Artemisia

Edital busca solução inovadora de economia circular e dá até R$ 100 mil a negócio de impacto

Programa vai selecionar um negócio socioambiental que receberá a verba para realização de um projeto-piloto

A Organização das Nações Unidas aponta que mais de 2 bilhões de toneladas de lixo são geradas, por ano, no mundo. O dado integra o relatório “Perspectiva Global de gestão de resíduos 2024″ (Global Waste Management Outlook), que chama a atenção para a falta de medidas eficazes destinadas a combater o problema.

A estimativa do levantamento é que podemos chegar à marca de 3,8 bilhões de toneladas de resíduos produzidos globalmente até 2050. Esse panorama mostra o imperativo de mudarmos os hábitos de consumo e fomentarmos uma nova visão para a gestão de resíduos sólidos. Essa temática, inclusive, dialoga com negócios de impacto socioambientais focados em soluções inovadoras de Economia Circular.

Esse é o tema de uma iniciativa de O Boticário. O edital Resíduo Extinto, resultado de um programa de inovação aberta, vai selecionar um negócio de impacto socioambiental com foco em Economia Circular.

O programa de aceleração tem por foco o impacto socioambiental positivo. Foto: Divulgação/Leo Canabarro

A proposta é escolher uma solução voltada à redução e circularidade (tecnologias inovadoras que evitem desperdício, incentivem o reaproveitamento e/ou evitem o consumo de novos insumos naturais na cadeira produtiva); recolhimento (negócios de logística reversa para a coleta de materiais pós-consumo, com modelos operacionais mais inteligentes para uma gestão de resíduos mais eficaz e eficiente); ou reciclagem (aplicar novas tecnologias para reciclagem e/ou descontaminante/despoluente de materiais que são difíceis de reciclar por serem caros e/ou laboriosos de processar) para receber até R$ 100 mil destinado à realização de um projeto-piloto.

Conduzida em parceria com a Artemisia, a ação integra o projeto Extinto, movimento criado pela marca de beleza para ampliar a conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos e a preservação ambiental. As inscrições estão abertas pelo site para negócios e startups de impacto com alto potencial de crescimento; em estágio de operação, tração ou escala; e com empreendedores e equipe dotados de experiência sólida e comprometidos com o impacto socioambiental positivo.

Vale ressaltar que o Brasil já conta com muitos empreendedores e empreendedoras que lideram negócios com enorme potencial de endereçar soluções para os grandes desafios sociais e ambientais do país. Apoiar essa geração de negócios e as soluções inovadoras que eles desenvolvem é fundamental para fortalecermos e impulsionarmos o crescimento dessas empresas e as transformações na ponta. Um dos caminhos para a criação de uma aliança de apoio é a inovação aberta, que reúne grandes empresas e organizações em prol da criação de mecanismos para identificar, dar suporte e alavancar as inovações.

Você tem interesse em saber mais sobre reciclagem, impacto socioambiental e pensa em empreender ou investir no setor?
Confira na íntegra a nossa Tese de Impacto Socioambiental em Reciclagem! A análise setorial investiga os principais desafios da reciclagem no Brasil e aponta caminhos e oportunidades para que negócios de impacto possam contribuir para acelerar mudanças necessárias dentro do tema. Faça o download gratuito AQUI.

Confira também:

Quero fazer uma doação

via Chave Pix

via QR Code

O que são negócios de impacto?

São empresas que oferecem, de forma clara e intencional, soluções para endereçar um problema social e/ou ambiental por meio de sua atividade principal.

Atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca sustentabilidade financeira, e se comprometem a medir o impacto que geram.

Em resumo, os negócios de impacto seguem os seguintes critérios:

  • Intencionalidade de resolução de um problema social e/ou ambiental 
  • A solução de impacto é a atividade principal do negócio
  • Busca de retorno financeiro, operando pela lógica de mercado
  • Têm compromisso com monitoramento do impacto gerado.

Entre em Contato

Quer saber mais ou tirar alguma dúvida?

Mande um e-mail para nós:

Assessoria de Imprensa: