Artemisia

Pesquisa aponta urgência em se combater desigualdades entre empreendedores de impacto

1. Os negócios de impacto no Brasil têm uma escala de impacto relevante na sociedade e atuam fortemente, beneficiando grupos de desfavorecidos — em especial, famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, mulheres, jovens, crianças e minorias étnicas.

2. Há um bom nível de satisfação com o próprio trabalho, mas isso não é realidade entre os empreendedores e empreendedoras negras e das periferias.

3. Os empreendedores sociais — em especial, os das periferias — ressentem-se da pouca ajuda do Estado, das empresas e do terceiro setor. Ainda assim, as parcerias com os dois últimos são muito relevantes, sobretudo, para o acesso a recursos.

4. Os resultados da pesquisa evidenciam que o apoio a esse ecossistema é ainda relevante para que os empreendedores sociais possam ter um melhor equilíbrio financeiro e inovarem de forma sistêmica.

 

Confira também:

Quero fazer uma doação

via Chave Pix

via QR Code

O que são negócios de impacto?

São empresas que oferecem, de forma clara e intencional, soluções para endereçar um problema social e/ou ambiental por meio de sua atividade principal.

Atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca sustentabilidade financeira, e se comprometem a medir o impacto que geram.

Em resumo, os negócios de impacto seguem os seguintes critérios:

  • Intencionalidade de resolução de um problema social e/ou ambiental 
  • A solução de impacto é a atividade principal do negócio
  • Busca de retorno financeiro, operando pela lógica de mercado
  • Têm compromisso com monitoramento do impacto gerado.

Entre em Contato

Quer saber mais ou tirar alguma dúvida?

Mande um e-mail para nós:

Assessoria de Imprensa: