fbpx

Cheap replica rolex watches UK shop offers top-end Rolex copies to men and women. Buy top Swiss fake Rolex watches for fast shipping.

Solução de energia solar para comunidades conquista prêmio da Universidade Stanford

Postado em 27 julho 2022

Revolusolar foi uma das vencedoras do prêmio Global Energy Heroes 2022, concedido pela Universidade Stanford. Com uma solução que leva energia a comunidades de baixa renda, o negócio de impacto foi uma das três organizações de destaque, em um total de 44 participantes de cinco continentes.

Em 2020, os empreendedores Eduardo Avila e Juan Cuervo já tinham conquistado o reconhecimento Jovens Campeões da Terra, da Organização das Nações Unidas (ONU), e foram finalistas da Global Innovation Lab for Climate Finance, do Climate Policy Iniciative. Segundo Avila, diretor executivo da Revolusolar, o prêmio equivalente a R$ 100 mil será investido no fortalecimento institucional e para financiar a expansão nacional.

Fundada em 2015 como um projeto-piloto, a Revolusolar criou a primeira cooperativa de energia solar em favelas do Brasil — a Cooperativa Percília e Lúcio de Energias Renováveis, gerida pelos próprios moradores da Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro. A iniciativa beneficia 35 famílias do Morro da Babilônia e do Chapéu Mangueira com uma redução média de 30% na conta de luz.

Em 2022, o negócio de impacto socioambiental iniciou as atividades no centro do Rio de Janeiro com a instalação de placas solares no Circo Crescer e Viver — instituição com atuação social e cultural em comunidades na região e que oferece formação profissional em instalação de energia solar para moradores das comunidades atendidas.

O impacto social e ambiental gerado pela Revolusolar é muito relevante não apenas pelo acesso que promove à energia para populações em situação de vulnerabilidade social como também pelo potencial de gerar empregos. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a indústria de energias solar e eólica tem potencial, no Brasil, de gerar mais de 1,2 milhão de novos empregos e reduzir em 28 toneladas a emissão de gases do efeito estufa.

Maure Pessanha é empreendedora e presidente do Conselho da Artemisia. Texto publicado originalmente no Blog do Empreendedor — Estadão PME.

Você é empreendedor(a) de um negócio que gera impacto positivo?

Pensando nos desafios que os(as) empreendedores(as) enfrentam para mensurar o impacto de suas soluções, nós da Artemisia nos juntamos à Agenda Brasil do Futuro e à Move Social para lançar o Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social, disponível para download gratuito AQUI.