Ao olharmos para os diferentes pontos da cadeia da alimentação no Brasil, vemos que o pequeno agricultor familiar e o consumidor de menor renda são os elos mais vulneráveis. A 1agricultura familiar é responsável por 70% da alimentação dos brasileiros , mas por outro lado a incidência da pobreza é predominante nas áreas rurais, dois terços dos estabelecimentos da agricultura familiar possuem renda de até um salário mínimo. Na perspectiva do consumidor, apesar do número de domicílios em situação de insegurança alimentar continuar caindo, ainda existem cerca de 2 52 milhões de brasileiros sem acesso diário à comida de qualidade e na quantidade satisfatória; em contrapartida, 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas no país por dia.
Acreditamos que alimentação é um setor estruturante, que está estreitamente ligado à melhoria da qualidade de vida e da saúde da população brasileira de menor renda, e que soluções inovadoras e escaláveis que enderecem os desafios relacionados aos diferentes elos da cadeia podem transformar o setor, trazendo benefícios para as populações mais vulneráveis e para o meio ambiente. Com base nesta visão, a Artemisia e a Fundação Cargill se uniram para viabilizar a “Tese de Impacto Social em Alimentação” um estudo inédito que reúne informações relevantes sobre os desafios enfrentados na temática pela população de baixa renda no Brasil e pelo setor; e aponta quais são as oportunidades para o desenvolvimento de negócios de impacto social que possam contribuir de forma positiva à sociedade.
*1 Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2015 | 2 IBGE
“Essa parceria reforça nossa crença em impacto social. Como alimentação não é ciência exata abraçamos uma gama de abordagens disruptivas para a promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível. Esse é o nosso propósito em conjunto com Artemisia impulsionando-o positivamente.”
Alice Damasceno, gerente da Fundação Cargill
Veja na íntegra o estudo que realizamos com apoio da Fundação Cargill e conheça as oportunidades para desenvolver negócios de impacto que façam parte da resolução dos desafios no tema.