Apesar de ser uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo, a Amazônia enfrenta grandes e diversos desafios relacionados ao Desenvolvimento Sustentável: Cerca de 400 mil famílias vivem e dependem da floresta, que se vê ameaçada pelo desenvolvimento econômico não-sustentável da região; na saúde, a oferta de médicos proporcional à população é o menor do país e a baixa escolaridade; os empreendedores da Amazônia são penalizados pelas grandes distâncias, gargalos de logística e dificuldades no acesso a capital, entre outros.
Entendendo que a Amazônia é um lugar único e de extrema importância para o mundo e para a produção sustentável de diversas cadeias produtivas, a Coca-Cola convidou a Artemisia para correalizar o #theboatchallenge dentro da Coca-Cola Open Up, plataforma de inovação e empreendedorismo social da empresa, com o objetivo de potencializar startups que desenvolvam iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioambiental da região. O programa proporcionou a imersão de empreendedores com soluções relacionadas à água, agricultura sustentável, sociobiodiversidade, empreendedorismo e saúde/bem-estar junto a mentores e especialistas em empreendedorismo e impacto, criando um ecossistema de inovação social em um barco no Rio Amazonas.
(Fontes: IPAM, Ipea, GEM, Endeavor)
“Quando buscamos uma parceria estratégica na Coca-Cola Brasil, procuramos alguém que compartilhe dos nossos valores e visão sobre o mundo e que também tenha expertises complementares a nossa. A Artemisia embarcou nos nossos sonhos e nos ajudou a abrir o olhar para as Startups de Impacto Social; sempre com um cuidado muito especial e uma entrega muito consistente.”
Pedro Massa, Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola
Mais sobre o programa | https://artemisia.org.br/cocacolaup/