Programa vai selecionar um negócio socioambiental que receberá a verba para realização de um projeto-piloto
A Organização das Nações Unidas aponta que mais de 2 bilhões de toneladas de lixo são geradas, por ano, no mundo. O dado integra o relatório “Perspectiva Global de gestão de resíduos 2024″ (Global Waste Management Outlook), que chama a atenção para a falta de medidas eficazes destinadas a combater o problema.
A estimativa do levantamento é que podemos chegar à marca de 3,8 bilhões de toneladas de resíduos produzidos globalmente até 2050. Esse panorama mostra o imperativo de mudarmos os hábitos de consumo e fomentarmos uma nova visão para a gestão de resíduos sólidos. Essa temática, inclusive, dialoga com negócios de impacto socioambientais focados em soluções inovadoras de Economia Circular.
Esse é o tema de uma iniciativa de O Boticário. O edital Resíduo Extinto, resultado de um programa de inovação aberta, vai selecionar um negócio de impacto socioambiental com foco em Economia Circular.
A proposta é escolher uma solução voltada à redução e circularidade (tecnologias inovadoras que evitem desperdício, incentivem o reaproveitamento e/ou evitem o consumo de novos insumos naturais na cadeira produtiva); recolhimento (negócios de logística reversa para a coleta de materiais pós-consumo, com modelos operacionais mais inteligentes para uma gestão de resíduos mais eficaz e eficiente); ou reciclagem (aplicar novas tecnologias para reciclagem e/ou descontaminante/despoluente de materiais que são difíceis de reciclar por serem caros e/ou laboriosos de processar) para receber até R$ 100 mil destinado à realização de um projeto-piloto.
Conduzida em parceria com a Artemisia, a ação integra o projeto Extinto, movimento criado pela marca de beleza para ampliar a conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos e a preservação ambiental. As inscrições estão abertas pelo site para negócios e startups de impacto com alto potencial de crescimento; em estágio de operação, tração ou escala; e com empreendedores e equipe dotados de experiência sólida e comprometidos com o impacto socioambiental positivo.
Vale ressaltar que o Brasil já conta com muitos empreendedores e empreendedoras que lideram negócios com enorme potencial de endereçar soluções para os grandes desafios sociais e ambientais do país. Apoiar essa geração de negócios e as soluções inovadoras que eles desenvolvem é fundamental para fortalecermos e impulsionarmos o crescimento dessas empresas e as transformações na ponta. Um dos caminhos para a criação de uma aliança de apoio é a inovação aberta, que reúne grandes empresas e organizações em prol da criação de mecanismos para identificar, dar suporte e alavancar as inovações.
- Maure Pessanha é empreendedora e presidente do Conselho da Artemisia. Texto publicado originalmente do Blog do Empreendedor — Estadão PME.
Você tem interesse em saber mais sobre reciclagem, impacto socioambiental e pensa em empreender ou investir no setor?
Confira na íntegra a nossa Tese de Impacto Socioambiental em Reciclagem! A análise setorial investiga os principais desafios da reciclagem no Brasil e aponta caminhos e oportunidades para que negócios de impacto possam contribuir para acelerar mudanças necessárias dentro do tema. Faça o download gratuito AQUI.