Diversos estudos apontam que a Primeira Infância (que vai dos 0 aos 6 anos) é uma das fases mais importantes para o desenvolvimento humano. Nesta fase da vida, as bases cognitivas são estabelecidas e a qualidade dos cuidados e estímulos recebidos determinam competências e comportamentos que influenciam todo o futuro desta pessoa. Infelizmente, a desigualdade brasileira é um dos obstáculos para o desenvolvimento pleno na Primeira Infância, e consequentemente da nossa sociedade. Crianças de famílias de baixa renda não possuem acesso à serviços básicos de qualidade que possibilitem condições justas de desenvolvimento, capazes de proporcionar uma vida futura mais próspera e digna.
Frente à necessidade de oferecer oportunidades de desenvolvimento para todos, a Artemisia convidou a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a Danone Early Life Nutrition e o Instituto Alana, organizações referência nesta temática, para correalizar uma iniciativa de desenvolvimento de uma indústria de negócios de impacto social para a Primeira Infância focado no público de baixa renda. A primeira edição do Artemisia Lab em Primeira Infância, realizada em 2015, foi o primeiro passo prático de fomento e mapeamento de negócios de impacto na temática, o que permitiu um melhor entendimento deste ecossistema setorial. Já a segunda edição em 2016 foi focada na aceleração do desenvolvimento da nova geração de negócios de impacto com soluções em Primeira Infância, trabalhando com startups com protótipos já desenvolvidos e em fase de testes no mercado.
“A parceria com a Artemisia e no Artemisia Lab Primeira Infância agregou muito a nossa causa. Possibilitou a identificação e ativação de uma nova geração de empreendedores no campo dos negócios de impacto Social e sobretudo no surgimento novas soluções para a Primeira Infância.”
Eduardo Marino, Gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
“A parceria com a Artemisia vem, ao longo desses dois anos, contribuindo para o fomento de iniciativas de impacto social desenvolvidas para a primeira infância/primeiros mil dias, o que nos deixa extremamente satisfeitos. Sabemos que este caminho da conscientização é contínuo. Porém, acreditamos que quando percorrido em conjunto com parceiros como Artemísia, os resultados são ainda mais rápidos e efetivos.“
Karina Barros, gerente de Healthcare Nutrition Science da Danone
“A equipe do Instituto Alana teve uma grande satisfação em firmar uma parceria estratégica com a Artemisia e com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal – organizações que têm conhecimentos diversificados e complementares para ajudar a fomentar o ecossistema como um todo, olhando para a Primeira Infância”
Flávia Dória, diretora de inovação do Instituto Alana
*Confira o estudo aqui