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#5 Dicas para mandar bem nas inscrições para programas de aceleração

Postado em 26 abril 2018

Desde 2004, analisamos negócios para nossos programas de apoio a empreendedores(as). Anualmente olhamos para mais de 1.000 negócios por aqui. Com tantas análises nessa trajetória, sistematizamos quais são as informações essenciais para um bom formulário de inscrição e queremos compartilhar com todos(as).

Sabemos que não é fácil colocar em palavras tudo que os(as) empreendedores(as) estão realizando — é uma tarefa que requer tempo e dedicação! Então, para você que é empreendedor(a) de impacto e tem vontade de fazer parte de um processo de aceleração, aqui vai uma mãozinha nossa para mandar uma super inscrição:

#1 SEJA CLARO(A)

Tente expressar suas ideias de maneira clara e objetiva. É importante que você consiga mostrar quem é você e o que você está fazendo de forma clara. Uma dica é ler sua resposta para uma pessoa totalmente diferente e checar se ela entendeu o que você quis dizer.

Uma das primeiras coisas que os avaliadores fazem é entender o que sua empresa está fazendo ou quer fazer. Por isso, não utilize um discurso pronto, com jargões de marketing ou frases vagas do tipo “iremos transformar como o homem trabalha com tecnologia ou iremos transformar o jeito das pessoas serem atendidas”. Tente nos oferecer informações baseadas em fatos reais, de forma pragmática, na essência do que seu produto ou serviço vai realmente oferecer.

#2 MOSTRE QUE O PROBLEMA ESTÁ RELACIONADO À SUA SOLUÇÃO

Na descrição do problema da sociedade que seu produto/serviço propõe resolver, seja específico(a). Não foque apenas em mostrar o tamanho do problema, lembre também de mostrar o impacto no indivíduo, na vida das pessoas e/ou de seus usuários.

Forneça informações e argumentos que realmente dialogam com sua solução. Não adianta trazer um embasamento de uma problemática que não dialoga diretamente com a solução que você propõe. Essas informações têm que ser pareadas. E se você embasar suas respostas com dados, lembre de citar as fontes dessa informação.

#3 SEJA ESPECÍFICO(A)

É muito comum os(as) candidatos(as) utilizarem frases muito genéricas para mostrar todo o potencial de sua solução. No entanto, percebemos que nas inscrições ou até mesmo em apresentações dos(as) empreendedores(as), discursos ou falas muito amplas e genéricas fazem a audiência perder o interesse muito facilmente.

Para que possamos entender melhor todos os aspectos do seu negócio, seja específico(a). Você pode mostrar todo o potencial e impacto da sua solução no futuro, mas cuidado para não parecer muito ingênuo(a).

#4 MOSTRE QUEM É VOCÊ

Um ponto importante no processo de avaliação é entender melhor quem são as pessoas envolvidas na empresa e seu comprometimento. Se tiver algo interessante sobre sua história de vida, conte pra gente!

Para nós é muito importante uma equipe consistente, que mostre que tem as competências e a paixão para executar o que está sendo proposto. Lembre-se: mais importante do que uma boa ideia é um ótimo time. Muitos investidores dizem que “mais vale uma ideia B num time A, do que uma ideia A num time B”.

#5 SEJA VERDADEIRO(A)

Se ao longo da inscrição tiver algo que você não saiba, não se preocupe! É preferível dizer que você não sabe, que inventar ou desistir de participar do processo seletivo. Buscamos pessoas transparentes e autenticas. Não existe resposta certa, existe a resposta que melhor apresente você e o que você está fazendo.

 

Falando em inscrição:

Estamos sempre buscando novos negócios e empreendedores(as) para nossa rede. Se você tem interesse em participar de algum dos nossos programas de aceleração, mande sua inscrição AQUI. Fique também de olho em nossos perfis nas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Instagram), pois constantemente abrimos novos processos seletivos para programas setoriais (Artemisia Lab).

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