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Entre ganhar dinheiro
e mudar o mundo,
fique com os dois.

Quem somos

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil.

Em 2004, a Potencia Ventures percebeu no Brasil um enorme potencial para desenvolver negócios com impacto social e por isso fundou a Artemisia. Desde então, já aceleramos mais de 100 negócios e capacitamos outros 300 em nossos diferentes programas.

Missão

Identificar e potencializar uma nova geração de empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo.

Visão

Brasileiros e brasileiras de baixa renda com acesso a produtos e serviços que favoreçam o desenvolvimento de seu potencial para buscar uma vida digna e próspera.

Princípio

Apoiamos negócios voltados à população de baixa renda, que criam soluções para problemas socioambientais, provocam impacto social positivo por meio da sua atividade principal, são rentáveis e possuem potencial de escala.

Valores

Idealismo pragmático
Idealismo para sonhar grande e pragmatismo para entregar resultados espetaculares.

Prazer no trabalho
O trabalho deve estar conectado com nosso propósito pessoal e ser fonte de alegria, encantamento e realização.

Estar na vanguarda
Não se pode prever o amanhã, mas é desejável estar sempre à frente. É preciso tomar riscos sempre para desenvolver negócios que rompam com os padrões precedentes e construam um futuro melhor.

Valorização das pessoas e das relações
Investir na qualidade das relações e no desenvolvimento de cada indivíduo é condição essencial para provocar mudança. São as pessoas, e somente elas, que vão construir os negócios que mudarão o Brasil.

Excelência
Só pessoas altamente comprometidas e preparadas têm desempenho fora de série. As realizações de hoje são frutos do aprendizado ao longo dos anos e das observações atenta às constantes mudanças no contexto. Excelência não é uma linha de chegada, mas um ponto de partida para conquistar resultados excepcionais.

Acesse aqui o nosso Estatuto Social.

O que fazemos

Trabalhamos para identificar e potencializar uma nova geração de negócios de impacto social.

Somos pioneiros no fomento e na disseminação do tema de negócios de impacto social no Brasil. Desde 2004, trabalhamos no desenvolvimento desse campo visando apoiar um número cada vez maior de negócios para que consigam chegar à escala de mercado e impactem a vida de milhões de brasileiros e brasileiras.

Nosso objetivo é apoiar a criação de casos de negócios que sejam exitosos tanto do ponto de vista econômico como social, que possam inspirar uma nova geração de empreendedores e influenciar grandes organizações público e privadas em sua atuação junto à sociedade.

Para isso, nossos programas são estruturados para apoiar os empreendedores (as) e seus negócios em diferentes estágios, de acordo com os principais desafios e objetivos de cada fase:

  • Prototipagem

    Negócio com produto ou serviço em desenvolvimento, ainda em fase de testes . Fase em que o empreendedor busca entender sua proposta de valor e qual o potencial de resolver o problema que se propõe.

  • Validação de produto

    Produto ou serviço já desenvolvido, é hora de estudar sua viabilidade. Fase em que o negócio realiza pilotos e testes com o público-alvo para validar sua solução e estruturar sua operação.

  • Validação de mercado

    Primeiras vendas do produto ou serviço já testado e com aderência ao público-alvo. Fase de refinamento do modelo de negócio para que seja financeiramente viável e possa gerar o impacto social que pretende alcançar.

  • Crescimento

    Negócio com modelo consolidado em busca de escala. Fase em que se é preciso vencer as barreiras operacionais e de mercado para impactar o maior número de pessoas possível e se preparar para crescimento.

Nossa História

NASCE A ARTEMISIA

2004

Do sonho de uma norte-americana de 23 anos que acreditava ser possível integrar negócios e impacto social, nasce a Artemisia. Kelly Michel queria apoiar a criação de negócios que ajudassem a dar mais acesso à saúde, educação, moradia, serviços financeiros e qualidade de vida a pessoas de baixa renda. O 1º ano já foi cheio de atividades, alinhadas ao foco da nossa criação. Organizamos nosso primeiro seminário para 25 jovens empreendedores de iniciativas que visassem gerar renda e impacto. Saiba mais.

NASCE A ARTEMISIA

2004

CAPACITAÇÃO DE JOVENS

2005

No mesmo ano em que a Artemisia é constituída como pessoa jurídica, lançamos o programa de estágios na América Latina em parceria com a AIESEC – organização internacional gerida por estudantes universitários que estimula jovens a explorar seu potencial de liderança para criar impacto positiva.

CAPACITAÇÃO DE JOVENS

2005

APOIO A EMPREENDEDORES

2006

A Artemisia passa ter sede própria e investe na criação do Hub São Paulo – negócio que oferece espaço físico e rede para pessoas que queiram realizar suas ideias empreendedoras para um mundo radicalmente melhor. Em agosto desse ano, selecionamos cinco empreendedores para serem acompanhados, por dois anos, na implementação dos seus negócios: David Hertz – Gastromotiva / Luiz Flávio Alves de Lima – Menisquência / Mark Van Loo – Bombelêla Dance Company / Monalisa Stefani (in memoriam)– Butique Solidária / Paulo César Dias – ICJ (lncentivadores da Consciência Jovem).

APOIO A EMPREENDEDORES

2006

EXPEDIÇÃO ARTEMISIA

2007

Do projeto-piloto ao primeiro programa formal: lançamos o Expedição Artemisia – Programa Jovens Empreendedores, com foco no desenvolvimento de jovens empreendedores sociais para construção de planos de negócio a partir de desafios reais. Também demos início ao ‘Empreendedores Sem Fronteiras’, etapa na qual 10 empreendedores e 10 estagiários trabalham juntos no desenvolvimento dos negócios. E para fechar o ano com chave de ouro, lançamos nossa parceria global com a Ashoka.

EXPEDIÇÃO ARTEMISIA

2007

EXPANDINDO FRONTEIRAS

2008

Selecionamos cinco novos empreendedores para serem acompanhados por dois anos com foco no apoio da implementação de seus modelos de negócio: Feira Preta, A Banca, Evamaria, Arquitetas da Comunidade, Conviva e Museu Acessíveis. E também apoiamos outros dois: Tekoha e Ecossistemas Design Ecológico. Nossa parceria com a AIESEC tomou novas proporções e o tema de negócios sociais chegou a 35 mil universitários de diversos país. Lançamos também a Iniciativa de Negócios Sociais, programa de formação oferecido a 37 empreendedores da Ashoka na Argentina, Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

EXPANDINDO FRONTEIRAS

2008

NOVOS CAMPOS DE ATUAÇÃO

2009

Iniciamos o ano com a 2a edição da etapa ‘Empreendedores Sem Fronteiras’ e o lançamento da Competição Global de Negócios Sociais para a rede de membros da AIESEC.  O segundo semestre chegou com mais novidades: Primeira edição do Start-up Lab, em parceria com o HUB e seleção de mais cinco empreendedores para acompanhamento Artemisia: Alessandra França (Banco Pérola), Cristina Reis (Mamãe Natureza), Daniel Contrucci (Aoka), Omar Haddad (Sementes de Paz) e Tiago Dalvi (Solidarium).

NOVOS CAMPOS DE ATUAÇÃO

2009

NOVAS FORMAÇÕES

2010

Inicio da nossa parceria com a Aliança Empreendedora para desenvolver negócios em comunidades de baixa renda: Programa Negócios Sociais Comunitários. Esse ano também foi marcado pelo lançamento de algumas formações como o Des-Construção Criatova e do Usina de Ideias – formação prática para pessoas que querem empreender ou trabalhar no campo dos negócios de impacto social.

NOVAS FORMAÇÕES

2010

ACELERADORA E MOVIMENTO CHOICE

2011

Um grande ano: em 2011 lançamos a Aceleradora da Artemisia. O programa, que existe até hoje, consiste na busca, seleção e apoio a empreendedores(as) e seus negócios com potencial de gerar grandes transformações ao nosso país, com foco em setores base como Educação, Saúde, Serviços Financeiros e Habitação. No mesmo ano, nasceu o Choice, movimento criado para disseminar a discussão sobre negócios de impacto social nas principais universidades brasileiras. Lançamos o Movimento com a Choice Conference, que foi um marco para estudantes do Brasil todo conhecerem nossa causa. Anos depois, o movimento se tornou a maior rede de jovens engajados no tema no Brasil e chegou a formar +800 embaixadores e mobilizar +97mil pessoas.

ACELERADORA E MOVIMENTO CHOICE

2011

1º MBA E MATÉRIA EM GRANDES FACULDADES

2012

Apoiamos a criação da disciplina sobre Negócios de Impacto Social que foi pioneira no tema e teve estreia no curso de graduação de Administração de Empresas da FGV. Contribuímos também para o surgimento da matéria em diversas outras universidades, que hoje já contam com cursos próprios e núcleos de estudo dedicados ao tema. No mesmo ano, integramos o grupo que criou o primeiro MBA de Negócios Socioambientais no Brasil. O curso foi idealizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, a Artemisia e o CEATS – Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, e oferece uma abordagem inovadora e prática sobre conceitos como sustentabilidade socioambiental, negócios inclusivos junto à base da pirâmide e valor compartilhado.

1º MBA E MATÉRIA EM GRANDES FACULDADES

2012

1º ARTEMISIA LAB

2013

Ano de criação do Artemisia Lab, com sua primeira edição no Recife. O programa foi desenhado para apoiar empreendedores(as) em fase de inicial, desde prototipagem até validação de produto, com metodologia prática para um rápido avanço em um curto período de tempo. Os participantes passaram por dias intensivos, nos quais foram desafiados a repensar sua forma de atuação, com o objetivo de potencializar a geração de impacto social e o resultado financeiro. Nesse ano firmamos parcerias importantes: com o Instituto Inspirare que apoiou no fomento a negócios em educação e com a organização internacional Omidyar Network.

1º ARTEMISIA LAB

2013

1º CURSO DE NEGÓCIO DE IMPACTO E FÓRUM DE FINANÇAS SOCIAIS

2014

Com o objetivo de disseminar informações sobre negócios de impacto social para o maior número possível de pessoas, sistematizamos informações teóricas e práticas de uma década e atuação para criarmos o 1º curso online do Brasil sobre negócios de impacto social. Todo o valor da venda é revertido para o apoio a negócios de impacto social. Além disso, a Artemisia, juntamente com ICE e Vox criou o 1º. Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócios de Impacto, com o objetivo de disseminar conhecimento e provocar uma reflexão local sobre a pratica no nosso campo. O Fórum é bianual e existe até hoje. Nesse ano, firmamos uma parceria importante para fomentar negócios de impacto no setor de saúde juntamente com o Instituto Sabin.

1º CURSO DE NEGÓCIO DE IMPACTO E FÓRUM DE FINANÇAS SOCIAIS

2014

SAÚDE E PRIMEIRA INFÂNCIA

2015

Realizamos juntamente o Inst. Sabin um grande evento para fomento de ecossistema de saúde, um dos primeiros a discutir oportunidades e desafios para o ecossistema de nis no setor. Além disso, lançamos o 1º Artemisia Lab temático, com foco na Primeira Infância. Ao olharmos a realidade brasileira, crianças de famílias de baixa renda não têm acesso a serviços básicos e estímulos adequados, o que contribui para a desigualdade social. Entendendo a importância dessa fase da vida para o desenvolvimento humano e de toda sociedade, convidamos a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a Danone Early Life Nutrition e o Instituto Alana para correalizar um programa de apoio a empreendedores(as) com soluções na temática focadas no público de menor renda.

SAÚDE E PRIMEIRA INFÂNCIA

2015

AMAZÔNIA E INCLUSÃO FINANCEIRA

2016

Dois grandes temas foram foco em 2016. Ao lado da Coca-Cola Brasil, realizamos o #TheBoatChallenge; e com a Natura, criamos o Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé – programas com metodologia ‘Artemisia Lab’ focados no apoio a startups com soluções voltadas ao desenvolvimento socioambiental da região Amazônica. No mesmo ano, ao lado da Caixa, lançamos o ‘Desafio de Negócios de Impacto Social: Educação Financeira e Serviços Financeiros para Todos‘ para potencializar uma nova geração de negócios que promovam inclusão financeira à base da pirâmide.

AMAZÔNIA E INCLUSÃO FINANCEIRA

2016

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, ENERGIA E PERIFERIA

2017

Mais empreendedores(as) acelerados(as) e novas Teses de Impacto Social! Ao lado do Instituto Sabin, lançamos o Artemisia Lab: Saúde e Bem-Estar para apoiarmos startups em estágio inicial com soluções inovadoras na temática. E para mergulhar a fundo nas desafios da população de baixa renda em novos setores e mapear oportunidades para desenvolvimento de negócios de impacto social que ajudem na resolução, criamos as Teses de Impacto Social em Alimentação e em Energia. Para fechar com chave de ouro, lançamos em parceria com a A Banca e a FGV, a Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia (NIP)!

SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, ENERGIA E PERIFERIA

2017

DADOS PARA IMPACTO SOCIAL E MOBILIDADE

2018

Novo ano, novos temas! O Facebook nos convidou para levarmos a metodologia Artemisia de aceleração para dentro da Estação Hack – primeiro centro para inovação do Facebook no mundo. Identificamos e potencializamos 10 startups de impacto que usam dados para melhorias em nossa sociedade. E ao lado do Ford Fund, finalizamos o programa Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade, que teve como objetivo fortalecer startups em estágio inicial com soluções inovadoras no tema. Começamos a aceleração dos 05 negócios da Aceleradora NIP e vem muita coisa por aí ainda (:

DADOS PARA IMPACTO SOCIAL E MOBILIDADE

2018

Nossos resultados

A transformação já está acontecendo.

+300

negócios apoiados
pelos nossos programas

+100

negócios acelerados
desde 2011 na Aceleradora da Artemisia

+94 MI

de investimentos articulados
em negócios acelerados

Esses números são resultado de muito esforço e trabalho no apoio aos negócios de impacto social no Brasil. Negócios que apoiam a construção de uma sociedade em que todos e todas tenham uma vida digna, próspera e feliz. Onde cada indivíduo alcance seu pleno desenvolvimento.

Sabemos que ainda temos um longo caminho a ser trilhado para chegarmos ao nosso sonho - 100% das brasileiras e brasileiros vivendo com dignidade e poder de escolha - e seguimos motivados para continuar contribuindo na potencialização do impacto social gerado pelos negócios.

Equipe

  • Aline Santos
    Aline Santos

    Comunicação & Marketing

    Aline faz parte da equipe de Comunicação & Marketing. Há 6 anos atua no campo de negócios de impacto social, dentro da Artemisia, e já passou pelas áreas de Atendimento e Eventos da organização. Antes disso, trabalhou em diferentes empresas com foco em assessoria jurídica. Cursou Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu e é formada em Relações Públicas pela FECAP, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

    Aline faz parte da equipe de Comunicação & Marketing. Há 6 anos atua no campo de negócios de impacto social, dentro da Artemisia, e já passou pelas áreas de Atendimento e Eventos da organização. Antes disso, trabalhou em diferentes empresas com foco em assessoria jurídica. Cursou Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu e é formada em Relações Públicas pela FECAP, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

  • Asnate Souza
    Asnate Souza

    Adm. Financeiro & Gente

    Graduanda em Relações internacionais pela USP, Asnate trabalha na área Administrativo, Financeiro & Gente da Artemisia. Na graduação, foca seus estudos na área de economia e mudanças climáticas. Através de uma ONG, dá palestras em escolas e universidades sobre as pautas ambientais no cenário internacional, com foco no Acordo de Paris e a relação China-EUA-Europa nesse contexto.

    Graduanda em Relações internacionais pela USP, Asnate trabalha na área Administrativo, Financeiro & Gente da Artemisia. Na graduação, foca seus estudos na área de economia e mudanças climáticas. Através de uma ONG, dá palestras em escolas e universidades sobre as pautas ambientais no cenário internacional, com foco no Acordo de Paris e a relação China-EUA-Europa nesse contexto.

  • Christiany Betton Ramos
    Christiany Betton Ramos

    Adm. Financeiro & Gente

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Paulista, Christiany possui vivência em diferentes setores – como Saúde, Financeiro e Assessoria Corporativa, onde atuou com a área administrativa, suporte comercial e atendimento.

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Paulista, Christiany possui vivência em diferentes setores – como Saúde, Financeiro e Assessoria Corporativa, onde atuou com a área administrativa, suporte comercial e atendimento.

  • Clara Limongi
    Clara Limongi

    Busca & Seleção de Negócios

    Formada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas, Clara trabalha na área de Busca & Seleção de Negócios da Artemisia. Durante a graduação, foi embaixadora Choice e diretora de projetos para área social na Consultoria Júnior Pública – FGV. Em seguida, trabalhou com Investimento Social no Arredondar – um negócio social que trabalha com microdoações para organizações da sociedade civil. Sempre se envolveu com o setor social buscando trabalhar no enfrentamento dos mais diversos desafios sociais.

    Formada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas, Clara trabalha na área de Busca & Seleção de Negócios da Artemisia. Durante a graduação, foi embaixadora Choice e diretora de projetos para área social na Consultoria Júnior Pública – FGV. Em seguida, trabalhou com Investimento Social no Arredondar – um negócio social que trabalha com microdoações para organizações da sociedade civil. Sempre se envolveu com o setor social buscando trabalhar no enfrentamento dos mais diversos desafios sociais.

  • Diogo Malheiros Jerez
    Diogo Malheiros Jerez

     Busca & Seleção de Negócios

    Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, Diogo trabalha na área de Busca & Seleção de Negócios da Artemisia. Anteriormente foi membro da Consultoria Júnior Pública – FGV, uma consultoria em gestão para organizações do 1º e 3º Setores, onde exerceu o cargo de Diretor de Marketing. Teve a oportunidade de desenvolver competências como liderança, análise crítica, visão estratégica e comunicação corporativa, sendo responsável pelo direcionamento estratégico da empresa.

    Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, Diogo trabalha na área de Busca & Seleção de Negócios da Artemisia. Anteriormente foi membro da Consultoria Júnior Pública – FGV, uma consultoria em gestão para organizações do 1º e 3º Setores, onde exerceu o cargo de Diretor de Marketing. Teve a oportunidade de desenvolver competências como liderança, análise crítica, visão estratégica e comunicação corporativa, sendo responsável pelo direcionamento estratégico da empresa.

  • Dorly Neto
    Dorly Neto

    Conhecimento & Inovação

    Dorly é poeta, DJ, produtor musical e Relações Públicas. Nascido e criado na Pavuna, subúrbio do Rio de Janeiro. Integrou o movimento CHOICE entre 2012 e 2013. Trabalhou por 3 anos empreendendo a startup Benfeitoria, primeira plataforma de financiamento coletivo para projetos de impacto social. Foi conselheiro do Conselho da Juventude da cidade do Rio de Janeiro, gerando pareceres sobre educação e cultura. Já colaborou com as ONGs CDI e Circo Social Crescer e Viver, além das startups de educação Descomplica e Associação QEdu.

    Dorly é poeta, DJ, produtor musical e Relações Públicas. Nascido e criado na Pavuna, subúrbio do Rio de Janeiro. Integrou o movimento CHOICE entre 2012 e 2013. Trabalhou por 3 anos empreendendo a startup Benfeitoria, primeira plataforma de financiamento coletivo para projetos de impacto social. Foi conselheiro do Conselho da Juventude da cidade do Rio de Janeiro, gerando pareceres sobre educação e cultura. Já colaborou com as ONGs CDI e Circo Social Crescer e Viver, além das startups de educação Descomplica e Associação QEdu.

  • Felipe Alves
    Felipe Alves

    Gerente de Seleção e Apoio a Negócios

    Felipe é Gerente de Seleção e Apoio a Negócios na Artemisia. Iniciou sua carreira na área de finanças corporativas em uma multinacional mas nos últimos 7 anos, atua no setor de negócios de impacto social. Liderou programas de desenvolvimento de talentos e empreendedores de startups na Artemisia e teve experiência em operações em duas organizações de educação, Felipe é graduado em Administração pela PUC-SP.

    Felipe é Gerente de Seleção e Apoio a Negócios na Artemisia. Iniciou sua carreira na área de finanças corporativas em uma multinacional mas nos últimos 7 anos, atua no setor de negócios de impacto social. Liderou programas de desenvolvimento de talentos e empreendedores de startups na Artemisia e teve experiência em operações em duas organizações de educação, Felipe é graduado em Administração pela PUC-SP.

  • Flávia Coelho
    Flávia Coelho

    Gerente Adm. Financeiro & Gente

    Flávia é Gerente Adm Financeiro & Gente na Artemisia, e possui vasta experiência contábil, financeira e administrativa. Durante quatro anos, atuou na área de vendas e administrativo no ramo de varejo em redes de franquias, ganhou conhecimento e dedicou-se, então, a trabalhar em estratégias financeiras de gestão. É formada em Administração de Empresas pela UNIFAI – Centro Universitário Assunção, e pós-graduada em Controladoria de Gestão pela FECAP.

    Flávia é Gerente Adm Financeiro & Gente na Artemisia, e possui vasta experiência contábil, financeira e administrativa. Durante quatro anos, atuou na área de vendas e administrativo no ramo de varejo em redes de franquias, ganhou conhecimento e dedicou-se, então, a trabalhar em estratégias financeiras de gestão. É formada em Administração de Empresas pela UNIFAI – Centro Universitário Assunção, e pós-graduada em Controladoria de Gestão pela FECAP.

  • Flora Bracco
    Flora Bracco

    Relações Institucionais - Parcerias

    Flora faz parte do time de Relações Institucionais, área responsável na Artemisia por parcerias, redes e relacionamento no geral. Anteriormente trabalhou com responsabilidade social corporativa e estratégia de entrada de mercado na AMGlobal Consulting e no setor comercial da Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. É formada em Relações Internacionais pela American University de Washington, D.C. e é pós graduada em Gestão Socioambiental para a Sustentabilidade da FIA/FEA-USP.

    Flora faz parte do time de Relações Institucionais, área responsável na Artemisia por parcerias, redes e relacionamento no geral. Anteriormente trabalhou com responsabilidade social corporativa e estratégia de entrada de mercado na AMGlobal Consulting e no setor comercial da Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. É formada em Relações Internacionais pela American University de Washington, D.C. e é pós graduada em Gestão Socioambiental para a Sustentabilidade da FIA/FEA-USP.

  • Juliana Campedelli
    Juliana Campedelli

    Coordenadora de Comunicação & Marketing

    Juliana coordena a equipe de Comunicação & Marketing da Artemisia. Durante a graduação participou da ESPM Social, onde foi coordenadora de consultoria para ONGs. Em 8 anos de carreira na área de Marketing, já atuou em empresas de diferentes categorias adquirindo experiência em estratégia de comunicação, planejamento, inovação, gestão de marca e projetos. É graduada em Comunicação Social com habilidade em Publicidade e Propaganda pela ESPM e tem especialização em Negócios Sociais e Inclusivos pela Yunus ESPM Social Business Centre.

    Juliana coordena a equipe de Comunicação & Marketing da Artemisia. Durante a graduação participou da ESPM Social, onde foi coordenadora de consultoria para ONGs. Em 8 anos de carreira na área de Marketing, já atuou em empresas de diferentes categorias adquirindo experiência em estratégia de comunicação, planejamento, inovação, gestão de marca e projetos. É graduada em Comunicação Social com habilidade em Publicidade e Propaganda pela ESPM e tem especialização em Negócios Sociais e Inclusivos pela Yunus ESPM Social Business Centre.

  • Karoline Gomes
    Karoline Gomes

    Comunicação & Marketing

    Jornalista graduada pela Universidade Católica de Santos, Karoline Gomes tem experiência em gestão e produção de conteúdo online, principalmente com viés de direitos humanos, tendo trabalhado para diversos veículos e ONGs. É especializada em jornalismo online pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá.

    Jornalista graduada pela Universidade Católica de Santos, Karoline Gomes tem experiência em gestão e produção de conteúdo online, principalmente com viés de direitos humanos, tendo trabalhado para diversos veículos e ONGs. É especializada em jornalismo online pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá.

  • Lidiamara Betette
    Lidiamara Betette

    Relações Institucionais - Parcerias

    Lidiamara faz parte do time de Relações Institucionais, área responsável na Artemisia por parcerias, redes e relacionamento no geral. Estuda Administração Pública pela Unicamp, e durante a graduação participou do CVU- centro de voluntariado universitário realizando consultoria para ONGS e depois como presidente; da Enactus-Limeira em P&D de negócios de impacto social e da Integra Consultoria na captação de parceiros e novos projetos.Desde o início da faculdade participa como voluntária em projetos sociais.

    Lidiamara faz parte do time de Relações Institucionais, área responsável na Artemisia por parcerias, redes e relacionamento no geral. Estuda Administração Pública pela Unicamp, e durante a graduação participou do CVU- centro de voluntariado universitário realizando consultoria para ONGS e depois como presidente; da Enactus-Limeira em P&D de negócios de impacto social e da Integra Consultoria na captação de parceiros e novos projetos.Desde o início da faculdade participa como voluntária em projetos sociais.

  • Marcus Rocha
    Marcus Rocha

    Aceleração de Negócios

    Graduado em Administração pela IBMEC Minas Gerais, Marcus trabalha na área de Conhecimento e Inovação da Artemisia. Anteriormente, empreendeu no segmento de moda masculina, atuou como busca e seleção de empreendedores na Endeavor, além de ter atuado em multinacional de alimentos na área de inovação e insights de mercado. Especialista em Design Thinking e experiência do usuário, atua como facilitador de aprendizagem de inovação. Sempre se envolveu como voluntário em projetos sociais.

    Graduado em Administração pela IBMEC Minas Gerais, Marcus trabalha na área de Conhecimento e Inovação da Artemisia. Anteriormente, empreendeu no segmento de moda masculina, atuou como busca e seleção de empreendedores na Endeavor, além de ter atuado em multinacional de alimentos na área de inovação e insights de mercado. Especialista em Design Thinking e experiência do usuário, atua como facilitador de aprendizagem de inovação. Sempre se envolveu como voluntário em projetos sociais.

  • Marina Ramos
    Marina Ramos

    Aceleração de Negócios

    Marina estudou Engenharia Elétrica na USP São Carlos e trabalhou no Instituto Quintessa, aceleradora de negócios sociais, e na AmBev. Na Artemisia, atuou na busca e seleção de negócios e na área de Conhecimento & Inovação desenvolvendo estudos setoriais e metodologias para os programas de apoio a negócios. Hoje faz parte da equipe da Aceleradora.

    Marina estudou Engenharia Elétrica na USP São Carlos e trabalhou no Instituto Quintessa, aceleradora de negócios sociais, e na AmBev. Na Artemisia, atuou na busca e seleção de negócios e na área de Conhecimento & Inovação desenvolvendo estudos setoriais e metodologias para os programas de apoio a negócios. Hoje faz parte da equipe da Aceleradora.

  • Maure Pessanha
    Maure Pessanha

    Diretora-Executiva

    Maure Pessanha é a co-empreendedora da Artemisia desde 2007. É formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com especialização em Avaliação de Programas Sociais pela USP e foi aluna bolsista na Universidade de Harvard em 2004, onde cursou Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social. Maure atua com empreendedorismo de impacto social há mais de 17 anos e seu primeiro empreendimento foi ainda na universidade.

    Maure Pessanha é a co-empreendedora da Artemisia desde 2007. É formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com especialização em Avaliação de Programas Sociais pela USP e foi aluna bolsista na Universidade de Harvard em 2004, onde cursou Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social. Maure atua com empreendedorismo de impacto social há mais de 17 anos e seu primeiro empreendimento foi ainda na universidade.

  • Priscila Martins
    Priscila Martins

    Gerente de Relações Institucionais

    Na Artemisia desde 2014, Priscila Martins é gerente de Relações Institucionais, área responsável por parcerias, redes e relacionamentos em geral e comunicação e marketing. Possui 12 anos de experiência nas áreas de Marketing e Comercial em empresas de segmentos diversos, incluindo uma startup de negócio de impacto social focada em primeira infância. Com vivência nos mercados, B2B, B2C e B2G, Priscila possui experiência em desenvolvimento de produto, gestão de projetos, desenvolvimento de novos negócios, desenvolvimento de parceiros estratégicos e vendas governamentais. É graduada em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Gestão de Negócios pela ESPM e possui MBA em Gestão de Negócios Socioambientais pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS/FEA) em parceria com a Artemisia e o Instituto Ecológico IPÊ.

    Na Artemisia desde 2014, Priscila Martins é gerente de Relações Institucionais, área responsável por parcerias, redes e relacionamentos em geral e comunicação e marketing. Possui 12 anos de experiência nas áreas de Marketing e Comercial em empresas de segmentos diversos, incluindo uma startup de negócio de impacto social focada em primeira infância. Com vivência nos mercados, B2B, B2C e B2G, Priscila possui experiência em desenvolvimento de produto, gestão de projetos, desenvolvimento de novos negócios, desenvolvimento de parceiros estratégicos e vendas governamentais. É graduada em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Gestão de Negócios pela ESPM e possui MBA em Gestão de Negócios Socioambientais pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS/FEA) em parceria com a Artemisia e o Instituto Ecológico IPÊ.

  • Stefanny Lacerda
    Stefanny Lacerda

    Busca & Seleção de Negócios

    Stefanny é estudante de Ciências Economias pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e trabalha na área de Busca & Seleção de Negócios da Artemisia. É bolsista do Instituto Social para Motivar Apoiar e Reconhecer Talentos (ISMART) desde 2012, e durante a graduação já foi Embaixadora e depois Mentora CHOICE, participou do programa Prolíder, e atualmente é vice-presidente do time Enactus da sua Universidade, além de prestar voluntariado a projetos sociais.

    Stefanny é estudante de Ciências Economias pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e trabalha na área de Busca & Seleção de Negócios da Artemisia. É bolsista do Instituto Social para Motivar Apoiar e Reconhecer Talentos (ISMART) desde 2012, e durante a graduação já foi Embaixadora e depois Mentora CHOICE, participou do programa Prolíder, e atualmente é vice-presidente do time Enactus da sua Universidade, além de prestar voluntariado a projetos sociais.

  • Thaise Amorim
    Thaise Amorim

    Comunicação e Marketing

    Thaise é estudante de Design Gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi e trabalha na área de Comunicação & Marketing. Cursou Bacharel em Artes pela Universidade Federal da Bahia e é apaixonada pelo que faz.

    Thaise é estudante de Design Gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi e trabalha na área de Comunicação & Marketing. Cursou Bacharel em Artes pela Universidade Federal da Bahia e é apaixonada pelo que faz.

  • Victor Hugo Mathias
    Victor Hugo Mathias

    Conhecimento & Inovação

    Victor Hugo é graduado em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e possui experiência nos últimos anos com Negócios de Impacto Social, articulação de comunidades e desenvolvimento de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Participou ativamente da criação e organização de eventos relacionados a meio ambiente, empreendedorismo e design thinking. Fundador e conselheiro de uma organização universitária de impacto social na Universidade de São Paulo, que atua com desenvolvimento de Comunidades, ONGs, Negócios Sociais e Inovação Social na Zona Leste de São Paulo. Atualmente é Diretor de Desenvolvimento Nacional em uma organização que atua com a instalação de iluminação com energia solar em comunidades de baixa renda.

    Victor Hugo é graduado em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e possui experiência nos últimos anos com Negócios de Impacto Social, articulação de comunidades e desenvolvimento de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Participou ativamente da criação e organização de eventos relacionados a meio ambiente, empreendedorismo e design thinking. Fundador e conselheiro de uma organização universitária de impacto social na Universidade de São Paulo, que atua com desenvolvimento de Comunidades, ONGs, Negócios Sociais e Inovação Social na Zona Leste de São Paulo. Atualmente é Diretor de Desenvolvimento Nacional em uma organização que atua com a instalação de iluminação com energia solar em comunidades de baixa renda.

Fotos da equipe Artemisia realizadas pelos nossos parceiros de causa: Marco Torelli Fotografia & Dellaventures Fotografia

Conselho

  • Edgar Barki
    Edgar Barki

    Conselho Fiscal

    Professor da FGV-EAESP. Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Conselheiro do Instituto Coca Cola. Coordenador do Mestrado Profissional de Gestão Internacional da FGV-EAESP e Coordenador do Núcleo de Impacto Social do GVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios). Autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de negócios com impacto social e base da pirâmide. Co-organizador dos livros “Negócios com Impacto Social no Brasil” e “Varejo para a baixa renda”. Co-autor do livro “Varejo no Brasil”.

    Professor da FGV-EAESP. Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Conselheiro do Instituto Coca Cola. Coordenador do Mestrado Profissional de Gestão Internacional da FGV-EAESP e Coordenador do Núcleo de Impacto Social do GVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios). Autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de negócios com impacto social e base da pirâmide. Co-organizador dos livros “Negócios com Impacto Social no Brasil” e “Varejo para a baixa renda”. Co-autor do livro “Varejo no Brasil”.

  • Edson Matsubayashi
    Edson Matsubayashi

    Conselho Consultivo

    Administrador de empresas pela EASP-FGV e MBA pela Chicago Booth School of Business (The University of Chicago). Foi Diretor e Head da área de Novos Negócios em Private Equity do Pátria Investimentos onde foi responsável por identificar e desenvolver idéias de investimento e liderar o time de investimento para execução das aquisições de empresas em novos setores de atuação dos fundos. Foi diretor de relações com investidores e de desenvolvimento corporativo da TIVIT – empresa de terceirização de tecnologia, tendo sido responsável pelo planejamento estratégico, aquisições de empresas, marketing e comunicação interna. Também foi sócio-diretor de uma produtora de séries de TV, analista de investimentos da Votorantim Novos Negócios e consultor de estratégia para Serviços Financeiros e Varejo do The Boston Consulting Group (BCG) em São Paulo, Lisboa e Madrid. Foi membro do conselho de administração da iSystems e Bematech. Atualmente é consultor de estratégia e governança para empresas de pequeno e médio porte e sênior advisor para gestores de investimentos e empresas investidas por fundos de investimento. Também é consultor-voluntário do Instituo de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI no Sergipe e Conselheiro da Artemisia.

    Administrador de empresas pela EASP-FGV e MBA pela Chicago Booth School of Business (The University of Chicago). Foi Diretor e Head da área de Novos Negócios em Private Equity do Pátria Investimentos onde foi responsável por identificar e desenvolver idéias de investimento e liderar o time de investimento para execução das aquisições de empresas em novos setores de atuação dos fundos. Foi diretor de relações com investidores e de desenvolvimento corporativo da TIVIT – empresa de terceirização de tecnologia, tendo sido responsável pelo planejamento estratégico, aquisições de empresas, marketing e comunicação interna. Também foi sócio-diretor de uma produtora de séries de TV, analista de investimentos da Votorantim Novos Negócios e consultor de estratégia para Serviços Financeiros e Varejo do The Boston Consulting Group (BCG) em São Paulo, Lisboa e Madrid. Foi membro do conselho de administração da iSystems e Bematech. Atualmente é consultor de estratégia e governança para empresas de pequeno e médio porte e sênior advisor para gestores de investimentos e empresas investidas por fundos de investimento. Também é consultor-voluntário do Instituo de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI no Sergipe e Conselheiro da Artemisia.

  • Karen Kannaan
    Karen Kannaan

    Conselho Consultivo

    Com formação em Marketing, CBA na IBMEC, Empreendedorismo na Babson College. Foi  Diretora na MPM Propaganda,  e Diretora de comunicação e RI da Endeavor e hoje é empreendedora na Baby&Me.

    Com formação em Marketing, CBA na IBMEC, Empreendedorismo na Babson College. Foi  Diretora na MPM Propaganda,  e Diretora de comunicação e RI da Endeavor e hoje é empreendedora na Baby&Me.

  • Kelly Michel
    Kelly Michel

    Fundadora da Artemisia e Presidente do Conselho

    Empreendedora serial com atuação há mais de 15 anos, Kelly foi pioneira no investimento e construção do setor de negócios de impacto social no Brasil, onde morou por 5 anos. É fundadora da ARTEMISIA, organização que dissemina e fomenta negócios de impacto social e cofundadora da Vox Capital, primeira gestora de investimentos de impacto do país. Além de atuar no Brasil, Kelly também criou e lidera a Potencia Ventures, organização global que possui um portfólio de investimento para o impacto em mercados emergentes de 4 continentes e é conselheira em diversas organizações internacionais. É formada em Administração de Empresas pela HEC Paris, com especialização em Empreendedorismo.

    Empreendedora serial com atuação há mais de 15 anos, Kelly foi pioneira no investimento e construção do setor de negócios de impacto social no Brasil, onde morou por 5 anos. É fundadora da ARTEMISIA, organização que dissemina e fomenta negócios de impacto social e cofundadora da Vox Capital, primeira gestora de investimentos de impacto do país. Além de atuar no Brasil, Kelly também criou e lidera a Potencia Ventures, organização global que possui um portfólio de investimento para o impacto em mercados emergentes de 4 continentes e é conselheira em diversas organizações internacionais. É formada em Administração de Empresas pela HEC Paris, com especialização em Empreendedorismo.

  • Maria Rita Spina Bueno
    Maria Rita Spina Bueno

    Conselho Fiscal

    Maria Rita Spina Bueno é diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, atuando com o desenvolvimento de startups e a aproximação entre empreendedores e investidores anjo como meio de alavancar o potencial do mercado brasileiro de investimento e empreendedorismo de inovação. Sua atividade profissional sempre esteve ligada a gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela FFLCH-USP.

    Maria Rita Spina Bueno é diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, atuando com o desenvolvimento de startups e a aproximação entre empreendedores e investidores anjo como meio de alavancar o potencial do mercado brasileiro de investimento e empreendedorismo de inovação. Sua atividade profissional sempre esteve ligada a gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela FFLCH-USP.

  • Mauro Romano
    Mauro Romano

    Conselho Fiscal

    Mestre e Engenheiro graduado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com especialização em administração pela Fundação Dom Cabral (FDC) e MBA in company pela FEA-UNICAMP/ FIA-USP. Foi executivo da Sadia , onde exerceu cargos de liderança nas áreas de inovação, parcerias, suprimentos e planejamento, além de coordenar diversos projetos estratégicos e de transformação organizacional. Fundador da Simples Gestão, empresa de assessoria em gestão de pequenas e médias empresas. Professor dos MBAS da FATEC e BSP. Participação ativa em diversas organizações e negócios sociais, entre eles Sementes de Paz, Nutriz e IBEAC. Atualmente é conselheiro fiscal da ARTEMISIA e responsável pelo planejamento integrado da BRF para o mercado interno.

    Mestre e Engenheiro graduado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com especialização em administração pela Fundação Dom Cabral (FDC) e MBA in company pela FEA-UNICAMP/ FIA-USP. Foi executivo da Sadia , onde exerceu cargos de liderança nas áreas de inovação, parcerias, suprimentos e planejamento, além de coordenar diversos projetos estratégicos e de transformação organizacional. Fundador da Simples Gestão, empresa de assessoria em gestão de pequenas e médias empresas. Professor dos MBAS da FATEC e BSP. Participação ativa em diversas organizações e negócios sociais, entre eles Sementes de Paz, Nutriz e IBEAC. Atualmente é conselheiro fiscal da ARTEMISIA e responsável pelo planejamento integrado da BRF para o mercado interno.

  • Renato Kiyama
    Renato Kiyama

    Conselho Consultivo

    Renato Kiyama é diretor executivo da DGS Ventures, empresa focada em investir e operar negócios globais de tecnologia. Liderou investimentos, aquisições e operações de turnaround de empresas na América Latina, EUA e Europa. Atualmente, faz parte do conselho da Applixure, startup finlandesa de Telemetria e Analytics. Antes da DGS Ventures, foi diretor de aceleração da Artemisia, organização em que atuou por 8 anos identificando, treinando e apoiando dezenas de empreendedores a criarem negócios de alto impacto social. É administrador de empresas pela FEA-USP, com estudos em Berkeley e Yale SOM.

    Renato Kiyama é diretor executivo da DGS Ventures, empresa focada em investir e operar negócios globais de tecnologia. Liderou investimentos, aquisições e operações de turnaround de empresas na América Latina, EUA e Europa. Atualmente, faz parte do conselho da Applixure, startup finlandesa de Telemetria e Analytics. Antes da DGS Ventures, foi diretor de aceleração da Artemisia, organização em que atuou por 8 anos identificando, treinando e apoiando dezenas de empreendedores a criarem negócios de alto impacto social. É administrador de empresas pela FEA-USP, com estudos em Berkeley e Yale SOM.

  • Vivianne Naigeborin
    Vivianne Naigeborin

    Conselho Consultivo

    Pioneira na criação do campo de negócios de impacto no Brasil, trabalha com empreendedorismo social há 18 anos. Desde 2007 é Assessora Estratégica da Potencia Ventures, tendo apoiado a criação de iniciativas-chave no país como Artemisia, Vox Capital, Impact Hub e Polo ANDE Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs). Integrou o grupo criador do primeiro MBA brasileiro de Gestão em Negócios Socioambientais. De 2000 a 2007 trabalhou na Ashoka, como Diretora Internacional de Parcerias Estratégicas e de Integração da América Latina. Coordenou duas publicações pioneiras sobre negócios sociais: Empreendimentos Sociais Sustentáveis – como elaborar planos de negócio para organizações sociais (2003) e Negócios Sociais Sustentáveis (2006). Também foi coautora do livro Negócios com Impacto Social (2014). Em 2014 foi selecionada pela Universidade de Yale como Yale World Fellow. É conselheira de diversas organizações da sociedade civil. Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP).

    Pioneira na criação do campo de negócios de impacto no Brasil, trabalha com empreendedorismo social há 18 anos. Desde 2007 é Assessora Estratégica da Potencia Ventures, tendo apoiado a criação de iniciativas-chave no país como Artemisia, Vox Capital, Impact Hub e Polo ANDE Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs). Integrou o grupo criador do primeiro MBA brasileiro de Gestão em Negócios Socioambientais. De 2000 a 2007 trabalhou na Ashoka, como Diretora Internacional de Parcerias Estratégicas e de Integração da América Latina. Coordenou duas publicações pioneiras sobre negócios sociais: Empreendimentos Sociais Sustentáveis – como elaborar planos de negócio para organizações sociais (2003) e Negócios Sociais Sustentáveis (2006). Também foi coautora do livro Negócios com Impacto Social (2014). Em 2014 foi selecionada pela Universidade de Yale como Yale World Fellow. É conselheira de diversas organizações da sociedade civil. Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Nossa gestão

Prezamos pela transparência na gestão administrativa e financeira

E por isso temos como procedimento a realização de auditoria externa independente. Em 2017, as demonstrações financeiras foram auditadas pela BDO RCS Auditores Independentes e foram consideradas adequadas em todos os aspectos relevantes de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

Nosso trabalho só é possível por meio do apoio de parceiros e doações de pessoas que compartilham conosco nosso sonho. Se você acredita na nossa causa, faça sua doação!

O Certificado de Gestão e Transparência é uma atestado independente, concedido pelo Instituto Doar às organizações sem fins lucrativos que comprovam sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência do Terceiro Setor (PGT). O certificado tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras.



Em 2018, integramos a lista das 100 Melhores ONGs do Instituto Doar. Ficamos honrados em receber este selo que reconhece o nosso trabalho pela eficiência, qualidade de gestão, transparência e boa governança - critérios de avaliação do prêmio.

Apoie nossa causa!

Somos uma organização sem fins lucrativos. Nosso trabalho só é possível por meio do apoio de pessoas e parceiros que acreditam em nossa causa e querem apoiar a construção de um país com iguais oportunidades para todos.

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