fbpx

Cheap replica rolex watches UK shop offers top-end Rolex copies to men and women. Buy top Swiss fake Rolex watches for fast shipping.

Busca por inovação abre espaço para negócios de impacto na saúde

Postado em 10 janeiro 2022

Complementar, qualificar e oferecer acesso à oferta de saúde pública são temas urgentes no Brasil. Com a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais evidente a necessidade de trazer soluções inovadoras para o setor, especialmente na atenção primária — porta de acesso da população nos cuidados à saúde.

Uma coalizão firmada entre as organizações que são referência nos respectivos setores de atuação, incluindo a Artemisia, parte do profundo conhecimento das necessidades e dores dos atores envolvidos — gestores públicos, empreendedores de impacto social e população brasileira — para atuar na potencialização dos ativos necessários para avançarmos em direção à melhoria da qualidade da saúde pública.

Hoje, temos uma maior clareza sobre a necessidade de inovar e acelerar as transformações na saúde pública do Brasil. A Atenção Primária à Saúde (APS), por exemplo, é o acesso da população aos cuidados iniciais, sendo responsável por suprir de 80% a 90% das necessidades de atendimento médico de um indivíduo ao longo da vida, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-Brasil). Em síntese, isso ocorre por possuir uma oferta abrangente de serviços que vão da promoção básica de saúde e prevenção ao monitoramento de doenças crônicas e cuidados paliativos.

Por conhecer a população ao redor das unidades, tornou-se o nível que apresenta maior rapidez na resposta às mudanças econômicas, tecnológicas e demográficas que podem impactar no bem-estar das pessoas. É eficaz tanto ao lidar com causas e riscos à saúde quanto em responder aos desafios emergentes que podem ameaçar o futuro da população. Portanto, a APS exige soluções inovadoras que podem ser oferecidas pelos empreendedores e pelas empreendedoras de impacto social.

Elenco, abaixo, as principais oportunidades para o desenvolvimento dos negócios de impacto com foco na saúde:

1. Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças: soluções que possam promover conteúdos educativos e informativos sobre saúde, a adoção de um estilo de vida saudável e/ou incentivar o tratamento e a prevenção de doenças comuns, como obesidade, tabagismo e outras DCNT.

2. Diagnóstico Precoce: tecnologias que auxiliem no diagnóstico dos pacientes, de maneira mais rápida, barata e efetiva; soluções que possam sensibilizar e educar para o autoexame não excluindo a necessidade de acompanhamento profissional; e ferramentas que permitam a realização de avaliação preliminar via telediagnóstico.

3. Suporte à Saúde: soluções que permitam o acompanhamento e monitoramento do paciente a distância por meios digitais; e tecnologias que estimulem a realização apropriada do tratamento.

4. Gestão da Rotina de Trabalho: soluções que facilitem a rotina das equipes da APS, auxiliando no aumento da produtividade, nos cuidados com a saúde mental, na gestão das consultas e na melhoria na gestão de conhecimento; soluções que apoiem o gestor na liderança das equipes, dos espaços e projetos.

5. Gestão de Dados e Geração de Informação para Tomada de Decisão: soluções que auxiliem na coleta, no tratamento e na utilização dos dados da APS para predições epidemiológicas, realização de mapeamentos diversos, rastreabilidade da jornada/satisfação dos pacientes e promoção da otimização da gestão financeira.

6. Linhas de Treinamentos dos Profissionais: soluções inovadoras de treinamento, que possam entregar conteúdos de maneira rápida e eficiente; tecnologias que apoiem novos profissionais, permitindo a troca de conhecimento e o aprimoramento da execução dos protocolos.

Por último, reforço que, em um futuro muito próximo, teremos um problema enorme para resolver que está associado à falta de cuidados preventivos de várias doenças. Ou seja, teremos um gap gigantesco no atendimento a enfermidades cujos tratamentos foram negligenciados durante a pandemia — e esse cenário demandará soluções desenvolvidas por negócios de impacto social, sobretudo voltadas à qualificação dos profissionais da saúde. Haverá um mercado enorme e com muitas oportunidades para que os empreendedores sociais colaborem com a melhoria do atendimento da saúde pública.

Maure Pessanha é empreendedora e presidente do Conselho da Artemisia. Texto publicado originalmente no Blog do Empreendedor — Estadão PME.