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Entre ganhar dinheiro
e mudar o mundo,
fique com os dois.

Quem somos

A Artemisia é uma organização pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil.

Aos 23 anos, a norte-americana Kelly Michel decidiu criar uma organização pioneira na América Latina destinada a integrar negócios e impacto social. A Artemisia foi fundada a partir do sonho inovador dessa jovem que planejava dar acesso à saúde, educação, moradia, serviços financeiros e melhorar a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social no Brasil.

Missão

Reimaginar e recriar a economia, promovendo mais inclusão e reduzindo as desigualdades para mudar a lógica vigente por meio da força do empreendedorismo.

Visão

Brasileiros e brasileiras em situação de vulnerabilidade econômica com acesso a produtos e serviços que favoreçam o desenvolvimento de seu potencial para buscar uma vida digna e próspera.

Princípio

Apoiamos negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais, provocam impacto social positivo por meio da sua atividade principal, são rentáveis e possuem potencial de escala.

Valores


Pessoas no centro e com visão de melhoria do coletivo
Ativar potencialidades humanas, para transformar realidades.


Transformar e transformar-se pelo fazer
Transformar pelo fazer sempre inquieto para questionar o hoje, colocar a mão na massa e construir o amanhã que sonhamos.

Coragem
Ser capaz de provocar a mudança enfrentando os desafios do caminho.

Entusiasmo com vibração
Capacidade de irradiar brilho e paixão pelo que faz, envolvendo-se a cada passo da jornada e sendo capaz de contagiar e mover pessoas na mesma direção.

Gerar valor
Focar nos resultados que fazem a diferença.

Competência
Saber fazer bem feito e surpreender, mas estar aberto a aprender sempre.

O que fazemos

Trabalhamos para identificar e potencializar uma nova geração de negócios de impacto social.

Somos pioneiros no fomento e na disseminação do tema de negócios de impacto social no Brasil. Desde 2004, trabalhamos no desenvolvimento desse campo visando apoiar um número cada vez maior de negócios para que consigam chegar à escala de mercado e impactem a vida de milhões de brasileiros e brasileiras.

Nosso objetivo é apoiar a criação de casos de negócios que sejam exitosos tanto do ponto de vista econômico como social, que possam inspirar uma nova geração de empreendedores e influenciar grandes organizações público e privadas em sua atuação junto à sociedade.

Para isso, nossos programas são estruturados para apoiar os empreendedores (as) e seus negócios em diferentes estágios, de acordo com os principais desafios e objetivos de cada fase:

  • Prototipagem

    Negócio com produto ou serviço em desenvolvimento, ainda em fase de testes . Fase em que o empreendedor busca entender sua proposta de valor e qual o potencial de resolver o problema que se propõe.

  • Validação de produto

    Produto ou serviço já desenvolvido, é hora de estudar sua viabilidade. Fase em que o negócio realiza pilotos e testes com o público-alvo para validar sua solução e estruturar sua operação.

  • Validação de mercado

    Primeiras vendas do produto ou serviço já testado e com aderência ao público-alvo. Fase de refinamento do modelo de negócio para que seja financeiramente viável e possa gerar o impacto social que pretende alcançar.

  • Crescimento

    Negócio com modelo consolidado em busca de escala. Fase em que se é preciso vencer as barreiras operacionais e de mercado para impactar o maior número de pessoas possível e se preparar para crescimento.

Nossa História

PRIMEIRAS EXPERIMENTAÇÕES

2004

O ínicio da Artemisia. 2004 foi marcado pelo apoio a eventos de organizações com as temáticas voltadas à juventude e ao empreendedorismo. Pelos primeiros passos na identificação de jovens empreendedores e também realização das primeiras oficinas e encontros de capacitação empreendedora.

PRIMEIRAS EXPERIMENTAÇÕES

2004

FUNDAÇÃO OFICIAL

2005

Aos 23 anos, a norte-americana Kelly Michel decidiu criar uma organização pioneira na América Latina destinada a integrar negócios e impacto social. A Artemisia foi fundada a partir do sonho inovador dessa jovem que planejava potencializar a real inclusão socioeconômica das pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, sobretudo com incrementos perenes no acesso a produtos e serviços de setores estruturantes como saúde, educação, habitação e serviços financeiros. No primeiro ano de atuação, em parceria com a AIESEC – plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes –, a organização desenvolveu um programa de estágios na América Latina com o objetivo de estimular novas lideranças na geração de impacto positivo.

FUNDAÇÃO OFICIAL

2005

APOIO ESTRUTURADO A EMPREENDEDORES BRASILEIROS

2006

Com a visão de criar um ecossistema de negócios de impacto no Brasil, a Artemisia investiu na criação do Impact Hub São Paulo – empresa social que oferecia espaço físico e rede para empreendedoras e empreendedores inovadores. Ainda em 2006, a organização selecionou cinco empresas para uma jornada de acompanhamento de dois anos: Gastromotiva; Menisquência; Bombelêla Dance Company; Boutique Solidária e Incentivadores da Consciência Jovem (ICJ) – negócios liderados, respectivamente, por David Hertz, Luiz Flávio Alves de Lima, Mark Van Loo, Monalisa Stefani (in memoriam) e Paulo César Dias.

APOIO ESTRUTURADO A EMPREENDEDORES BRASILEIROS

2006

JOVENS EMPREENDEDORES

2007

O lançamento da Expedição Artemisia – Programa Jovens Empreendedores teve por foco o desenvolvimento de lideranças sociais para a construção de planos de negócio norteados por desafios reais. No mesmo ano, além da parceria global firmada com a ASHOKA, a organização deu start à Empreendedores sem Fronteiras, iniciativa na qual empreendedores e estagiários trabalharam juntos no desenvolvimento de negócios.

JOVENS EMPREENDEDORES

2007

EXPANDINDO FRONTEIRAS

2008

Com a proposta de apoiar, por dois anos, negócios de impacto social inovadores – no modelo de negócios e com ênfase na afirmação identitária –, a Artemisia selecionou empresas como Feira Preta, A Banca, Evamaria, Arquitetas da Comunidade, Conviva, Museus Acessíveis, Tekoha e Ecossistemas Design Ecológico. A parceria com a AIESEC tomou novas dimensões, fazendo com que o tema de negócios de impacto social atingisse 35 mil universitários no país. Esse ano foi marcado também pelo lançamento da Iniciativa de Negócios Sociais, um programa de formação destinado a 37 empreendedores da ASHOKA, com iniciativas na Argentina, no Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

EXPANDINDO FRONTEIRAS

2008

COMPETIÇÃO GLOBAL DE NEGÓCIOS SOCIAIS

2009

Os programas Empreendedores sem Fronteiras e Competição Global de Negócios Sociais foram as duas principais realizações do ano, além da primeira edição do Start-UP Lab (em parceria com o Impact Hub) e a seleção de mais cinco empreendedores para o programada Artemisia: Alessandra França (Banco Pérola), Cristina Reis (Mamãe Natureza), Daniel Contrucci (Aoka), Omar Haddad (Sementes de Paz) e Tiago Dalvi (Solidarium).

COMPETIÇÃO GLOBAL DE NEGÓCIOS SOCIAIS

2009

TALENTOS PARA O CAMPO

2010

A Artemisia deu início a uma parceria com a Aliança Empreendedora para desenvolver o programa Negócios Sociais Comunitários, voltado ao fomento de iniciativas empreendedoras em comunidades vulneráveis. No mesmo ano, a organização liderou formações como Des-Construção Criativa e Usina de Ideias, ambas permeadas por um viés prático para pessoas que querem empreender ou trabalhar no campo de impacto social.

TALENTOS PARA O CAMPO

2010

ACELERADORA E MOVIMENTO CHOICE

2011

Com o lançamento da Aceleradora, a Artemisia começou a buscar, selecionar e apoiar empreendedores e empreendedoras com potencial de gerar grandes transformações sociais no Brasil. Como foco em negócios com atuação em setores estruturantes: Educação, Saúde, Serviços Financeiros e Habitação. No mesmo ano, a Artemisia criou o Choice – movimento voltado para disseminar a discussão sobre negócios de impacto social nas principais universidades brasileiras. Como parte da articulação, a organização realizou a Choice Conference, um marco para estudantes do país. Com o passar dos anos, o movimento se tornou a maior rede de jovens engajados no tema no Brasil e chegou a formar mais de 800 embaixadores e mobilizar mais de 97 mil pessoas.

ACELERADORA E MOVIMENTO CHOICE

2011

DISCIPLINA NAS UNIVERSIDADES

2012

A organização apoiou a criação de uma disciplina sobre Negócios de Impacto Social, na graduação em Administração de Empresas, na Fundação Getúlio Vargas (FGV). No mesmo ano, foi criado o primeiro MBA do país em Negócios Socioambientais, idealizado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), pela Artemisia e pelo Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor. No cerne do conteúdo, uma abordagem inovadora e prática sobre conceitos como sustentabilidade socioambiental, negócios inclusivos à base da pirâmide e valor compartilhado.

DISCIPLINA NAS UNIVERSIDADES

2012

ARTEMISIA LAB NO NORDESTE E NOVA MARCA

2013

A Artemisia conduziu a primeira edição do Artemisia Lab, no Recife. O programa foi desenhado para apoiar empreendedores e empreendedoras em fase inicial, ou seja, da prototipagem à validação do produto. Nesse ano, a organização firmou parcerias estratégicas com o Instituto Inspirare – que apoiou no fomento a negócios em educação – e com a organização internacional Omidyar Network. Também foram desenvolvidas as primeiras Teses de Impacto Social, em Saúde e Educação, e o reposicionamento da marca Artemisia.

ARTEMISIA LAB NO NORDESTE E NOVA MARCA

2013

PRIMEIRO CURSO ON-LINE E FÓRUM DE FINANÇAS SOCIAIS

2014

Com o objetivo de disseminar informações sobre negócios de impacto social para o maior número possível de pessoas, a Artemisia sistematizou informações teóricas e práticas de uma década de atuação para criar o primeiro curso on-line do Brasil sobre negócios de impacto social. Além disso, com o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e a Vox Capital, a organização criou o primeiro Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócios de Impacto para disseminar conhecimento e provocar uma reflexão local sobre o ecossistema. Nesse ano, foi firmada uma parceria com o Instituto Sabin, voltada ao fomento de negócios de impacto no setor de saúde.

PRIMEIRO CURSO ON-LINE E FÓRUM DE FINANÇAS SOCIAIS

2014

SAÚDE E PRIMEIRA INFÂNCIA

2015

Em parceria com o Instituto Sabin, a Artemisia organizou um evento para fomentar o ecossistema de negócios de impacto social focados na saúde. A aliança resultou em uma das primeiras iniciativas brasileiras para discutir oportunidades e desafios do empreendedorismo social para o setor. Esse também foi o ano do lançamento do primeiro Artemisia Lab temático, com foco na primeira infância (de zero a seis anos). Entendendo a importância dessa fase da vida para o desenvolvimento humano e da sociedade, a organização se aliou à Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Danone Early Life Nutrition e ao Instituto Alana para cocriar um programa de apoio a empreendedores e empreendedoras com soluções na temática focadas no público de menor renda.

SAÚDE E PRIMEIRA INFÂNCIA

2015

INCLUSÃO FINANCEIRA E AMAZÔNIA EM PÉ

2016

Dois grandes temas foram o fundamento da operação da Artemisia nesse ano: meio ambiente e inclusão financeira. No primeiro tema, ao lado da Coca-Cola Brasil, a organização realizou o #TheBoatChallenge; com a Natura, criou o Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé. Ambos, programas com a metodologia Artemisia Lab, tiveram por foco o apoio a startups com soluções voltadas ao desenvolvimento socioambiental da região amazônica. Na segunda temática, ao lado da Caixa, foi lançado o Desafio de Negócios de Impacto Social: Educação Financeira e Serviços Financeiros para Todos para potencializar uma nova geração de empreendedores que lideram negócios voltados a promover a inclusão financeira para a base da pirâmide.

INCLUSÃO FINANCEIRA E AMAZÔNIA EM PÉ

2016

NOVOS SETORES, TESES DE IMPACTO E MARCO DE +100 ACELERADOS

2017

A Artemisia chegou ao marco de +100 negócios de impacto social impulsionados na Aceleradora Artemisia, e o Movimento Choice ao marco de +800 Embaixadores(as) formados(as), e mais de 97 mil jovens, de todo o Brasil, mobilizados no tema de negócios de impacto social. Ainda nesse ano, o Choice passa a ser empreendido por Embaixadores da própria rede. Em 2017 aconteceu o lançamento do programa Artemisia Lab: Saúde e Bem-Estar, em parceria com o Instituto Sabin, e do Desafio Start-Ed, ao lado da Fundação Lemann e da Universidade Columbia. Aconteceu também a criação da Tese de Impacto Social em Alimentação, com o apoio da Fundação Cargill, o início da parceria com o Facebook, para levar a metodologia de aceleração Artemisia para dentro da Estação Hack. 2017 também foi marcado pela criação do Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social, ao lado da Agenda Brasil do Futuro e da Move Social, e da parceria com o BID na realização do BID Open Innovation.

NOVOS SETORES, TESES DE IMPACTO E MARCO DE +100 ACELERADOS

2017

DADOS PARA IMPACTO, PERIFERIA E MOBILIDADE

2018

Em 2018, a Artemisia e o Facebook formaram as primeiras turmas da Aceleradora Estação Hack, para apoio a negócios com soluções que usam dados para impacto social. Também, nesse ano, ao lado do Ford Fund, foi criado o programa Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade, que teve o objetivo de fortalecer negócios com soluções inovadoras na temática. Em paralelo, deu-se início a Coalizão Habitação, em parceria com a Gerdau, em prol do empreendedorismo de impacto no setor, e a formação da primeira turma de aceleração da ANIP – Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia, ao lado da A Banca e FGVceen.

DADOS PARA IMPACTO, PERIFERIA E MOBILIDADE

2018

SAÚDE, EMPREGABILIDADE E HABITAÇÃO

2019

A Artemisia conduziu novas turmas da aceleradora Estação Hack e da Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP). Nesse ano, também foram lançados labs nos temas: Primeira Infância, Educação & Empregabilidade, Saúde e Habitação. Como resultado, mais de 2,4 mil negócios analisados, mais de 120 empreendedores e empreendedoras apoiados e mais de 60 negócios potencializados. Eventos como o Estação Hack Na Estrada levaram o trabalho da organização para oito cidades, e mais de 180 negócios participaram. Dois estudos setoriais foram lançados: Tese de Impacto Social em Habitação e Tese de Impacto Social em Empregabilidade, com o objetivo de mapear os principais desafios enfrentados pela população em situação de vulnerabilidade econômica e apontar oportunidades para se empreender com impacto.

SAÚDE, EMPREGABILIDADE E HABITAÇÃO

2019

NOVOS ARRANJOS PARA IMPACTO SOCIAL

2020

A Artemisia chegou ao marco de +500 iniciativas de impacto apoiadas, sendo +180 aceleradas em programas intensivos. Fez parte do reposicionamento da ANIP, que agora é Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia. Em habitação, foi lançado a 3ª edição do Lab Habitação: Inovação e Moradia, o Evento Online: Habitação de Interesse Social e Empreendedorismo de Impacto, a revisão da Tese de Impacto Social em Habitação a luz dos impactos da pandemia, e o apoio a Plataforma de Melhorias Habitacionais da Vivenda – todas realizações da Coalizão de empresas do setor. No mesmo ano, ao lado da Uname, foi desenvolvido a Plataforma de Inovação Aberta em Atenção Primária à Saúde, um programa inédito no Brasil, com apoio do BID e do Instituto Arapyaú. 2020 também foi marcado pela articulação do fundo emergencial Volta por Cima, destinado a dar suporte aos empreendedores para atenuar o impacto da pandemia da Covid-19 nos negócios. A iniciativa foi resultado da aliança estratégica entre o Banco Pérola e a Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (composta pelas organizações A Banca, Artemisia e FGVcenn).

NOVOS ARRANJOS PARA IMPACTO SOCIAL

2020

Nossos resultados

A transformação já está acontecendo.

+650

negócios potencializados
pelos nossos programas

+40

ciclos de aceleração
realizados

+220

mentores(as)
em nossa rede

Esses números são resultado de muito esforço e trabalho no apoio aos negócios de impacto social no Brasil. Negócios que apoiam a construção de uma sociedade em que todos e todas tenham uma vida digna, próspera e feliz. Onde cada indivíduo alcance seu pleno desenvolvimento.

Sabemos que ainda temos um longo caminho a ser trilhado para chegarmos ao nosso sonho - 100% das brasileiras e brasileiros vivendo com dignidade e poder de escolha - e seguimos motivados para continuar contribuindo na potencialização do impacto social gerado pelos negócios.

Equipe

  • Abigail Rodrigues
    Abigail Rodrigues

    Projetos e Coalizões

    Abigail é Analista no time de Projetos da Artemisia. É formada em Administração pela Universidade de Pernambuco e está cursando pós graduação em Gestão de Organizações e Negócios de Impacto Social pela Universidade Cruzeiro do Sul e Instituto Legado. Durante a trajetória, se dedicou a impulsionar o ecossistema empreendedor social, atuando em projetos e organizações como Liga de Economia Criativa, AIESEC Recife, Campus Party, Fundação Telefônica Vivo, CIEDS, CENPEC Educação, Movimento Choice, Fundação Roberto Marinho e ICE Brasil. Tem experiências em metodologias ágeis, aceleração de negócios, facilitação e designer de aprendizagem, produção de eventos, planejamento e logística de ações, gestão de comunidade, formação e mentoria para empreendedores, gerenciamento de projetos e produtos.

    Abigail é Analista no time de Projetos da Artemisia. É formada em Administração pela Universidade de Pernambuco e está cursando pós graduação em Gestão de Organizações e Negócios de Impacto Social pela Universidade Cruzeiro do Sul e Instituto Legado. Durante a trajetória, se dedicou a impulsionar o ecossistema empreendedor social, atuando em projetos e organizações como Liga de Economia Criativa, AIESEC Recife, Campus Party, Fundação Telefônica Vivo, CIEDS, CENPEC Educação, Movimento Choice, Fundação Roberto Marinho e ICE Brasil. Tem experiências em metodologias ágeis, aceleração de negócios, facilitação e designer de aprendizagem, produção de eventos, planejamento e logística de ações, gestão de comunidade, formação e mentoria para empreendedores, gerenciamento de projetos e produtos.

  • Aline Santos
    Aline Santos

    Coordenadora de Comunicação e Conhecimento

    Aline coordena as ações de comunicação e conhecimento na Artemisia, sendo responsável pelo planejamento e execução dos projetos relacionados aos temas dentro da organização. Atuando há mais de oito anos no campo de negócios de impacto social e ambiental, já organizou dezenas de pitch days e DemoDays (com parceiros como Facebook, Gerdau, Natura, Fundação Cargill, Instituto Sabin, entre outros), eventos temáticos de impacto (Ex: Habitação, Saúde Pública e Negócios de Impacto), eventos de open innovation com parceiros (Caixa e BID) e demais workshops e palestras realizados pela Artemisia. Também é responsável pela execução das campanhas de atração e comunicação relacionadas aos projetos e parcerias. Ainda, conduz o Comitê de Diversidade Artemisia. É formada em Relações Públicas pela FECAP, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

    Aline coordena as ações de comunicação e conhecimento na Artemisia, sendo responsável pelo planejamento e execução dos projetos relacionados aos temas dentro da organização. Atuando há mais de oito anos no campo de negócios de impacto social e ambiental, já organizou dezenas de pitch days e DemoDays (com parceiros como Facebook, Gerdau, Natura, Fundação Cargill, Instituto Sabin, entre outros), eventos temáticos de impacto (Ex: Habitação, Saúde Pública e Negócios de Impacto), eventos de open innovation com parceiros (Caixa e BID) e demais workshops e palestras realizados pela Artemisia. Também é responsável pela execução das campanhas de atração e comunicação relacionadas aos projetos e parcerias. Ainda, conduz o Comitê de Diversidade Artemisia. É formada em Relações Públicas pela FECAP, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

  • Amanda Bontempi
    Amanda Bontempi

    Conhecimento

    Amanda faz parte da equipe de Comunicação e Conhecimento. É formada em Ciências e Humanidades e em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC, onde se envolveu desde cedo com a área de pesquisa, desenvolvendo, ao longo da graduação, projetos na área de Ciência Política e Saúde Pública. CoPossui experiência na área de pesquisa e avaliação de impacto social, atuando como Coordenadora de Projetos na Plano CDE, onde participou na elaboração de estudos em temas como educação, habitação e geração de renda, com enfoque em públicos em situação de vulnerabilidade. Em sua trajetória profissional, teve a oportunidade de atuar no setor público junto à equipe de projetos da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos do Estado de São Paulo), auxiliando no desenvolvimento de estudos para implantação de empresas no Estado.

    Amanda faz parte da equipe de Comunicação e Conhecimento. É formada em Ciências e Humanidades e em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC, onde se envolveu desde cedo com a área de pesquisa, desenvolvendo, ao longo da graduação, projetos na área de Ciência Política e Saúde Pública. CoPossui experiência na área de pesquisa e avaliação de impacto social, atuando como Coordenadora de Projetos na Plano CDE, onde participou na elaboração de estudos em temas como educação, habitação e geração de renda, com enfoque em públicos em situação de vulnerabilidade. Em sua trajetória profissional, teve a oportunidade de atuar no setor público junto à equipe de projetos da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos do Estado de São Paulo), auxiliando no desenvolvimento de estudos para implantação de empresas no Estado.

  • Arthur Nascimento Souza
    Arthur Nascimento Souza

    Projetos e Coalizões

    Arthur é estagiário do time de Projetos na Artemisia e está cursando graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Arthur foi líder da Enactus UFLA, organização em empreendedorismo social. Em sua trajetória pela organização participou da prospecção e idealização de dois projetos de impacto social, a fim de fomentar a ação empreendedora nas comunidades, com o foco principal na educação e meio ambiente respectivamente. Selecionado pelo Instituto CEO do Futuro participou como Jovem Talento na academia. Foi Diretor de Operações do Clube em Consultoria Estratégica (UFLA Consulting Club) e participou de outras entidades acadêmicas e extracurriculares pela universidade.

    Arthur é estagiário do time de Projetos na Artemisia e está cursando graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Arthur foi líder da Enactus UFLA, organização em empreendedorismo social. Em sua trajetória pela organização participou da prospecção e idealização de dois projetos de impacto social, a fim de fomentar a ação empreendedora nas comunidades, com o foco principal na educação e meio ambiente respectivamente. Selecionado pelo Instituto CEO do Futuro participou como Jovem Talento na academia. Foi Diretor de Operações do Clube em Consultoria Estratégica (UFLA Consulting Club) e participou de outras entidades acadêmicas e extracurriculares pela universidade.

  • Bruna Mussoi
    Bruna Mussoi

    Projetos e Coalizões

    Estagiária na área de Projetos, Bruna é graduanda em Economia na Universidade de São Paulo. Liderando a Incubadora Social da entidade estudantil FEA Social, participa do fomento e estruturação de Negócios de Impacto Social. Por meio desta experiência, passou a desenvolver sua trajetória profissional dentro do ecossistema de impacto e o apoio a empreendedores sociais.

    Estagiária na área de Projetos, Bruna é graduanda em Economia na Universidade de São Paulo. Liderando a Incubadora Social da entidade estudantil FEA Social, participa do fomento e estruturação de Negócios de Impacto Social. Por meio desta experiência, passou a desenvolver sua trajetória profissional dentro do ecossistema de impacto e o apoio a empreendedores sociais.

  • Flávia Coelho
    Flávia Coelho

    Diretora de Finanças e Operações

    Flávia é Diretora de Finanças e Operações, e possui vasta experiência contábil, financeira e administrativa. Durante quatro anos, atuou na área de vendas e administrativo no ramo de varejo em redes de franquias, ganhou conhecimento e dedicou-se, então, a trabalhar em estratégias financeiras de gestão. É formada em Administração de Empresas pela UNIFAI – Centro Universitário Assunção, e pós-graduada em Controladoria de Gestão pela FECAP.

    Flávia é Diretora de Finanças e Operações, e possui vasta experiência contábil, financeira e administrativa. Durante quatro anos, atuou na área de vendas e administrativo no ramo de varejo em redes de franquias, ganhou conhecimento e dedicou-se, então, a trabalhar em estratégias financeiras de gestão. É formada em Administração de Empresas pela UNIFAI – Centro Universitário Assunção, e pós-graduada em Controladoria de Gestão pela FECAP.

  • Juliana Campedelli
    Juliana Campedelli

    Gerente de Comunicação & Conhecimento

    Juliana é responsável pela área de Comunicação & Conhecimento na Artemisia, onde atua desde 2015. É graduada em Comunicação Social com ênfase em Marcas, Produtos e Serviços pela ESPM-SP. Possui extensão em Negócios Sociais e Inclusivos pela Yunus ESPM Social Business Centre e em Growth Marketing pela Tera. Em mais de dez anos de carreira, atuou com marketing de produto, inovação e comunicação em grandes empresas de consumo de diferentes categorias (como Pirelli, Grupo CRM – Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau e M. Dias Branco). Tem experiência em estratégia de comunicação 360º, marketing digital, gestão de projetos, planejamento, inovação social, gestão de marcas com propósito, gestão de equipe e liderança focada em desenvolvimento.

    Juliana é responsável pela área de Comunicação & Conhecimento na Artemisia, onde atua desde 2015. É graduada em Comunicação Social com ênfase em Marcas, Produtos e Serviços pela ESPM-SP. Possui extensão em Negócios Sociais e Inclusivos pela Yunus ESPM Social Business Centre e em Growth Marketing pela Tera. Em mais de dez anos de carreira, atuou com marketing de produto, inovação e comunicação em grandes empresas de consumo de diferentes categorias (como Pirelli, Grupo CRM – Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau e M. Dias Branco). Tem experiência em estratégia de comunicação 360º, marketing digital, gestão de projetos, planejamento, inovação social, gestão de marcas com propósito, gestão de equipe e liderança focada em desenvolvimento.

  • Julio Campos
    Julio Campos

    Negócios e Investimentos

    Julio é analista do time de negócios e investimentos. Formado em economia (ESALQ-USP) e mestrando em desenvolvimento econômico (IE-UNICAMP), possui experiência de pesquisa em análise institucional e ecoinovação. Já atuou com gestão de projetos em organizações sociais (Enactus, Movimento Choice, Litro de Luz) e com assessoria de inovação para micro e pequenas empresas pelo SEBRAE.

    Julio é analista do time de negócios e investimentos. Formado em economia (ESALQ-USP) e mestrando em desenvolvimento econômico (IE-UNICAMP), possui experiência de pesquisa em análise institucional e ecoinovação. Já atuou com gestão de projetos em organizações sociais (Enactus, Movimento Choice, Litro de Luz) e com assessoria de inovação para micro e pequenas empresas pelo SEBRAE.

  • Luciano Gurgel
    Luciano Gurgel

    Diretor Executivo

    Luciano é Diretor-Executivo da Artemisia, compondo o time de lideranças da organização. Formado em Ciências Econômicas pela FEA-USP, tem experiência de 17 anos no mercado de capitais, tendo passado por organizações como Banco Alfa, Safra, HSBC e Santander, no Brasil e no exterior. Por 6 anos, atuou na Yunus Negócios Sociais, onde liderou a estruturação, captação e investimento do FIDC Yunus Negócios Sociais, veículo de investimento que se propõe a conceder capital de giro em condições mais adequadas que as do mercado financeiro. Ainda na Yunus, por um ano foi o Country Director da empresa no Brasil, respondendo tanto pela área de investimentos quanto pela área de consultoria a grandes corporações na missão de fazer com que elas funcionassem como uma força para o bem na sociedade. Sua transição de carreira e as conquistas ao longo do tempo de trabalho no campo dos investimentos e dos negócios de impacto reforçam sua certeza de que os negócios podem e devem ser uma ferramenta importante na solução dos problemas sociais e ambientais que nossas sociedades enfrentam.

    Luciano é Diretor-Executivo da Artemisia, compondo o time de lideranças da organização. Formado em Ciências Econômicas pela FEA-USP, tem experiência de 17 anos no mercado de capitais, tendo passado por organizações como Banco Alfa, Safra, HSBC e Santander, no Brasil e no exterior. Por 6 anos, atuou na Yunus Negócios Sociais, onde liderou a estruturação, captação e investimento do FIDC Yunus Negócios Sociais, veículo de investimento que se propõe a conceder capital de giro em condições mais adequadas que as do mercado financeiro. Ainda na Yunus, por um ano foi o Country Director da empresa no Brasil, respondendo tanto pela área de investimentos quanto pela área de consultoria a grandes corporações na missão de fazer com que elas funcionassem como uma força para o bem na sociedade. Sua transição de carreira e as conquistas ao longo do tempo de trabalho no campo dos investimentos e dos negócios de impacto reforçam sua certeza de que os negócios podem e devem ser uma ferramenta importante na solução dos problemas sociais e ambientais que nossas sociedades enfrentam.

  • Mariana Vieira
    Mariana Vieira

    Comunicação

    Mariana é analista de conteúdo na equipe de Comunicação e Conhecimento. Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), trabalha como comunicadora em projetos e organizações sociais desde 2018. Foi assessora de imprensa e produtora de conteúdo na Enactus UFPA, organização de empreendedorismo social universitário, e atuou no desenvolvimento de projetos de sustentabilidade e de empoderamento feminino. Também fez parte da equipe de comunicação do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) na Amazônia. Acumula experiências nas áreas de relações públicas, social media, conteúdo web, audiovisual e jornalismo, cobrindo temáticas relacionadas a negócios, empreendedorismo e direitos humanos.

    Mariana é analista de conteúdo na equipe de Comunicação e Conhecimento. Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), trabalha como comunicadora em projetos e organizações sociais desde 2018. Foi assessora de imprensa e produtora de conteúdo na Enactus UFPA, organização de empreendedorismo social universitário, e atuou no desenvolvimento de projetos de sustentabilidade e de empoderamento feminino. Também fez parte da equipe de comunicação do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) na Amazônia. Acumula experiências nas áreas de relações públicas, social media, conteúdo web, audiovisual e jornalismo, cobrindo temáticas relacionadas a negócios, empreendedorismo e direitos humanos.

  • Nathalya Ferreira Medeiros
    Nathalya Ferreira Medeiros

    Operações e Gente

    Formada pela Universidade Federal de São Paulo e cursando sua segunda graduação em Processos Gerenciais na FMU, Nathalya faz parte da equipe Adm. Financeiro & Gente. Iniciou sua trajetória nessa área ao atuar no Movimento Empresa Júnior que, motivou a busca por diversos cursos de formação complementar em Gente & Gestão. Apaixonada pela vida e pelo ecossistema social,participa de outras iniciativas em sua comunidade local.

    Formada pela Universidade Federal de São Paulo e cursando sua segunda graduação em Processos Gerenciais na FMU, Nathalya faz parte da equipe Adm. Financeiro & Gente. Iniciou sua trajetória nessa área ao atuar no Movimento Empresa Júnior que, motivou a busca por diversos cursos de formação complementar em Gente & Gestão. Apaixonada pela vida e pelo ecossistema social,participa de outras iniciativas em sua comunidade local.

  • Priscila Martins
    Priscila Martins

    Diretora de Parcerias

    Com MBA em Gestão de Negócios Socioambientais (USP-FEA), Pós-Graduação em Gestão de Negócios (ESPM) e Graduação (Mackenzie), Priscila atua há 7 anos na Artemisia. Na organização, teve passagem nas áreas de Aceleração, Busca & Seleção, Comunicação & Marketing, Projetos e hoje é Diretora de Parcerias. Previamente à Artemisia, atuou por 12 anos na iniciativa privada, em áreas comercial, marketing, produto e relacionamento com governo em empresas de segmentos e tamanhos diversos, incluindo uma startup de impacto social focada na Primeira Infância.

    Com MBA em Gestão de Negócios Socioambientais (USP-FEA), Pós-Graduação em Gestão de Negócios (ESPM) e Graduação (Mackenzie), Priscila atua há 7 anos na Artemisia. Na organização, teve passagem nas áreas de Aceleração, Busca & Seleção, Comunicação & Marketing, Projetos e hoje é Diretora de Parcerias. Previamente à Artemisia, atuou por 12 anos na iniciativa privada, em áreas comercial, marketing, produto e relacionamento com governo em empresas de segmentos e tamanhos diversos, incluindo uma startup de impacto social focada na Primeira Infância.

  • Rodrigo Saad Horpaczky
    Rodrigo Saad Horpaczky

    Gerente de Negócios e Investimentos

    Formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, Rodrigo trabalhou como analista de investimentos na International Finance Corporation, apoiando a originação, estruturação e acompanhamento de transações de crédito nos setores do agronegócio, saúde, educação e real estate. Durante a graduação, fez parte da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FGV, atuando principalmente na área administrativa da incubadora, do Cursinho FGV, oferecendo aulas de inglês voltadas ao vestibular para alunos de escolas públicas, e do Centro de Estudos em Microfinanças da FGV, apoiando na frente acadêmica e de pesquisa do centro.

    Formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, Rodrigo trabalhou como analista de investimentos na International Finance Corporation, apoiando a originação, estruturação e acompanhamento de transações de crédito nos setores do agronegócio, saúde, educação e real estate. Durante a graduação, fez parte da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FGV, atuando principalmente na área administrativa da incubadora, do Cursinho FGV, oferecendo aulas de inglês voltadas ao vestibular para alunos de escolas públicas, e do Centro de Estudos em Microfinanças da FGV, apoiando na frente acadêmica e de pesquisa do centro.

  • Sandy Cabral
    Sandy Cabral

    Projetos e Coalizões

    Sandy é estagiária do time de Projetos. Está em seu último ano da graduação de Políticas Públicas pela UFABC. Em sua trajetória já atuou no fortalecimento de ONGs na Região do Grande ABC pela AIESEC e foi redatora voluntária do Politize, escrevendo conteúdos sobre cidadania, democracia, política e sociedade. Trabalhou na Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, apoiando o desenvolvimento de políticas públicas de segurança e de projetos de inovação da administração pública; e no SEBRAE SP, onde apoiou o desenho de projetos com foco no desenvolvimento do ambiente de negócios no estado de São Paulo por meio do fortalecimento do empreendedorismo e da inovação governamental por 2 anos. Sandy é também pesquisadora bolsista pela UFABC no tema da Cláusula de Barreira e a Fragmentação Partidária no Brasil.

    Sandy é estagiária do time de Projetos. Está em seu último ano da graduação de Políticas Públicas pela UFABC. Em sua trajetória já atuou no fortalecimento de ONGs na Região do Grande ABC pela AIESEC e foi redatora voluntária do Politize, escrevendo conteúdos sobre cidadania, democracia, política e sociedade. Trabalhou na Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, apoiando o desenvolvimento de políticas públicas de segurança e de projetos de inovação da administração pública; e no SEBRAE SP, onde apoiou o desenho de projetos com foco no desenvolvimento do ambiente de negócios no estado de São Paulo por meio do fortalecimento do empreendedorismo e da inovação governamental por 2 anos. Sandy é também pesquisadora bolsista pela UFABC no tema da Cláusula de Barreira e a Fragmentação Partidária no Brasil.

  • Thyanne Sousa
    Thyanne Sousa

    Finanças e Operações

    Thyanne faz parte do Time de Finanças e Operações. Formada em Administração em 2021, trabalha com administração e financeiro há mais de 5 anos, passando pelos ramos de Telecomunicações, Moda e Decoração. Está sempre em busca de conhecimento em áreas diversas.

    Thyanne faz parte do Time de Finanças e Operações. Formada em Administração em 2021, trabalha com administração e financeiro há mais de 5 anos, passando pelos ramos de Telecomunicações, Moda e Decoração. Está sempre em busca de conhecimento em áreas diversas.

  • Viviane Conceição
    Viviane Conceição

    Gerente de Projetos e Operações

    Viviane é Gerente de Projetos e Operações na Artemisia, responsável pela gestão dos projetos e apoio à inovação aberta. Com experiência de 13 anos na área de projetos, atuando em organizações como Petrobras, Deloitte, Hospital Albert Einstein e Hcor – Hospital do Coração, além de atuar em projetos de inovação aberta de impacto para o setor público com o Ministério de Saúde em temas como Big Data, Inteligência Artificial, Design Thinking e Design Centrado no Ser Humano no Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI). É mestranda em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade de Lisboa (ISEG), formada em Ciências Econômicas, MBA em Gestão de Projetos pela FGV e possui certificação PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute).

    Viviane é Gerente de Projetos e Operações na Artemisia, responsável pela gestão dos projetos e apoio à inovação aberta. Com experiência de 13 anos na área de projetos, atuando em organizações como Petrobras, Deloitte, Hospital Albert Einstein e Hcor – Hospital do Coração, além de atuar em projetos de inovação aberta de impacto para o setor público com o Ministério de Saúde em temas como Big Data, Inteligência Artificial, Design Thinking e Design Centrado no Ser Humano no Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI). É mestranda em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade de Lisboa (ISEG), formada em Ciências Econômicas, MBA em Gestão de Projetos pela FGV e possui certificação PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute).

Fotos da equipe Artemisia realizadas pelos nossos parceiros de causa: Marco Torelli Fotografia & Dellaventures Fotografia

Equipe de Projetos

  • Andréa Gomes
    Andréa Gomes

    Andréa é líder de projeto na Artemisia e atua como gestora há 8 anos, especialmente em projetos com ênfase em aprendizagem utilizando tecnologias e fomento à ambientes de inovação. Coordena ações voltadas para transformação positiva, engajamento de comunidades e uso do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento social. Faz parte do corpo docente do mestrado de Design da CESAR School, das redes de Academia ICE e Comunidade B PE e do C.Acto (Coletivo de Impacto NE). Tem formação em inovação social e liderança pelo Guerreiros sem Armas e PMD Pro e formação acadêmica nas áreas de computação (Bacharelado) e administração (Mestrado). Já atuou na mobilização de Startup Weekends e  em projetos de mentoria em programas como Mind The Bizz e Aliança Empreendedora.

    Andréa é líder de projeto na Artemisia e atua como gestora há 8 anos, especialmente em projetos com ênfase em aprendizagem utilizando tecnologias e fomento à ambientes de inovação. Coordena ações voltadas para transformação positiva, engajamento de comunidades e uso do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento social. Faz parte do corpo docente do mestrado de Design da CESAR School, das redes de Academia ICE e Comunidade B PE e do C.Acto (Coletivo de Impacto NE). Tem formação em inovação social e liderança pelo Guerreiros sem Armas e PMD Pro e formação acadêmica nas áreas de computação (Bacharelado) e administração (Mestrado). Já atuou na mobilização de Startup Weekends e  em projetos de mentoria em programas como Mind The Bizz e Aliança Empreendedora.

  • Bernard Biton
    Bernard Biton

    Após uma transição de carreira, Bernard passou a dedicar todos seus esforços para apoiar negócios de impacto e causas socioambientais. Atualmente, como parte do time Artemisia, responde pelo desafio de gerar valor para todos os negócios e empreendedores que passam pelos programas da organização. Adepto do estudo contínuo, é formado em Administração pela PUC-Rio com dezenas de cursos de extensão em temas ligados a negócios, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sustentabilidade em grandes escolas como Harvard, Babson College, Autonoma de Madrid, USP entre outras. Com mais de 15 anos de experiência profissional, atuou em diversas funções e setores em organizações com e sem fins lucrativos. Foi auditor, consultor de estratégia e operação, fundou startups, liderou jornadas de transformação digital e desafios de inovação aberta, tendo acumulado repertório generalista e capacidade de interlocução com times de diferentes perfis focando sempre alcançar resultados e geração de valor.

    Após uma transição de carreira, Bernard passou a dedicar todos seus esforços para apoiar negócios de impacto e causas socioambientais. Atualmente, como parte do time Artemisia, responde pelo desafio de gerar valor para todos os negócios e empreendedores que passam pelos programas da organização. Adepto do estudo contínuo, é formado em Administração pela PUC-Rio com dezenas de cursos de extensão em temas ligados a negócios, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sustentabilidade em grandes escolas como Harvard, Babson College, Autonoma de Madrid, USP entre outras. Com mais de 15 anos de experiência profissional, atuou em diversas funções e setores em organizações com e sem fins lucrativos. Foi auditor, consultor de estratégia e operação, fundou startups, liderou jornadas de transformação digital e desafios de inovação aberta, tendo acumulado repertório generalista e capacidade de interlocução com times de diferentes perfis focando sempre alcançar resultados e geração de valor.

  • Florian Paysan
    Florian Paysan

    Graduado em engenharia agronômica e com especialização em gestão da inovação e de projetos). Possui também diversas formações em avaliação de impacto, gestão e análise de dados e gamificação. Atua desde 2013 em projetos sociais de inclusão empreendedora com foco em educação online para empreendedores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A partir de 2016, se especializou na avaliação de resultados e impactos de projetos de capacitação empreendedora.
    Desde 2019, atua em programas de advocacy voltados para o ecossistema empreendedor através de pesquisas, eventos e ações de conscientização.
    Hoje é líder de inclusão produtiva da Artemísia, coordenando projetos de capacitação, incubação e financiamento de negócios periféricos de impacto.

    Graduado em engenharia agronômica e com especialização em gestão da inovação e de projetos). Possui também diversas formações em avaliação de impacto, gestão e análise de dados e gamificação. Atua desde 2013 em projetos sociais de inclusão empreendedora com foco em educação online para empreendedores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A partir de 2016, se especializou na avaliação de resultados e impactos de projetos de capacitação empreendedora.
    Desde 2019, atua em programas de advocacy voltados para o ecossistema empreendedor através de pesquisas, eventos e ações de conscientização.
    Hoje é líder de inclusão produtiva da Artemísia, coordenando projetos de capacitação, incubação e financiamento de negócios periféricos de impacto.

  • Lilian Gouvêa
    Lilian Gouvêa

    Consultora em Desenvolvimento Humano. Trabalha em parceria com a Artemisia desde 2004. Formada em Pedagogia, Psicopedagogia e Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Já trabalhou em parceria com Sebrae, Natura e Thoughtworks Brasil entre outras. Hoje trabalha com Vivências e programas de desenvolvimento Comportamental e Emocional de empreendedores acelerados pela Artemisia Brasil.

    Consultora em Desenvolvimento Humano. Trabalha em parceria com a Artemisia desde 2004. Formada em Pedagogia, Psicopedagogia e Dinâmica dos Grupos pela SBDG. Já trabalhou em parceria com Sebrae, Natura e Thoughtworks Brasil entre outras. Hoje trabalha com Vivências e programas de desenvolvimento Comportamental e Emocional de empreendedores acelerados pela Artemisia Brasil.

  • Mariana Brunelli
    Mariana Brunelli

    Mariana é líder de projetos na estratégia de habitação da Artemísia. Tem mais de 10 anos de experiência como consultora e pesquisadora no campo do impacto socioambiental. Antes disso, teve uma carreira em marketing em grandes empresas. É doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio, estudando liderança em negócios de impacto socioambiental. Além disso, é mestre pela mesma instituição e graduada em Comunicação Social pela UFRJ. Tem também uma atuação acadêmica como professora e coordenadora do curso de extensão “Avaliação de Impacto Socioambiental Aplicada” no IAG Digital, na PUC-Rio. Membro da rede Academia ICE. Formada em liderança facilitadora pelo instituto EcoSocial.

    Mariana é líder de projetos na estratégia de habitação da Artemísia. Tem mais de 10 anos de experiência como consultora e pesquisadora no campo do impacto socioambiental. Antes disso, teve uma carreira em marketing em grandes empresas. É doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio, estudando liderança em negócios de impacto socioambiental. Além disso, é mestre pela mesma instituição e graduada em Comunicação Social pela UFRJ. Tem também uma atuação acadêmica como professora e coordenadora do curso de extensão “Avaliação de Impacto Socioambiental Aplicada” no IAG Digital, na PUC-Rio. Membro da rede Academia ICE. Formada em liderança facilitadora pelo instituto EcoSocial.

Conselho

  • Beatriz Santos
    Beatriz Santos

    Conselho Consultivo

    Bia Santos é conselheira da cidade do Rio de Janeiro na área de Equidade e Inclusão, Forbes Under 30 na área de Ciência e Educação e CEO da Barkus Educacional, startup de inclusão e educação financeira. Bia ganhou o prêmio Mulheres Que Transformam, da XP Investimentos, na categoria “Inovação em Finanças”, é graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Porto e pós-graduada em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo Instituto Pretos Novos. TEDx speaker em 2017, é parte do livro Somos Empreendedoras, do Itaú Mulher Empreendedora, que conta a história de 25 mulheres inspiradoras brasileiras.

    Bia Santos é conselheira da cidade do Rio de Janeiro na área de Equidade e Inclusão, Forbes Under 30 na área de Ciência e Educação e CEO da Barkus Educacional, startup de inclusão e educação financeira. Bia ganhou o prêmio Mulheres Que Transformam, da XP Investimentos, na categoria “Inovação em Finanças”, é graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Porto e pós-graduada em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo Instituto Pretos Novos. TEDx speaker em 2017, é parte do livro Somos Empreendedoras, do Itaú Mulher Empreendedora, que conta a história de 25 mulheres inspiradoras brasileiras.

  • Daniel Ibri
    Daniel Ibri

    Conselho Deliberativo

    Daniel Ibri é Managing Partner e co-fundador da Mindset Ventures, fundo de Venture Capital internacional focado em startups dos Estados Unidos e Israel, além de membro do Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente da ABVCAP, membro do Conselho de Administração de diversas startups no Brasil e exterior, mentor da Endeavor, da ACE, da Artemisia e do Lisbon-Challenge, além de professor de finanças e empreendedorismo nos cursos executivos do INSPER e FIAP, em São Paulo. Antes de fundar a Mindset Ventures, Daniel trabalhou diversos anos em consultoria de gestão multinacional, liderando projetos de Planejamento Estratégico, Fusões & Aquisições e Turnaround de Empresas, para empresas de médio e grande porte no Brasil e exterior, além disso fundou, em 2012, a GRID Investments, empresa Brasileira de Seed e Venture Capital focada em diversos segmentos e países, premiada como melhor gestora de Venture Capital do Brasil pelo Spark Awards – Microsoft. Daniel possui ampla experiência como investidor anjo e de venture capital, além de experiência executiva e como treinador e palestrante para diversas empresas e universidades no Brasil. Daniel é graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP com MBA em Estratégia Empresarial e extensão na Rotman School of Management da Universidade de Toronto/Canadá. Possui também pós-graduação em Empreendedorismo no Babson College/EUA, especialização em Venture Capital por Berkeley e Stanford, além de diversos cursos de extensão em instituições como Singularity University, Harvard University, University of Texas, FIA-USP e INSPER.

    Daniel Ibri é Managing Partner e co-fundador da Mindset Ventures, fundo de Venture Capital internacional focado em startups dos Estados Unidos e Israel, além de membro do Comitê de Empreendedorismo, Inovação e Capital Semente da ABVCAP, membro do Conselho de Administração de diversas startups no Brasil e exterior, mentor da Endeavor, da ACE, da Artemisia e do Lisbon-Challenge, além de professor de finanças e empreendedorismo nos cursos executivos do INSPER e FIAP, em São Paulo. Antes de fundar a Mindset Ventures, Daniel trabalhou diversos anos em consultoria de gestão multinacional, liderando projetos de Planejamento Estratégico, Fusões & Aquisições e Turnaround de Empresas, para empresas de médio e grande porte no Brasil e exterior, além disso fundou, em 2012, a GRID Investments, empresa Brasileira de Seed e Venture Capital focada em diversos segmentos e países, premiada como melhor gestora de Venture Capital do Brasil pelo Spark Awards – Microsoft. Daniel possui ampla experiência como investidor anjo e de venture capital, além de experiência executiva e como treinador e palestrante para diversas empresas e universidades no Brasil. Daniel é graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP com MBA em Estratégia Empresarial e extensão na Rotman School of Management da Universidade de Toronto/Canadá. Possui também pós-graduação em Empreendedorismo no Babson College/EUA, especialização em Venture Capital por Berkeley e Stanford, além de diversos cursos de extensão em instituições como Singularity University, Harvard University, University of Texas, FIA-USP e INSPER.

  • Edgard Barki
    Edgard Barki

    Conselho Fiscal

    Professor da FGV-EAESP. Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Conselheiro do Instituto Coca Cola. Coordenador do Mestrado Profissional de Gestão Internacional da FGV-EAESP e Coordenador do Núcleo de Impacto Social do GVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios). Autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de negócios com impacto social e base da pirâmide. Co-organizador dos livros “Negócios com Impacto Social no Brasil” e “Varejo para a baixa renda”. Co-autor do livro “Varejo no Brasil”.

    Professor da FGV-EAESP. Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Conselheiro do Instituto Coca Cola. Coordenador do Mestrado Profissional de Gestão Internacional da FGV-EAESP e Coordenador do Núcleo de Impacto Social do GVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios). Autor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais nas áreas de negócios com impacto social e base da pirâmide. Co-organizador dos livros “Negócios com Impacto Social no Brasil” e “Varejo para a baixa renda”. Co-autor do livro “Varejo no Brasil”.

  • Edson Matsubayashi
    Edson Matsubayashi

    Conselho Consultivo

    Administrador de empresas pela EASP-FGV e MBA pela Chicago Booth School of Business (The University of Chicago). Foi Diretor e Head da área de Novos Negócios em Private Equity do Pátria Investimentos onde foi responsável por identificar e desenvolver idéias de investimento e liderar o time de investimento para execução das aquisições de empresas em novos setores de atuação dos fundos. Foi diretor de relações com investidores e de desenvolvimento corporativo da TIVIT – empresa de terceirização de tecnologia, tendo sido responsável pelo planejamento estratégico, aquisições de empresas, marketing e comunicação interna. Também foi sócio-diretor de uma produtora de séries de TV, analista de investimentos da Votorantim Novos Negócios e consultor de estratégia para Serviços Financeiros e Varejo do The Boston Consulting Group (BCG) em São Paulo, Lisboa e Madrid. Foi membro do conselho de administração da iSystems e Bematech. Atualmente é consultor de estratégia e governança para empresas de pequeno e médio porte e sênior advisor para gestores de investimentos e empresas investidas por fundos de investimento. Também é consultor-voluntário do Instituo de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI no Sergipe e Conselheiro da Artemisia.

    Administrador de empresas pela EASP-FGV e MBA pela Chicago Booth School of Business (The University of Chicago). Foi Diretor e Head da área de Novos Negócios em Private Equity do Pátria Investimentos onde foi responsável por identificar e desenvolver idéias de investimento e liderar o time de investimento para execução das aquisições de empresas em novos setores de atuação dos fundos. Foi diretor de relações com investidores e de desenvolvimento corporativo da TIVIT – empresa de terceirização de tecnologia, tendo sido responsável pelo planejamento estratégico, aquisições de empresas, marketing e comunicação interna. Também foi sócio-diretor de uma produtora de séries de TV, analista de investimentos da Votorantim Novos Negócios e consultor de estratégia para Serviços Financeiros e Varejo do The Boston Consulting Group (BCG) em São Paulo, Lisboa e Madrid. Foi membro do conselho de administração da iSystems e Bematech. Atualmente é consultor de estratégia e governança para empresas de pequeno e médio porte e sênior advisor para gestores de investimentos e empresas investidas por fundos de investimento. Também é consultor-voluntário do Instituo de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – IPTI no Sergipe e Conselheiro da Artemisia.

  • Kelly Michel
    Kelly Michel

    Associada Fundadora da Artemisia

    Empreendedora serial com atuação há mais de 15 anos, Kelly foi pioneira no investimento e construção do setor de negócios de impacto social no Brasil, onde morou por 5 anos. É fundadora da ARTEMISIA, organização que dissemina e fomenta negócios de impacto social e cofundadora da Vox Capital, primeira gestora de investimentos de impacto do país. Além de atuar no Brasil, Kelly também criou e lidera a Potencia Ventures, organização global que possui um portfólio de investimento para o impacto em mercados emergentes de 4 continentes e é conselheira em diversas organizações internacionais. É formada em Administração de Empresas pela HEC Paris, com especialização em Empreendedorismo.

    Empreendedora serial com atuação há mais de 15 anos, Kelly foi pioneira no investimento e construção do setor de negócios de impacto social no Brasil, onde morou por 5 anos. É fundadora da ARTEMISIA, organização que dissemina e fomenta negócios de impacto social e cofundadora da Vox Capital, primeira gestora de investimentos de impacto do país. Além de atuar no Brasil, Kelly também criou e lidera a Potencia Ventures, organização global que possui um portfólio de investimento para o impacto em mercados emergentes de 4 continentes e é conselheira em diversas organizações internacionais. É formada em Administração de Empresas pela HEC Paris, com especialização em Empreendedorismo.

  • Marco Belda
    Marco Belda

    Conselho Consultivo

    Fundador da GPS – Global Portfolio Estrategists, uma das primeiras empresas de Wealth Management do Brasil. Após cerca de 20 anos e com ativos na ordem de R$ 45 bi, vendeu a empresa para o banco Suíço Julius Baer. Antes de empreender, trabalhava na GE Capital como diretor da área de Structure Finance e Capital Markets para a América Latina. Marco iniciou sua carreira profissional no Banco Citibank onde trabalhou por 5 anos e outros 7 anos no ING Bank dos quais 3,5 anos em NY, sempre atuando nas áreas de Corporate Finance e Investment Banking. Marco é Graduado em Economia com especialização no exterior junto à Stanford University. Atualmente está empreendendo no segmento imobiliário e é Conselheiro de dois grupos nacionais.

    Fundador da GPS – Global Portfolio Estrategists, uma das primeiras empresas de Wealth Management do Brasil. Após cerca de 20 anos e com ativos na ordem de R$ 45 bi, vendeu a empresa para o banco Suíço Julius Baer. Antes de empreender, trabalhava na GE Capital como diretor da área de Structure Finance e Capital Markets para a América Latina. Marco iniciou sua carreira profissional no Banco Citibank onde trabalhou por 5 anos e outros 7 anos no ING Bank dos quais 3,5 anos em NY, sempre atuando nas áreas de Corporate Finance e Investment Banking. Marco é Graduado em Economia com especialização no exterior junto à Stanford University. Atualmente está empreendendo no segmento imobiliário e é Conselheiro de dois grupos nacionais.

  • Maria Rita Spina Bueno
    Maria Rita Spina Bueno

    Conselho Fiscal

    Maria Rita Spina Bueno é diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, atuando com o desenvolvimento de startups e a aproximação entre empreendedores e investidores anjo como meio de alavancar o potencial do mercado brasileiro de investimento e empreendedorismo de inovação. Sua atividade profissional sempre esteve ligada a gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela FFLCH-USP.

    Maria Rita Spina Bueno é diretora executiva da Anjos do Brasil e fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo, atuando com o desenvolvimento de startups e a aproximação entre empreendedores e investidores anjo como meio de alavancar o potencial do mercado brasileiro de investimento e empreendedorismo de inovação. Sua atividade profissional sempre esteve ligada a gestão de empresas e de projetos, com foco em implementar soluções nas áreas financeira, de recursos humanos e operações. Graduada e Mestre em filosofia pela FFLCH-USP.

  • Maure Pessanha
    Maure Pessanha

    Presidente do Conselho Deliberativo

    Maure Pessanha é presidente do Conselho da Artemisia, organização que atua desde 2007. Também atua nos Conselhos do Instituto C e da Sempre FEA. É formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com especialização em Avaliação de Programas Sociais pela Universidade de São Paulo. Foi aluna bolsista na Universidade de Harvard em 2004, onde cursou Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social. Maure atua com empreendedorismo social desde o ano 2000. Antes de atuar na Artemisia, trabalhou no Centro de Competência para Empreendedores Sociais Ashoka-McKinsey. Possui uma coluna semanal no jornal O Estado de S. Paulo| Estadão PME, na qual escreve sobre negócios de impacto social e ambiental.

    Maure Pessanha é presidente do Conselho da Artemisia, organização que atua desde 2007. Também atua nos Conselhos do Instituto C e da Sempre FEA. É formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com especialização em Avaliação de Programas Sociais pela Universidade de São Paulo. Foi aluna bolsista na Universidade de Harvard em 2004, onde cursou Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social. Maure atua com empreendedorismo social desde o ano 2000. Antes de atuar na Artemisia, trabalhou no Centro de Competência para Empreendedores Sociais Ashoka-McKinsey. Possui uma coluna semanal no jornal O Estado de S. Paulo| Estadão PME, na qual escreve sobre negócios de impacto social e ambiental.

  • Vivianne Naigeborin
    Vivianne Naigeborin

    Conselho Consultivo

    Pioneira na criação do campo de negócios de impacto no Brasil trabalha com empreendedorismo social há 20 anos. Atualmente é Diretora-superintendente da Fundação Arymax. De 2007 a 2019 foi Assessora Estratégica da Potencia Ventures, tendo apoiado a criação de iniciativas-chave no país como Artemisia, Vox Capital, Impact Hub e Polo ANDE Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs). Integrou o grupo criador do primeiro MBA brasileiro de Gestão em Negócios Socioambientais. De 2000 a 2007 trabalhou na Ashoka, como Diretora Internacional de Parcerias Estratégicas e de Integração da América Latina. Coordenou duas publicações pioneiras sobre negócios sociais: Empreendimentos Sociais Sustentáveis – como elaborar planos de negócio para organizações sociais (2003) e Negócios Sociais Sustentáveis (2006). Também foi coautora do livro Negócios com Impacto Social (2014). Em 2014 foi selecionada pela Universidade de Yale como Yale World Fellow.

    Pioneira na criação do campo de negócios de impacto no Brasil trabalha com empreendedorismo social há 20 anos. Atualmente é Diretora-superintendente da Fundação Arymax. De 2007 a 2019 foi Assessora Estratégica da Potencia Ventures, tendo apoiado a criação de iniciativas-chave no país como Artemisia, Vox Capital, Impact Hub e Polo ANDE Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs). Integrou o grupo criador do primeiro MBA brasileiro de Gestão em Negócios Socioambientais. De 2000 a 2007 trabalhou na Ashoka, como Diretora Internacional de Parcerias Estratégicas e de Integração da América Latina. Coordenou duas publicações pioneiras sobre negócios sociais: Empreendimentos Sociais Sustentáveis – como elaborar planos de negócio para organizações sociais (2003) e Negócios Sociais Sustentáveis (2006). Também foi coautora do livro Negócios com Impacto Social (2014). Em 2014 foi selecionada pela Universidade de Yale como Yale World Fellow.

Mentores

Renato Migrone
Renato Migrone
Accenture
Larissa Oliveira
Larissa Oliveira
Resultados Digitais
Marcelo Rocha (DJ Bola)
Marcelo Rocha (DJ Bola)
A Banca
Cassia Monteiro
Cassia Monteiro
Bynd
Fernanda de Oliveira
Fernanda de Oliveira
Garimpo UX
Gilberto Ribeiro
Gilberto Ribeiro
Vox Capital
Vivianne Naigeborin
Vivianne Naigeborin
Potencia Ventures
Marcelo Nakagawa
Marcelo Nakagawa
Insper / FAPESP
Luciana Aguiar
Luciana Aguiar
PNUD
Edgard Barki
Edgard Barki
FGV
Heloisa Mesquita
Heloisa Mesquita
Diferente Consultoria de Educação
Fabio Deboni
Fabio Deboni
CIAT
Helena Hasselman
Helena Hasselman
Thiago Rached
Thiago Rached
Letrus
Ana Flávia Castro
Ana Flávia Castro
Paulo Purchio
Paulo Purchio
Lifemed
Emily Feenstra
Emily Feenstra
Omyidiar Network
Ewaldo Russo
Ewaldo Russo
Grupo Fleury
Cristiana Assumpção
Cristiana Assumpção
Leonardo Teixeira
Leonardo Teixeira
Blue Whale Investimentos
Adriana Friedmann
Adriana Friedmann
Mapa da Infância Brasileira
Eduardo Marino
Eduardo Marino
FMCSV
Flávia Doria
Flávia Doria
Instituto Alana
Alvaro Cruz
Alvaro Cruz
Positivo
Williane Vieira
Williane Vieira
The HEINEKEN Company
Erik Cavalcante
Erik Cavalcante
Vox Capital
Kim Machlup
Kim Machlup
GV Angels
Haroldo Torres
Haroldo Torres
Din4mo
Denis Nakahara
Denis Nakahara
MOV Investimentos
Jefferson Santos
Jefferson Santos
Marco Gorini
Marco Gorini
Din4mo
Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
Derraik & Menezes
Rafael Visconti
Rafael Visconti
Rodrigo Brito
Rodrigo Brito
Instituto Coca-Cola
Valmir Pereira
Valmir Pereira
Mind Lab
Bruno Mahfuz
Bruno Mahfuz
Guia de Rodas

Nossa gestão

Prezamos pela transparência na gestão administrativa e financeira

Por isso, realizamos auditorias externas e independentes. Em 2021, a Artemisia passou pela auditoria da BDO RCS Auditores Independentes e foi considerada adequada em todos os aspectos relevantes de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

O Certificado de Gestão e Transparência é uma atestado independente, concedido pelo Instituto Doar às organizações que comprovam sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência do Terceiro Setor (PGT). O certificado tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras.



Em 2018, 2019 e 2020, integramos a lista das 100 Melhores ONGs do Instituto Doar. Ficamos honrados em receber este selo que reconhece o nosso trabalho pela eficiência, qualidade de gestão, transparência e boa governança - critérios de avaliação do prêmio.

ONGS

Apoie nossa causa!

Nosso trabalho só é possível por meio do apoio de pessoas e parceiros que acreditam em nossa causa e querem apoiar a construção de um país com iguais oportunidades para todos.