Educação e
empregabilidade
andam lado a lado

e entendemos ser preciso apoiar negócios
de impacto social que possam dar acesso
a iguais oportunidades a todos e todas

Buscamos
soluções
inovadoras

que queiram apoiar o desenvolvimento e
qualificação de pessoas em situação
de vulnerabilidade econômica ou ampliar
o acesso a melhores oportunidades de emprego.

Tenha sua
startup
impulsionada

em um programa gratuito de
aceleração de curto prazo
e com possibilidade de receber
capital semente de até R$ 20 mil.

Inscrições encerradas

O PROGRAMA

O Artemisia Lab Educação e Empregabilidade é um programa gratuito de aceleração de curto prazo que irá impulsionar negócios de impacto social com soluções inovadoras focadas nestes dois setores.

Serão selecionadas até 20 startups em estágio inicial para uma jornada de 5 semanas. O programa conta com workshops presenciais e encontros online, tendo como base a metodologia exclusiva de aceleração da Artemisia – organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil. O programa conta com o apoio da Potencia Ventures e colaboração da Fundação ARYMAX.

Por que Educação e
Empregabilidade
juntas?

Entendemos que educação e empregabilidade são temáticas complementares, que caminham lado a lado e devem ser vistas de forma integrada. Ao dar acesso à educação de qualidade - desde a primeira infância até a vida adulta - é possível reduzir as desigualdades e quebrar ciclo de pobreza, ampliando o acesso a melhores oportunidades de emprego que tragam mais qualidade de vida.

[desafios]

A falta de acesso à educação de qualidade é um dos grandes desafios que enfrentamos hoje em nossa sociedade. Sem iguais oportunidades de educação, não é possível competir de forma justa por empregos promissores. Junto a isso, o desemprego em épocas de instabilidade econômica afeta, majoritariamente, aqueles com menor nível de escolaridade.

Do outro lado, vemos despontar um novo mercado de trabalho com o surgimento de vagas alinhadas às novas tecnologias, que demandam profissionais com diferentes habilidades. Tais capacitações ainda não são acessíveis para população de baixa renda e a grupos vulneráveis, o que gera um mercado de trabalho pouco inclusivo e diverso. Frente a esse cenário, acreditamos que negócios inovadores podem trazer acesso e iguais oportunidades a todos e todas.

EDUCAÇÃO NÃO TEM SIDO PARA TODOS
EDUCAÇÃO NÃO TEM SIDO PARA TODOS
No Brasil, 2,46 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos estão fora da escola (Todos pela Educação | 2017). Mais da metade da população, 52%, não tem diploma do ensino médio e apenas 17% chega ao ensino superior (OCDE, 2018). E ainda, três em cada dez brasileiros são considerados analfabetos funcionais (Inaf 2018).
FALTA DE EDUCAÇÃO PERPETUA A POBREZA
FALTA DE EDUCAÇÃO PERPETUA A POBREZA
Filhos de pais de baixa renda têm mais chances de frequentar uma escola de baixa qualidade, o que limita as opções futuras de trabalho, sobrando-lhes empregos de baixa remuneração. Isso perpetua o ciclo de pobreza: estima-se que são necessárias 9 gerações para que os descendentes de um brasileiro entre os 10% mais pobres atinjam o nível médio de rendimento do país.
MENOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, MENOS RENDA
MENOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, MENOS RENDA
Os estudantes brasileiros estão entre os mais ansiosos e inseguros do mundo e os que menos sabem trabalhar em equipe (OCDE). A falta de habilidades socioemocionais, como resiliência e relacionamento interpessoal, tem efeitos negativos na renda e no desempenho profissional e não é compensada pelas habilidades cognitivas.
VAGAS X PROFISSIONAIS QUALIFICADOS
VAGAS X PROFISSIONAIS QUALIFICADOS
Estima-se que mais de 100 mil vagas de emprego ligadas à tecnologia não são preenchidas no Brasil por falta de profissionais qualificados (IDC Brasil, 2018). Há poucos cursos sobre o tema realmente acessíveis, sobretudo para os jovens de baixa renda e aos grupos vulneráveis que vivem nas periferias das cidades, o que dificulta a inserção no mercado de tecnologia.
DESEMPREGO E DESALENTO
DESEMPREGO E DESALENTO
13,4 milhões de brasileiros estão desempregados e chega a 4,8 milhões o número de pessoas que desistiram de procurar emprego por acreditarem que não conseguiriam ser contratadas. (IBGE | 2019)
BAIXA INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO MERCADO
BAIXA INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO MERCADO
Apenas 13,6% dos quadros executivos são compostos por mulheres e 4,7% por negros entre as 500 maiores empresas brasileiras (BID e Instituto Ethos | 2016). Esse cenário de baixa inclusão no mercado de trabalho se repete para outros grupos, como pessoas com deficiência, idosos, LGBTQ+, entre outros.

O QUE BUSCAMOS

Procuramos startups inovadoras e escaláveis com soluções acessíveis que possam apoiar o desenvolvimento e qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica para estarem mais preparadas e/ou ampliar seu acesso e conexão a oportunidades promissoras de emprego que tragam qualidade de vida. Confira os principais temas que iremos apoiar no programa:

PARA QUEM É

Empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil com soluções inovadoras em educação ou empregabilidade que trabalhem para qualificar pessoas ou ampliar seu acesso e conexão com oportunidades de emprego.

Toda metodologia foi planejada para potencializar negócios que já tenham seus protótipos desenvolvidos, em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios, e que tenham potencial e intencionalidade de gerar impacto social positivo.

Confira os critérios de seleção:

#1

IMPACTO SOCIAL

Negócios que ofereçam produtos/serviços que atuem em educação ou empregabilidade, com foco no impacto positivo a públicos vulneráveis e de baixa renda.

#2

PERFIL DO(A)
EMPREENDEDOR(A)
E EQUIPE

Empreendedores(as) com intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver equipe consistente.

#3

POTENCIAL DE ESCALA

Modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções que possam ser escaláveis e com potencial de atender milhares de pessoas da população de baixa renda.

#4

ESTÁGIO DE MATURIDADE

Startups com protótipo ou produto/serviço já desenvolvido em fase de validação da proposta de valor e modelo de negócios.

#5

POTENCIAL DE INOVAÇÃO

Capacidade de entregar soluções inovadoras ligadas à temática para melhoria de qualidade de vida da população de baixa renda.

Acreditamos que a mudança só acontece quando todos e todas fazem parte da solução, e por isso, buscamos diversidade em nosso programa. Empreendedores(as) de diferentes regiões, raças, credos, gêneros e orientação sexual são bem-vindos(as) em nosso processo seletivo.

inscrições encerradas

POR QUE PARTICIPAR?

As startups selecionadas terão acesso à curadoria de ferramentas e conteúdos, conexão com outros(as) empreendedores(as) dos setores e mentorias com especialistas em negócio, impacto social, educação e empregabilidade.

Ao final do programa, os(as) participantes terão maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio para que avancem no desenvolvimento de aspectos fundamentais e estejam mais preparados (as) para crescer e gerar impacto social.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

inscrições encerradas

CRONOGRAMA

  • Inscrições

    até 5 de agosto

  • Aviso aos
    selecionados

    03 de setembro

  • Workshops #1

    24 e 25 de setembro

  • Encontros
    online

    outubro

  • Workshop #2

    29 e 30 de outubro

  • Acompanhamento
    individual aos
    destaques do programa

    novembro/19 a fevereiro/20

REALIZAÇÃO

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população de baixa renda, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já acelerou mais de 150 negócios de impacto social no Brasil e capacitou outros 300 em seus diferentes programas. Só nos últimos 8 anos já apoiou 57 negócios nos setores de Educação e Empregabilidade.

Apoio

A Potencia Ventures é um fundo de investimento de impacto focado em modelos de negócios que melhoram a vida das pessoas de baixa renda. Em 2002, Kelly Michel fundou a Potencia Ventures para apoiar iniciativas que promovem e constroem fortes ecossistemas de empreendedorismo em mercados emergentes. Em 2009, lançou uma carteira de investimentos de impacto com foco nos setores de educação e empregabilidade. A Potencia Ventures trabalha com a Occam Advisors, uma empresa de consultoria de investimentos com sede em Portland, Oregon, para identificar, executar e administrar investimentos em fundos e negócios individuais.

Colaboração

Criada em 1990, a Fundação ARYMAX é uma entidade sem fins lucrativos que mobiliza recursos privados para o desenvolvimento e fortalecimento de pessoas, iniciativas e instituições da sociedade brasileira. Ao longo de quase três décadas, a Fundação já apoiou mais de 200 organizações, contribuindo efetivamente para a consolidação de diversos projetos relevantes no Brasil. Em 2019, a Fundação realizou uma grande mudança em sua estratégia de atuação. Visando garantir maior impacto e maior eficácia na aplicação de seus recursos, definiu como seu novo foco de atuação a causa da Inclusão Produtiva, passando a apoiar inciativas dedicadas à inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no universo de trabalho, contribuindo também para aumentar o nível de produtividade no país.

FAQ

É um programa de aceleração de curto prazo desenvolvido pela Artemisia para impulsionar negócios de impacto social que estejam em estágio inicial. Tem por objetivo apoiar os(as) empreendedores(as) a avançarem em um curto período de tempo, fortalecerem seus modelos de negócio e ampliarem as possibilidades de geração de impacto social. Sua metodologia exclusiva é pensada para os principais desafios do início da jornada empreendedora.


O programa conta com edições temáticas realizadas com apoio de organizações referências em suas áreas de atuação. Tem como foco o fortalecimento de negócios em setores críticos ou regiões geográficas em que o número de iniciativas ainda é incipiente, frente aos desafios de nossa sociedade. A intenção é que no médio/longo prazo estes negócios apoiados estejam fortalecidos, podendo assim, escalar suas soluções e impactar milhares de brasileiros e brasileiras.

Basta preencher o formulário de inscrição até o dia 5 de agosto de 2019, com o máximo de informações sobre seu negócio. Após a avaliação dos inscritos, o resultado será enviado por e-mail pela equipe Artemisia até 3 de setembro de 2019. Para garantir a vaga no programa, os(as) empreendedores(as) selecionados(as) deverão confirmar a participação até 24 horas após o envio do resultado oficial.

Sim. O Artemisia Lab é focado em empreendedores(as) que tenham produtos/serviços em desenvolvimento ou já lançados no mercado. Buscamos startups em estágio inicial que tenham, no mínimo, protótipo em fase de testes, até produto/serviço já rodando que estejam validando proposta de valor e modelo de negócio. Exceções serão avaliadas caso a caso.

A inscrição do negócio deve ser feita apenas uma vez, sendo importante incluir no formulário informações sobre os(as) sócios(as). Caso o negócio seja selecionado, poderão participar até 2 empreendedores(as) de cada negócio nas formações presenciais.

Este não é um critério que será avaliado pela nossa equipe de Busca & Seleção de Negócios. Para este momento, acreditamos ser mais importante analisar se o(a) empreendedor(a) tem intencionalidade de gerar impacto positivo, se sua solução resolve uma dor real e pode se tornar um modelo de negócio robusto e lucrativo, entre outros critérios do programa.

Não. Caso ainda não fature, apenas é preciso estar em busca ou já testando um modelo de negócio sustentável para a sua solução de impacto.

A participação no Artemisia Lab é gratuita e totalmente equity free (sem participação societária). Em contrapartida, os(as) empreendedores(as) participantes devem enviar indicadores internos de seus negócios para monitoramento da Artemisia pós programa. O objetivo da ação é acompanhar seu desenvolvimento após passagem pelo programa. Custos de transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos participantes.

Os encontros presenciais acontecem em São Paulo/SP, nos dias 24 e 25 de setembro e 29 e 30 de outubro. O local será divulgado aos selecionados(as). É essencial a disponibilidade de pelo menos um(a) representante do negócio para participar de todos os dias de formação presencial.

Não! Os encontros presenciais acontecem em São Paulo/SP, mas buscamos empreendedores e empreendedoras de todo o Brasil. Lembrando apenas que é essencial a disponibilidade de pelo menos um(a) representante do negócio para participar de todos os dias de formação presencial.

Até 3 negócios que se estacarem no processo poderão receber um capital semente de até 20 mil reais cada e terão o acompanhamento individualizado com equipe Artemisia por mais três meses.

Até 3 negócios que se destacarem ao longo do processo poderão receber um capital semente de até 20 mil reais cada. O programa não oferece investimento nos negócios participantes.

Temos uma metodologia própria, diferente de qualquer outro programa de aceleração de curto prazo. Por isso, não temos restrições caso você já tenha sido acelerado(a) antes.

Não há previsão de edições em diferentes cidades nesse momento.

[conteúdos]

#5 Dicas para mandar bem nas inscrições para programas de aceleração

Aplicativo de impacto social capacita jovens para o mercado de trabalho

Como gerar inclusão e diversidade reais no mercado de trabalho na era digital

Por que a diversidade importa nas contratações

Primeira infância norteia empreendedorismo transformador

Startup cria robôs que ajudam na mudança de hábitos, da educação às finanças

Combate a doenças crônicas não transmissíveis vira alvo de negócios de impacto social

[compartilhe]