamento Estratégico, Fusões & Aquisições e Turnaround de Empresas, para empresas de médio e grande porte no Brasil e exterior, além disso fundou, em 2012, a GRID Investments, empresa Brasileira de Seed e Venture Capital focada em diversos segmentos e países, premiada como melhor gestora de Venture Capital do Brasil pelo Spark Awards – Microsoft. Daniel possui ampla experiência como investidor anjo e de venture capital, além de experiência executiva e como treinador e palestrante para diversas empresas e universidades no Brasil. Daniel é graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP com MBA em Estratégia Empresarial e extensão na Rotman School of Management da Universidade de Toronto/Canadá. Possui também pós-graduação em Empreendedorismo no Babson College/EUA, especialização em Venture Capital por Berkeley e Stanford, além de diversos cursos de extensão em instituições como Singularity University, Harvard University, University of Texas, FIA-USP e INSPER.

  • Kelly Michel
    Kelly Michel

    Fundadora da Artemisia e Presidente do Conselho

    Empreendedora serial com atuação há mais de 15 anos, Kelly foi pioneira no investimento e construção do setor de negócios de impacto social no Brasil, onde morou por 5 anos. É fundadora da ARTEMISIA, organização que dissemina e fomenta negócios de impacto social e cofundadora da Vox Capital, primeira gestora de investimentos de impacto do país. Além de atuar no Brasil, Kelly também criou e lidera a Potencia Ventures, organização global que possui um portfólio de investimento para o impacto em mercados emergentes de 4 continentes e é conselheira em diversas organizações internacionais. É formada em Administração de Empresas pela HEC Paris, com especialização em Empreendedorismo.

    Empreendedora serial com atuação há mais de 15 anos, Kelly foi pioneira no investimento e construção do setor de negócios de impacto social no Brasil, onde morou por 5 anos. É fundadora da ARTEMISIA, organização que dissemina e fomenta negócios de impacto social e cofundadora da Vox Capital, primeira gestora de investimentos de impacto do país. Além de atuar no Brasil, Kelly também criou e lidera a Potencia Ventures, organização global que possui um portfólio de investimento para o impacto em mercados emergentes de 4 continentes e é conselheira em diversas organizações internacionais. É formada em Administração de Empresas pela HEC Paris, com especialização em Empreendedorismo.

Nossa gestão

Prezamos pela transparência na gestão administrativa e financeira

E por isso temos como procedimento a realização de auditoria externa independente. Em 2019, as demonstrações financeiras foram auditadas pela BDO RCS Auditores Independentes e foram consideradas adequadas em todos os aspectos relevantes de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

Nosso trabalho só é possível por meio do apoio de parceiros e doações de pessoas que compartilham conosco nosso sonho. Se você acredita na nossa causa, faça sua doação!

O Certificado de Gestão e Transparência é uma atestado independente, concedido pelo Instituto Doar às organizações sem fins lucrativos que comprovam sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência do Terceiro Setor (PGT). O certificado tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras.



Em 2018 e 2019, integramos a lista das 100 Melhores ONGs do Instituto Doar. Ficamos honrados em receber este selo que reconhece o nosso trabalho pela eficiência, qualidade de gestão, transparência e boa governança - critérios de avaliação do prêmio.

Apoie nossa causa!

Somos uma organização sem fins lucrativos. Nosso trabalho só é possível por meio do apoio de pessoas e parceiros que acreditam em nossa causa e querem apoiar a construção de um país com iguais oportunidades para todos.