fbpx

Cheap replica rolex watches UK shop offers top-end Rolex copies to men and women. Buy top Swiss fake Rolex watches for fast shipping.

Entre ganhar dinheiro
e mudar o mundo,
fique com os dois.

Quem somos

A Artemisia é uma organização pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil.

Aos 23 anos, a norte-americana Kelly Michel decidiu criar uma organização pioneira na América Latina destinada a integrar negócios e impacto social. A Artemisia foi fundada a partir do sonho inovador dessa jovem que planejava dar acesso à saúde, educação, moradia, serviços financeiros e melhorar a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social no Brasil.

Missão

Reimaginar e recriar a economia, promovendo mais inclusão e reduzindo as desigualdades para mudar a lógica vigente por meio da força do empreendedorismo.

Visão

Brasileiros e brasileiras em situação de vulnerabilidade econômica com acesso a produtos e serviços que favoreçam o desenvolvimento de seu potencial para buscar uma vida digna e próspera.

Princípio

Apoiamos negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais, provocam impacto social positivo por meio da sua atividade principal, são rentáveis e possuem potencial de escala.

Valores


Pessoas no centro e com visão de melhoria do coletivo
Ativar potencialidades humanas, para transformar realidades.


Transformar e transformar-se pelo fazer
Transformar pelo fazer sempre inquieto para questionar o hoje, colocar a mão na massa e construir o amanhã que sonhamos.

Coragem
Ser capaz de provocar a mudança enfrentando os desafios do caminho.

Entusiasmo com vibração
Capacidade de irradiar brilho e paixão pelo que faz, envolvendo-se a cada passo da jornada e sendo capaz de contagiar e mover pessoas na mesma direção.

Gerar valor
Focar nos resultados que fazem a diferença.

Competência
Saber fazer bem feito e surpreender, mas estar aberto a aprender sempre.

O que fazemos

Trabalhamos para identificar e potencializar uma nova geração de negócios de impacto social.

Somos pioneiros no fomento e na disseminação do tema de negócios de impacto social no Brasil. Desde 2004, trabalhamos no desenvolvimento desse campo visando apoiar um número cada vez maior de negócios para que consigam chegar à escala de mercado e impactem a vida de milhões de brasileiros e brasileiras.

Nosso objetivo é apoiar a criação de casos de negócios que sejam exitosos tanto do ponto de vista econômico como social, que possam inspirar uma nova geração de empreendedores e influenciar grandes organizações público e privadas em sua atuação junto à sociedade.

Para isso, nossos programas são estruturados para apoiar os empreendedores (as) e seus negócios em diferentes estágios, de acordo com os principais desafios e objetivos de cada fase:

  • Prototipagem

    Negócio com produto ou serviço em desenvolvimento, ainda em fase de testes . Fase em que o empreendedor busca entender sua proposta de valor e qual o potencial de resolver o problema que se propõe.

  • Validação de produto

    Produto ou serviço já desenvolvido, é hora de estudar sua viabilidade. Fase em que o negócio realiza pilotos e testes com o público-alvo para validar sua solução e estruturar sua operação.

  • Validação de mercado

    Primeiras vendas do produto ou serviço já testado e com aderência ao público-alvo. Fase de refinamento do modelo de negócio para que seja financeiramente viável e possa gerar o impacto social que pretende alcançar.

  • Crescimento

    Negócio com modelo consolidado em busca de escala. Fase em que se é preciso vencer as barreiras operacionais e de mercado para impactar o maior número de pessoas possível e se preparar para crescimento.

Nossa História

PRIMEIRAS EXPERIMENTAÇÕES

2004

O ínicio da Artemisia. 2004 foi marcado pelo apoio a eventos de organizações com as temáticas voltadas à juventude e ao empreendedorismo. Pelos primeiros passos na identificação de jovens empreendedores e também realização das primeiras oficinas e encontros de capacitação empreendedora.

PRIMEIRAS EXPERIMENTAÇÕES

2004

FUNDAÇÃO OFICIAL

2005

Aos 23 anos, a norte-americana Kelly Michel decidiu criar uma organização pioneira na América Latina destinada a integrar negócios e impacto social. A Artemisia foi fundada a partir do sonho inovador dessa jovem que planejava potencializar a real inclusão socioeconômica das pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, sobretudo com incrementos perenes no acesso a produtos e serviços de setores estruturantes como saúde, educação, habitação e serviços financeiros. No primeiro ano de atuação, em parceria com a AIESEC – plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes –, a organização desenvolveu um programa de estágios na América Latina com o objetivo de estimular novas lideranças na geração de impacto positivo.

FUNDAÇÃO OFICIAL

2005

APOIO ESTRUTURADO A EMPREENDEDORES BRASILEIROS

2006

Com a visão de criar um ecossistema de negócios de impacto no Brasil, a Artemisia investiu na criação do Impact Hub São Paulo – empresa social que oferecia espaço físico e rede para empreendedoras e empreendedores inovadores. Ainda em 2006, a organização selecionou cinco empresas para uma jornada de acompanhamento de dois anos: Gastromotiva; Menisquência; Bombelêla Dance Company; Boutique Solidária e Incentivadores da Consciência Jovem (ICJ) – negócios liderados, respectivamente, por David Hertz, Luiz Flávio Alves de Lima, Mark Van Loo, Monalisa Stefani (in memoriam) e Paulo César Dias.

APOIO ESTRUTURADO A EMPREENDEDORES BRASILEIROS

2006

JOVENS EMPREENDEDORES

2007

O lançamento da Expedição Artemisia – Programa Jovens Empreendedores teve por foco o desenvolvimento de lideranças sociais para a construção de planos de negócio norteados por desafios reais. No mesmo ano, além da parceria global firmada com a ASHOKA, a organização deu start à Empreendedores sem Fronteiras, iniciativa na qual empreendedores e estagiários trabalharam juntos no desenvolvimento de negócios.

JOVENS EMPREENDEDORES

2007

EXPANDINDO FRONTEIRAS

2008

Com a proposta de apoiar, por dois anos, negócios de impacto social inovadores – no modelo de negócios e com ênfase na afirmação identitária –, a Artemisia selecionou empresas como Feira Preta, A Banca, Evamaria, Arquitetas da Comunidade, Conviva, Museus Acessíveis, Tekoha e Ecossistemas Design Ecológico. A parceria com a AIESEC tomou novas dimensões, fazendo com que o tema de negócios de impacto social atingisse 35 mil universitários no país. Esse ano foi marcado também pelo lançamento da Iniciativa de Negócios Sociais, um programa de formação destinado a 37 empreendedores da ASHOKA, com iniciativas na Argentina, no Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

EXPANDINDO FRONTEIRAS

2008

COMPETIÇÃO GLOBAL DE NEGÓCIOS SOCIAIS

2009

Os programas Empreendedores sem Fronteiras e Competição Global de Negócios Sociais foram as duas principais realizações do ano, além da primeira edição do Start-UP Lab (em parceria com o Impact Hub) e a seleção de mais cinco empreendedores para o programada Artemisia: Alessandra França (Banco Pérola), Cristina Reis (Mamãe Natureza), Daniel Contrucci (Aoka), Omar Haddad (Sementes de Paz) e Tiago Dalvi (Solidarium).

COMPETIÇÃO GLOBAL DE NEGÓCIOS SOCIAIS

2009

TALENTOS PARA O CAMPO

2010

A Artemisia deu início a uma parceria com a Aliança Empreendedora para desenvolver o programa Negócios Sociais Comunitários, voltado ao fomento de iniciativas empreendedoras em comunidades vulneráveis. No mesmo ano, a organização liderou formações como Des-Construção Criativa e Usina de Ideias, ambas permeadas por um viés prático para pessoas que querem empreender ou trabalhar no campo de impacto social.

TALENTOS PARA O CAMPO

2010

ACELERADORA E MOVIMENTO CHOICE

2011

Com o lançamento da Aceleradora, a Artemisia começou a buscar, selecionar e apoiar empreendedores e empreendedoras com potencial de gerar grandes transformações sociais no Brasil. Como foco em negócios com atuação em setores estruturantes: Educação, Saúde, Serviços Financeiros e Habitação. No mesmo ano, a Artemisia criou o Choice – movimento voltado para disseminar a discussão sobre negócios de impacto social nas principais universidades brasileiras. Como parte da articulação, a organização realizou a Choice Conference, um marco para estudantes do país. Com o passar dos anos, o movimento se tornou a maior rede de jovens engajados no tema no Brasil e chegou a formar mais de 800 embaixadores e mobilizar mais de 97 mil pessoas.

ACELERADORA E MOVIMENTO CHOICE

2011

DISCIPLINA NAS UNIVERSIDADES

2012

A organização apoiou a criação de uma disciplina sobre Negócios de Impacto Social, na graduação em Administração de Empresas, na Fundação Getúlio Vargas (FGV). No mesmo ano, foi criado o primeiro MBA do país em Negócios Socioambientais, idealizado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), pela Artemisia e pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor. No cerne do conteúdo, uma abordagem inovadora e prática sobre conceitos como sustentabilidade socioambiental, negócios inclusivos à base da pirâmide e valor compartilhado.

DISCIPLINA NAS UNIVERSIDADES

2012

ARTEMISIA LAB NO NORDESTE E NOVA MARCA

2013

A Artemisia conduziu a primeira edição do Artemisia Lab, no Recife. O programa foi desenhado para apoiar empreendedores e empreendedoras em fase inicial, ou seja, da prototipagem à validação do produto. Nesse ano, a organização firmou parcerias estratégicas com o Instituto Inspirare – que apoiou no fomento a negócios em educação – e com a organização internacional Omidyar Network. Também foram desenvolvidas as primeiras Teses de Impacto Social, em Saúde e Educação, e o reposicionamento da marca Artemisia.

ARTEMISIA LAB NO NORDESTE E NOVA MARCA

2013

PRIMEIRO CURSO ON-LINE E FÓRUM DE FINANÇAS SOCIAIS

2014

Com o objetivo de disseminar informações sobre negócios de impacto social para o maior número possível de pessoas, a Artemisia sistematizou informações teóricas e práticas de uma década de atuação para criar o primeiro curso on-line do Brasil sobre negócios de impacto social. Além disso, com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e a Vox Capital, a organização criou o primeiro Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócios de Impacto para disseminar conhecimento e provocar uma reflexão local sobre o ecossistema. Nesse ano, foi firmada uma parceria com o Instituto Sabin, voltada ao fomento de negócios de impacto no setor de saúde.

PRIMEIRO CURSO ON-LINE E FÓRUM DE FINANÇAS SOCIAIS

2014

SAÚDE E PRIMEIRA INFÂNCIA

2015

Em parceria com o Instituto Sabin, a Artemisia organizou um evento para fomentar o ecossistema de negócios de impacto social focados na saúde. A aliança resultou em uma das primeiras iniciativas brasileiras para discutir oportunidades e desafios do empreendedorismo social para o setor. Esse também foi o ano do lançamento do primeiro Artemisia Lab temático, com foco na primeira infância (de zero a seis anos). Entendendo a importância dessa fase da vida para o desenvolvimento humano e da sociedade, a organização se aliou à Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Danone Early Life Nutrition e ao Instituto Alana para cocriar um programa de apoio a empreendedores e empreendedoras com soluções na temática focadas no público de menor renda.

SAÚDE E PRIMEIRA INFÂNCIA

2015

INCLUSÃO FINANCEIRA E AMAZÔNIA EM PÉ

2016

Dois grandes temas foram o fundamento da operação da Artemisia nesse ano: meio ambiente e inclusão financeira. No primeiro tema, ao lado da Coca-Cola Brasil, a organização realizou o #TheBoatChallenge; com a Natura, criou o Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé. Ambos, programas com a metodologia Artemisia Lab, tiveram por foco o apoio a startups com soluções voltadas ao desenvolvimento socioambiental da região amazônica. Na segunda temática, ao lado da Caixa, foi lançado o Desafio de Negócios de Impacto Social: Educação Financeira e Serviços Financeiros para Todos para potencializar uma nova geração de empreendedores que lideram negócios voltados a promover a inclusão financeira para a base da pirâmide.

INCLUSÃO FINANCEIRA E AMAZÔNIA EM PÉ

2016

NOVOS SETORES, TESES DE IMPACTO E MARCO DE +100 ACELERADOS

2017

A Artemisia chegou ao marco de +100 negócios de impacto social impulsionados na Aceleradora Artemisia, e o Movimento Choice ao marco de +800 Embaixadores(as) formados(as), e mais de 97 mil jovens, de todo o Brasil, mobilizados no tema de negócios de impacto social. Ainda nesse ano, o Choice passa a ser empreendido por Embaixadores da própria rede. Em 2017 aconteceu o lançamento do programa Artemisia Lab: Saúde e Bem-Estar, em parceria com o Instituto Sabin, e do Desafio Start-Ed, ao lado da Fundação Lemann e da Universidade Columbia. Aconteceu também a criação da Tese de Impacto Social em Alimentação, com o apoio da Fundação Cargill, o início da parceria com o Facebook, para levar a metodologia de aceleração Artemisia para dentro da Estação Hack. 2017 também foi marcado pela criação do Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social, ao lado da Agenda Brasil do Futuro e da Move Social, e da parceria com o BID na realização do BID Open Innovation.

NOVOS SETORES, TESES DE IMPACTO E MARCO DE +100 ACELERADOS

2017

DADOS PARA IMPACTO, PERIFERIA E MOBILIDADE

2018

Em 2018, a Artemisia e o Facebook formaram as primeiras turmas da Aceleradora Estação Hack, para apoio a negócios com soluções que usam dados para impacto social. Também, nesse ano, ao lado do Ford Fund, foi criado o programa Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade, que teve o objetivo de fortalecer negócios com soluções inovadoras na temática. Em paralelo, deu-se início a Coalizão Habitação, em parceria com a Gerdau, em prol do empreendedorismo de impacto no setor, e a formação da primeira turma de aceleração da ANIP – Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia, ao lado da A Banca e FGVceen.

DADOS PARA IMPACTO, PERIFERIA E MOBILIDADE

2018

SAÚDE, EMPREGABILIDADE E HABITAÇÃO

2019

A Artemisia conduziu novas turmas da aceleradora Estação Hack e da Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP). Nesse ano, também foram lançados labs nos temas: Primeira Infância, Educação & Empregabilidade, Saúde e Habitação. Como resultado, mais de 2,4 mil negócios analisados, mais de 120 empreendedores e empreendedoras apoiados e mais de 60 negócios potencializados. Eventos como o Estação Hack Na Estrada levaram o trabalho da organização para oito cidades, e mais de 180 negócios participaram. Dois estudos setoriais foram lançados: Tese de Impacto Social em Habitação e Tese de Impacto Social em Empregabilidade, com o objetivo de mapear os principais desafios enfrentados pela população em situação de vulnerabilidade econômica e apontar oportunidades para se empreender com impacto.

SAÚDE, EMPREGABILIDADE E HABITAÇÃO

2019

NOVOS ARRANJOS PARA IMPACTO SOCIAL

2020

A Artemisia chegou ao marco de +500 iniciativas de impacto apoiadas, sendo +180 aceleradas em programas intensivos. Fez parte do reposicionamento da ANIP, que agora é Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia. Em habitação, foi lançado a 3ª edição do Lab Habitação: Inovação e Moradia, o Evento Online: Habitação de Interesse Social e Empreendedorismo de Impacto, a revisão da Tese de Impacto Social em Habitação a luz dos impactos da pandemia, e o apoio a Plataforma de Melhorias Habitacionais da Vivenda – todas realizações da Coalizão de empresas do setor. No mesmo ano, ao lado da Uname, foi desenvolvido a Plataforma de Inovação Aberta em Atenção Primária à Saúde, um programa inédito no Brasil, com apoio do BID e do Instituto Arapyaú. 2020 também foi marcado pela articulação do fundo emergencial Volta por Cima, destinado a dar suporte aos empreendedores para atenuar o impacto da pandemia da Covid-19 nos negócios. A iniciativa foi resultado da aliança estratégica entre o Banco Pérola e a Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (composta pelas organizações A Banca, Artemisia e FGVcenn).

NOVOS ARRANJOS PARA IMPACTO SOCIAL

2020

Nossos resultados

A transformação já está acontecendo.

+770

negócios potencializados
pelos nossos programas

+50

ciclos de aceleração
realizados

+220

mentores(as)
em nossa rede

Esses números são resultado de muito esforço e trabalho no apoio aos negócios de impacto social no Brasil. Negócios que apoiam a construção de uma sociedade em que todos e todas tenham uma vida digna, próspera e feliz. Onde cada indivíduo alcance seu pleno desenvolvimento.

Sabemos que ainda temos um longo caminho a ser trilhado para chegarmos ao nosso sonho - 100% das brasileiras e brasileiros vivendo com dignidade e poder de escolha - e seguimos motivados para continuar contribuindo na potencialização do impacto social gerado pelos negócios.

Equipe

  • Aline Santos
    Aline Santos

    Coordenadora de Comunicação e Conhecimento

    Aline coordena as ações de comunicação e conhecimento na Artemisia, sendo responsável pelo planejamento e execução dos projetos relacionados aos temas dentro da organização. Atuando há mais de oito anos no campo de negócios de impacto social e ambiental, já organizou dezenas de pitch days e DemoDays (com parceiros como Facebook, Gerdau, Natura, Fundação Cargill, Instituto Sabin, entre outros), eventos temáticos de impacto (Ex: Habitação, Saúde Pública e Negócios de Impacto), eventos de open innovation com parceiros (Caixa e BID) e demais workshops e palestras realizados pela Artemisia. Também é responsável pela execução das campanhas de atração e comunicação relacionadas aos projetos e parcerias. Ainda, conduz o Comitê de Diversidade Artemisia. É formada em Relações Públicas pela FECAP, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

    Aline coordena as ações de comunicação e conhecimento na Artemisia, sendo responsável pelo planejamento e execução dos projetos relacionados aos temas dentro da organização. Atuando há mais de oito anos no campo de negócios de impacto social e ambiental, já organizou dezenas de pitch days e DemoDays (com parceiros como Facebook, Gerdau, Natura, Fundação Cargill, Instituto Sabin, entre outros), eventos temáticos de impacto (Ex: Habitação, Saúde Pública e Negócios de Impacto), eventos de open innovation com parceiros (Caixa e BID) e demais workshops e palestras realizados pela Artemisia. Também é responsável pela execução das campanhas de atração e comunicação relacionadas aos projetos e parcerias. Ainda, conduz o Comitê de Diversidade Artemisia. É formada em Relações Públicas pela FECAP, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

  • Andréa Gomes
    Andréa Gomes

    Gerente de Projetos e Coalizões

    Andréa é gerente de projetos na Artemisia e atua como gestora há 8 anos, especialmente em projetos com ênfase em aprendizagem utilizando tecnologias e fomento à ambientes de inovação. Coordena ações voltadas para transformação positiva, engajamento de comunidades e uso do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento social. Faz parte do corpo docente do mestrado de Design da CESAR School, das redes de Academia ICE e Comunidade B PE e do C.Acto (Coletivo de Impacto NE). Tem formação em inovação social e liderança pelo Guerreiros sem Armas e PMD Pro e formação acadêmica nas áreas de computação (Bacharelado) e administração (Mestrado). Já atuou na mobilização de Startup Weekends e  em projetos de mentoria em programas como Mind The Bizz e Aliança Empreendedora.

    Andréa é gerente de projetos na Artemisia e atua como gestora há 8 anos, especialmente em projetos com ênfase em aprendizagem utilizando tecnologias e fomento à ambientes de inovação. Coordena ações voltadas para transformação positiva, engajamento de comunidades e uso do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento social. Faz parte do corpo docente do mestrado de Design da CESAR School, das redes de Academia ICE e Comunidade B PE e do C.Acto (Coletivo de Impacto NE). Tem formação em inovação social e liderança pelo Guerreiros sem Armas e PMD Pro e formação acadêmica nas áreas de computação (Bacharelado) e administração (Mestrado). Já atuou na mobilização de Startup Weekends e  em projetos de mentoria em programas como Mind The Bizz e Aliança Empreendedora.

  • Felipe Alves
    Felipe Alves

    Diretor de Desenvolvimento de Negócios

    Iniciou sua trajetória no campo de impacto em 2011, tendo acumulado uma vasta experiência em gestão e desenho de programas para desenvolvimento de negócios. Sua última posição foi como Head do BNDES Garagem – Negócios de Impacto, um dos maiores programas de apoio a empreendedores(as) de impacto do Brasil. No cargo de Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Felipe chega para somar à estratégia de fortalecimento de negócios de impacto. Com MBA em Economia da Sustentabilidade em curso (UFRJ), Graduação em Administração (PUC-SP), especialização em Desenvolvimento de Grupos (SBDG) e em Gestão Pública e Gerência Política (FGV-CAF).

    Iniciou sua trajetória no campo de impacto em 2011, tendo acumulado uma vasta experiência em gestão e desenho de programas para desenvolvimento de negócios. Sua última posição foi como Head do BNDES Garagem – Negócios de Impacto, um dos maiores programas de apoio a empreendedores(as) de impacto do Brasil. No cargo de Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Felipe chega para somar à estratégia de fortalecimento de negócios de impacto. Com MBA em Economia da Sustentabilidade em curso (UFRJ), Graduação em Administração (PUC-SP), especialização em Desenvolvimento de Grupos (SBDG) e em Gestão Pública e Gerência Política (FGV-CAF).

  • Flávia Coelho
    Flávia Coelho

    Diretora de Finanças e Gestão

    Flávia soma mais de 13 anos de atuação na Artemisia, com uma extensa trajetória nas áreas contábil, financeira e administrativa da organização. Atualmente no cargo de Diretora de Finanças e Gestão, desenvolve estratégias financeiras e de gestão, liderando as áreas jurídica, financeira, operacional e gestão de pessoas. É responsável pelo cumprimento das obrigações legais, prestação de contas, além da gestão de indicadores e metas da instituição. Com MBA em Finanças e Investimento (PUC-PR), Pós-Graduação em Controladoria de Gestão (FECAP) e Graduação em Administração de Empresas (UNIFAI).

    Flávia soma mais de 13 anos de atuação na Artemisia, com uma extensa trajetória nas áreas contábil, financeira e administrativa da organização. Atualmente no cargo de Diretora de Finanças e Gestão, desenvolve estratégias financeiras e de gestão, liderando as áreas jurídica, financeira, operacional e gestão de pessoas. É responsável pelo cumprimento das obrigações legais, prestação de contas, além da gestão de indicadores e metas da instituição. Com MBA em Finanças e Investimento (PUC-PR), Pós-Graduação em Controladoria de Gestão (FECAP) e Graduação em Administração de Empresas (UNIFAI).

  • George Rocha Affonso Ferreira
    George Rocha Affonso Ferreira

    Gestor de Negócios

    George é Gestor de Negócios da Artemisia e atuará no apoio aos negócios de impacto nas frentes de Inovação Aberta, Corporate Venture Building, Aceleração e Investimentos.
    Graduado em Administração pela Escola de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo, sua primeira experiência profissional foi como voluntário pela AIESEC na Costa do Marfim. Sua trajetória no ambiente de negócios começou na multinacional Whirlpool e depois seguiu para o universo de startups e empreendedorismo, onde teve três experiências empreendendo, trabalhou com Operações na Loggi e, mais recentemente, com corporate venture building na Play Studio.

    George é Gestor de Negócios da Artemisia e atuará no apoio aos negócios de impacto nas frentes de Inovação Aberta, Corporate Venture Building, Aceleração e Investimentos.
    Graduado em Administração pela Escola de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo, sua primeira experiência profissional foi como voluntário pela AIESEC na Costa do Marfim. Sua trajetória no ambiente de negócios começou na multinacional Whirlpool e depois seguiu para o universo de startups e empreendedorismo, onde teve três experiências empreendendo, trabalhou com Operações na Loggi e, mais recentemente, com corporate venture building na Play Studio.

  • Juliana Campedelli
    Juliana Campedelli

    Gerente de Comunicação & Conhecimento

    Juliana é responsável pelas áreas de Comunicação e Conhecimento na Artemisia, onde atua desde 2015. É formada em Comunicação Social  (ESPM), com extensão em Negócios Sociais e Inclusivos (Yunus ESPM Social Business Centre) e em Growth Marketing (Tera) e pós graduanda em Direitos Humanos (PUC). Antes de ingressar no campo de empreendedorismo de impacto, atuou com marketing, gestão de produtos, inovação e comunicação em grandes empresas de consumo de diferentes categorias. Tem experiência em estratégia de comunicação 360º, marketing digital, inovação social, gestão de marcas com propósito, gestão de equipe e liderança focada em desenvolvimento.

    Juliana é responsável pelas áreas de Comunicação e Conhecimento na Artemisia, onde atua desde 2015. É formada em Comunicação Social  (ESPM), com extensão em Negócios Sociais e Inclusivos (Yunus ESPM Social Business Centre) e em Growth Marketing (Tera) e pós graduanda em Direitos Humanos (PUC). Antes de ingressar no campo de empreendedorismo de impacto, atuou com marketing, gestão de produtos, inovação e comunicação em grandes empresas de consumo de diferentes categorias. Tem experiência em estratégia de comunicação 360º, marketing digital, inovação social, gestão de marcas com propósito, gestão de equipe e liderança focada em desenvolvimento.

  • Juliana Rodrigues da Silva
    Juliana Rodrigues da Silva

    Finanças

    Juliana faz parte do time de Finanças e Gestão da Artemisia. Graduada em Gestão Financeira e Ciências Econômicas pela UNINOVE, possui MBA em Finanças e Controladoria (USP-Ezalq). Atuou diversas empresas de média e grande porte e instituições financeiras nas áreas de contas a pagar e receber, análise de crédito e contabilidade.

    Juliana faz parte do time de Finanças e Gestão da Artemisia. Graduada em Gestão Financeira e Ciências Econômicas pela UNINOVE, possui MBA em Finanças e Controladoria (USP-Ezalq). Atuou diversas empresas de média e grande porte e instituições financeiras nas áreas de contas a pagar e receber, análise de crédito e contabilidade.

  • Laura Fabbro Machado
    Laura Fabbro Machado

    Projetos e Coalizões

    Estagiária do time de projetos na Artemísia e graduanda em Administração pela FEA-USP. Integrei a área de consultoria como gerente na entidade FEA Social USP, atuando com projetos para negócio de impacto e para organizações da sociedade civil. A entidade foi meu ponto de partida no setor social, e foi responsável por me dar a oportunidade de atuar pela primeira vez como estagiária em uma organização do 3º setor, que foca na temática de investimentos e negócios de impacto.

    Estagiária do time de projetos na Artemísia e graduanda em Administração pela FEA-USP. Integrei a área de consultoria como gerente na entidade FEA Social USP, atuando com projetos para negócio de impacto e para organizações da sociedade civil. A entidade foi meu ponto de partida no setor social, e foi responsável por me dar a oportunidade de atuar pela primeira vez como estagiária em uma organização do 3º setor, que foca na temática de investimentos e negócios de impacto.

  • Nathalya Ferreira Medeiros
    Nathalya Ferreira Medeiros

    Gente e Gestão

    Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis pela Universidade de São Paulo (USP), Nathalya faz parte da equipe de Finanças e Gestão da Artemisia. Possui experiência com  gestão de pessoas, gerenciamento de processos, governança corporativa, inovação e transformação digital.

    Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis pela Universidade de São Paulo (USP), Nathalya faz parte da equipe de Finanças e Gestão da Artemisia. Possui experiência com  gestão de pessoas, gerenciamento de processos, governança corporativa, inovação e transformação digital.

  • Priscila Martins
    Priscila Martins

    Diretora de Relacionamento Institucional

    Priscila atua há 10 anos na Artemisia com passagem pelas áreas de Aceleração, Busca & Seleção, Comunicação, Projetos e Parcerias. Previamente, atuou por 12 anos na iniciativa privada em áreas como comercial, marketing, produto e relacionamento com governo, em empresas de segmentos e tamanhos diversos, incluindo uma startup de impacto social. Atualmente no cargo de Diretora de Relacionamento Institucional, é responsável pela gestão de parcerias, captação de recursos e gestão das frentes institucionais da org. Com MBA em Gestão de Negócios Socioambientais (USP-FEA), Pós-Graduação em Gestão de Negócios (ESPM) e Graduação em Publicidade e Marketing (Mackenzie).

    Priscila atua há 10 anos na Artemisia com passagem pelas áreas de Aceleração, Busca & Seleção, Comunicação, Projetos e Parcerias. Previamente, atuou por 12 anos na iniciativa privada em áreas como comercial, marketing, produto e relacionamento com governo, em empresas de segmentos e tamanhos diversos, incluindo uma startup de impacto social. Atualmente no cargo de Diretora de Relacionamento Institucional, é responsável pela gestão de parcerias, captação de recursos e gestão das frentes institucionais da org. Com MBA em Gestão de Negócios Socioambientais (USP-FEA), Pós-Graduação em Gestão de Negócios (ESPM) e Graduação em Publicidade e Marketing (Mackenzie).

  • Rodrigo Miranda do Amaral
    Rodrigo Miranda do Amaral

    Investimentos

    Formado em administração de empresas pela FGV-EAESP, trabalhou com M&A na Bahema Educação e como analista de crédito na Rafter Investimentos, onde acompanhava os setores de transportes, varejo e commodities.

    Formado em administração de empresas pela FGV-EAESP, trabalhou com M&A na Bahema Educação e como analista de crédito na Rafter Investimentos, onde acompanhava os setores de transportes, varejo e commodities.

  • Rodrigo Saad Horpaczky
    Rodrigo Saad Horpaczky

    Gerente de Investimentos

    Formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, Rodrigo trabalhou como analista de investimentos na International Finance Corporation, apoiando a originação, estruturação e acompanhamento de transações de crédito nos setores do agronegócio, saúde, educação e real estate. Durante a graduação, fez parte da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FGV, atuando principalmente na área administrativa da incubadora, do Cursinho FGV, oferecendo aulas de inglês voltadas ao vestibular para alunos de escolas públicas, e do Centro de Estudos em Microfinanças da FGV, apoiando na frente acadêmica e de pesquisa do centro.

    Formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, Rodrigo trabalhou como analista de investimentos na International Finance Corporation, apoiando a originação, estruturação e acompanhamento de transações de crédito nos setores do agronegócio, saúde, educação e real estate. Durante a graduação, fez parte da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FGV, atuando principalmente na área administrativa da incubadora, do Cursinho FGV, oferecendo aulas de inglês voltadas ao vestibular para alunos de escolas públicas, e do Centro de Estudos em Microfinanças da FGV, apoiando na frente acadêmica e de pesquisa do centro.

  • Sandy Cabral
    Sandy Cabral

    Projetos e Coalizões

    Sandy é estagiária do time de Projetos. Está em seu último ano da graduação de Políticas Públicas pela UFABC. Em sua trajetória já atuou no fortalecimento de ONGs na Região do Grande ABC pela AIESEC e foi redatora voluntária do Politize, escrevendo conteúdos sobre cidadania, democracia, política e sociedade. Trabalhou na Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, apoiando o desenvolvimento de políticas públicas de segurança e de projetos de inovação da administração pública; e no SEBRAE SP, onde apoiou o desenho de projetos com foco no desenvolvimento do ambiente de negócios no estado de São Paulo por meio do fortalecimento do empreendedorismo e da inovação governamental por 2 anos. Sandy é também pesquisadora bolsista pela UFABC no tema da Cláusula de Barreira e a Fragmentação Partidária no Brasil.

    Sandy é estagiária do time de Projetos. Está em seu último ano da graduação de Políticas Públicas pela UFABC. Em sua trajetória já atuou no fortalecimento de ONGs na Região do Grande ABC pela AIESEC e foi redatora voluntária do Politize, escrevendo conteúdos sobre cidadania, democracia, política e sociedade. Trabalhou na Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, apoiando o desenvolvimento de políticas públicas de segurança e de projetos de inovação da administração pública; e no SEBRAE SP, onde apoiou o desenho de projetos com foco no desenvolvimento do ambiente de negócios no estado de São Paulo por meio do fortalecimento do empreendedorismo e da inovação governamental por 2 anos. Sandy é também pesquisadora bolsista pela UFABC no tema da Cláusula de Barreira e a Fragmentação Partidária no Brasil.

Fotos da equipe Artemisia realizadas pelos nossos parceiros de causa: Marco Torelli Fotografia & Dellaventures Fotografia

Conselho

  • Kelly Michel
    Kelly Michel

    Empreendedora serial com atuação há mais de 15 anos, Kelly foi pioneira no investimento e construção do setor de negócios de impacto social no Brasil, onde morou por 5 anos. É fundadora da ARTEMISIA, organização que dissemina e fomenta negócios de impacto social e cofundadora da Vox Capital, primeira gestora de investimentos de impacto do país. Além de atuar no Brasil, Kelly também criou e lidera a Potencia Ventures, organização global que possui um portfólio de investimento para o impacto em mercados emergentes de 4 continentes e é conselheira em diversas organizações internacionais. É formada em Administração de Empresas pela HEC Paris, com especialização em Empreendedorismo.

    Empreendedora serial com atuação há mais de 15 anos, Kelly foi pioneira no investimento e construção do setor de negócios de impacto social no Brasil, onde morou por 5 anos. É fundadora da ARTEMISIA, organização que dissemina e fomenta negócios de impacto social e cofundadora da Vox Capital, primeira gestora de investimentos de impacto do país. Além de atuar no Brasil, Kelly também criou e lidera a Potencia Ventures, organização global que possui um portfólio de investimento para o impacto em mercados emergentes de 4 continentes e é conselheira em diversas organizações internacionais. É formada em Administração de Empresas pela HEC Paris, com especialização em Empreendedorismo.

  • Maure Pessanha
    Maure Pessanha

    Maure Pessanha é presidente do Conselho da Artemisia, organização que atua desde 2007. Também atua nos Conselhos do Instituto C e da Sempre FEA. É formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com especialização em Avaliação de Programas Sociais pela Universidade de São Paulo. Foi aluna bolsista na Universidade de Harvard em 2004, onde cursou Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social. Maure atua com empreendedorismo social desde o ano 2000. Antes de atuar na Artemisia, trabalhou no Centro de Competência para Empreendedores Sociais Ashoka-McKinsey. Possui uma coluna semanal no jornal O Estado de S. Paulo| Estadão PME, na qual escreve sobre negócios de impacto social e ambiental.

    Maure Pessanha é presidente do Conselho da Artemisia, organização que atua desde 2007. Também atua nos Conselhos do Instituto C e da Sempre FEA. É formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com especialização em Avaliação de Programas Sociais pela Universidade de São Paulo. Foi aluna bolsista na Universidade de Harvard em 2004, onde cursou Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social. Maure atua com empreendedorismo social desde o ano 2000. Antes de atuar na Artemisia, trabalhou no Centro de Competência para Empreendedores Sociais Ashoka-McKinsey. Possui uma coluna semanal no jornal O Estado de S. Paulo| Estadão PME, na qual escreve sobre negócios de impacto social e ambiental.

  • Daniel Ibri
    Daniel Ibri

    Daniel Ibri é Managing Partner e co-fundador da Mindset Ventures, fundo de Venture Capital internacional focado em startups dos Estados Unidos e Israel, além de membro do Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente da ABVCAP, membro do Conselho de Administração de diversas startups no Brasil e exterior, mentor da Endeavor, da ACE, da Artemisia e do Lisbon-Challenge, além de professor de finanças e empreendedorismo nos cursos executivos do INSPER e FIAP, em São Paulo. Antes de fundar a Mindset Ventures, Daniel trabalhou diversos anos em consultoria de gestão multinacional, liderando projetos de Planejamento Estratégico, Fusões & Aquisições e Turnaround de Empresas, para empresas de médio e grande porte no Brasil e exterior, além disso fundou, em 2012, a GRID Investments, empresa Brasileira de Seed e Venture Capital focada em diversos segmentos e países, premiada como melhor gestora de Venture Capital do Brasil pelo Spark Awards – Microsoft. Daniel possui ampla experiência como investidor anjo e de venture capital, além de experiência executiva e como treinador e palestrante para diversas empresas e universidades no Brasil. Daniel é graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP com MBA em Estratégia Empresarial e extensão na Rotman School of Management da Universidade de Toronto/Canadá. Possui também pós-graduação em Empreendedorismo no Babson College/EUA, especialização em Venture Capital por Berkeley e Stanford, além de diversos cursos de extensão em instituições como Singularity University, Harvard University, University of Texas, FIA-USP e INSPER.

    Daniel Ibri é Managing Partner e co-fundador da Mindset Ventures, fundo de Venture Capital internacional focado em startups dos Estados Unidos e Israel, além de membro do Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente da ABVCAP, membro do Conselho de Administração de diversas startups no Brasil e exterior, mentor da Endeavor, da ACE, da Artemisia e do Lisbon-Challenge, além de professor de finanças e empreendedorismo nos cursos executivos do INSPER e FIAP, em São Paulo. Antes de fundar a Mindset Ventures, Daniel trabalhou diversos anos em consultoria de gestão multinacional, liderando projetos de Planejamento Estratégico, Fusões & Aquisições e Turnaround de Empresas, para empresas de médio e grande porte no Brasil e exterior, além disso fundou, em 2012, a GRID Investments, empresa Brasileira de Seed e Venture Capital focada em diversos segmentos e países, premiada como melhor gestora de Venture Capital do Brasil pelo Spark Awards – Microsoft. Daniel possui ampla experiência como investidor anjo e de venture capital, além de experiência executiva e como treinador e palestrante para diversas empresas e universidades no Brasil. Daniel é graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP com MBA em Estratégia Empresarial e extensão na Rotman School of Management da Universidade de Toronto/Canadá. Possui também pós-graduação em Empreendedorismo no Babson College/EUA, especialização em Venture Capital por Berkeley e Stanford, além de diversos cursos de extensão em instituições como Singularity University, Harvard University, University of Texas, FIA-USP e INSPER.

  • Edgard Barki
    Edgard Barki

    Professor da FGV-EAESP. Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Conselheiro do Instituto Coca Cola. Coordenador do Mestrado Profissional de Gestão Internacional da FGV-EAESP e Coordenador do Núcleo de Impacto Social do GVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios). Autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de negócios com impacto social e base da pirâmide. Co-organizador dos livros “Negócios com Impacto Social no Brasil” e “Varejo para a baixa renda”. Co-autor do livro “Varejo no Brasil”.

    Professor da FGV-EAESP. Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Conselheiro do Instituto Coca Cola. Coordenador do Mestrado Profissional de Gestão Internacional da FGV-EAESP e Coordenador do Núcleo de Impacto Social do GVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios). Autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de negócios com impacto social e base da pirâmide. Co-organizador dos livros “Negócios com Impacto Social no Brasil” e “Varejo para a baixa renda”. Co-autor do livro “Varejo no Brasil”.

  • Edson Matsubayashi
    Edson Matsubayashi

    Administrador de empresas pela EASP-FGV e MBA pela Chicago Booth School of Business (The University of Chicago). Foi Diretor e Head da área de Novos Negócios em Private Equity do Pátria Investimentos onde foi responsável por identificar e desenvolver idéias de investimento e liderar o time de investimento para execução das aquisições de empresas em novos setores de atuação dos fundos. Foi diretor de relações com investidores e de desenvolvimento corporativo da TIVIT – empresa de terceirização de tecnologia, tendo sido responsável pelo planejamento estratégico, aquisições de empresas, marketing e comunicação interna. Também foi sócio-diretor de uma produtora de séries de TV, analista de investimentos da Votorantim Novos Negócios e consultor de estratégia para Serviços Financeiros e Varejo do The Boston Consulting Group (BCG) em São Paulo, Lisboa e Madrid. Foi membro do conselho de administração da iSystems e Bematech. Atualmente é consultor de estratégia e governança para empresas de pequeno e médio porte e sênior advisor para gestores de investimentos e empresas investidas por fundos de investimento. Também é consultor-voluntário do Instituo de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI no Sergipe e Conselheiro da Artemisia.

    Administrador de empresas pela EASP-FGV e MBA pela Chicago Booth School of Business (The University of Chicago). Foi Diretor e Head da área de Novos Negócios em Private Equity do Pátria Investimentos onde foi responsável por identificar e desenvolver idéias de investimento e liderar o time de investimento para execução das aquisições de empresas em novos setores de atuação dos fundos. Foi diretor de relações com investidores e de desenvolvimento corporativo da TIVIT – empresa de terceirização de tecnologia, tendo sido responsável pelo planejamento estratégico, aquisições de empresas, marketing e comunicação interna. Também foi sócio-diretor de uma produtora de séries de TV, analista de investimentos da Votorantim Novos Negócios e consultor de estratégia para Serviços Financeiros e Varejo do The Boston Consulting Group (BCG) em São Paulo, Lisboa e Madrid. Foi membro do conselho de administração da iSystems e Bematech. Atualmente é consultor de estratégia e governança para empresas de pequeno e médio porte e sênior advisor para gestores de investimentos e empresas investidas por fundos de investimento. Também é consultor-voluntário do Instituo de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI no Sergipe e Conselheiro da Artemisia.

  • Maria Rita Spina Bueno
    Maria Rita Spina Bueno

    Maria Rita Spina Bueno foi diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, atuando com o desenvolvimento de startups e a aproximação entre empreendedores e investidores anjo como meio de alavancar o potencial do mercado brasileiro de investimento e empreendedorismo de inovação. Sua atividade profissional sempre esteve ligada a gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela FFLCH-USP.

    Maria Rita Spina Bueno foi diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, atuando com o desenvolvimento de startups e a aproximação entre empreendedores e investidores anjo como meio de alavancar o potencial do mercado brasileiro de investimento e empreendedorismo de inovação. Sua atividade profissional sempre esteve ligada a gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela FFLCH-USP.

  • João Teixeira
    João Teixeira

    Atualmente é membro independente do Conselho de Administração do Grupo Fleury, membro do Conselho de Administração da The Mosaic Company nos EUA e fundador da Inviste Investimentos.

    Foi Membro e Presidente do Conselho de Administração da Julius Baer Family Office e da Brasil BRMALLS. Além de Presidente do Banco Votorantim e da Copersucar S/A, Vice-Presidente Executivo e membro do Comitê Executivo do Grupo Santander no Brasil e do Banco ABN AMRO Real S/A, sendo responsável pelas áreas de Corporate & Investment Banking no Brasil (CIB) e Banco de Atacado.

    João Teixeira é Bacharel e Mestre em economia pela PUC-RJ. Também obteve Mestrado em Administração (MBA) na London Business School em 1995 e participou do Executive Program da Singularity University em 2018.

    Atualmente é membro independente do Conselho de Administração do Grupo Fleury, membro do Conselho de Administração da The Mosaic Company nos EUA e fundador da Inviste Investimentos.

    Foi Membro e Presidente do Conselho de Administração da Julius Baer Family Office e da Brasil BRMALLS. Além de Presidente do Banco Votorantim e da Copersucar S/A, Vice-Presidente Executivo e membro do Comitê Executivo do Grupo Santander no Brasil e do Banco ABN AMRO Real S/A, sendo responsável pelas áreas de Corporate & Investment Banking no Brasil (CIB) e Banco de Atacado.

    João Teixeira é Bacharel e Mestre em economia pela PUC-RJ. Também obteve Mestrado em Administração (MBA) na London Business School em 1995 e participou do Executive Program da Singularity University em 2018.

Mentores

Renato Migrone
Renato Migrone
Accenture
Larissa Oliveira
Larissa Oliveira
Resultados Digitais
Marcelo Rocha (DJ Bola)
Marcelo Rocha (DJ Bola)
A Banca
Cassia Monteiro
Cassia Monteiro
Bynd
Fernanda de Oliveira
Fernanda de Oliveira
Garimpo UX
Gilberto Ribeiro
Gilberto Ribeiro
Vox Capital
Vivianne Naigeborin
Vivianne Naigeborin
Potencia Ventures
Marcelo Nakagawa
Marcelo Nakagawa
Insper / FAPESP
Luciana Aguiar
Luciana Aguiar
PNUD
Edgard Barki
Edgard Barki
FGV
Heloisa Mesquita
Heloisa Mesquita
Diferente Consultoria de Educação
Fabio Deboni
Fabio Deboni
CIAT
Helena Hasselman
Helena Hasselman
Thiago Rached
Thiago Rached
Letrus
Ana Flávia Castro
Ana Flávia Castro
Paulo Purchio
Paulo Purchio
Lifemed
Emily Feenstra
Emily Feenstra
Omyidiar Network
Ewaldo Russo
Ewaldo Russo
Grupo Fleury
Cristiana Assumpção
Cristiana Assumpção
Leonardo Teixeira
Leonardo Teixeira
Blue Whale Investimentos
Adriana Friedmann
Adriana Friedmann
Mapa da Infância Brasileira
Eduardo Marino
Eduardo Marino
FMCSV
Flávia Doria
Flávia Doria
Instituto Alana
Alvaro Cruz
Alvaro Cruz
Positivo
Williane Vieira
Williane Vieira
The HEINEKEN Company
Erik Cavalcante
Erik Cavalcante
Vox Capital
Kim Machlup
Kim Machlup
GV Angels
Haroldo Torres
Haroldo Torres
Din4mo
Denis Nakahara
Denis Nakahara
MOV Investimentos
Jefferson Santos
Jefferson Santos
Marco Gorini
Marco Gorini
Din4mo
Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
Derraik & Menezes
Rafael Visconti
Rafael Visconti
Rodrigo Brito
Rodrigo Brito
Instituto Coca-Cola
Valmir Pereira
Valmir Pereira
Mind Lab
Bruno Mahfuz
Bruno Mahfuz
Guia de Rodas

Nossa gestão

Prezamos pela transparência na gestão administrativa e financeira

Por isso, realizamos auditorias externas e independentes. Em 2023, a Artemisia passou pela auditoria da ERNST & YOUNG Auditores Independentes S/S Ltda e foi considerada adequada em todos os aspectos relevantes de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.



Em 2018, 2019 e 2020, integramos a lista das 100 Melhores ONGs do Instituto Doar. Ficamos honrados em receber este selo que reconhece o nosso trabalho pela eficiência, qualidade de gestão, transparência e boa governança - critérios de avaliação do prêmio.

Conheça nosso Estatuto Social.

ONGS

Apoie nossa causa!

Nosso trabalho só é possível por meio do apoio de pessoas e parceiros que acreditam em nossa causa e querem apoiar a construção de um país com iguais oportunidades para todos.