Artemisia

Negócio democratiza acesso à educação financeira para mudar realidades

A cidadania financeira é um tema de suma importância no combate à desigualdade. Atrelada a um contexto amplo de inclusão financeira, de proteção ao consumidor de serviços financeiros e com a participação do cidadão no diálogo sobre o sistema financeiro, ela dialoga com a disseminação de informações qualificadas para que as pessoas tomem melhores decisões de como lidar com o dinheiro no cotidiano. Além disso, endereça a complexidade do planejamento familiar no Brasil.

Análise do Plano CDE aponta que a variação de renda das famílias brasileiras pode ser de até 600% entre os meses, considerando as rendas fixa e variáveis. Um negócio de impacto social tem atuado com o objetivo de democratizar o acesso à educação financeira, sobretudo entre a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Fundada por Bia Santos e Marden Rodrigues em 2016, a Barkus Educacional busca compartilhar não só conhecimentos: oferece suporte no desenvolvimento de comportamentos financeiros mais saudáveis. Para isso, uma das ferramentas utilizadas é Iara — um bot humanizado que ensina finanças pessoais por meio de trilhas de aprendizagem individuais e personalizadas ministradas pelo WhatsApp.

Na prática, o apoio tem a missão de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos à medida que aprimora a relação deles com o dinheiro. O tema da educação financeira surgiu na vida dos fundadores depois de uma pesquisa que fizeram no Ensino Médio, em 2012. Anos depois, os jovens perceberam que ter acesso a esse conhecimento foi essencial para melhorarem de vida.

Essa percepção inspirou a criação da edtech. Hoje, com mais de 45 mil pessoas atendidas, o negócio de impacto social utiliza metodologias autorais e, com o apoio da tecnologia, cria soluções educacionais que fomentam novas atitudes, novos conhecimentos e comportamentos financeiros mais saudáveis em jovens e adultos.

O desafio enfrentado por empreendedores no País também é objeto dos conteúdos segmentados em finanças pessoais, investimentos, empreendedorismo, business e lifestyle.

Maure Pessanha é empreendedora e presidente do Conselho da Artemisia. Texto publicado originalmente no Blog do Empreendedor — Estadão PME.

Você pensa em empreender no setor de Serviços Financeiros para gerar impacto positivo em nossa sociedade? Conheça nossa Tese de Impacto Social em Serviços Financeiros — estudo que criamos em parceria com Aspen Network of Development Entrepreneurs e MetLife Foundationque analisa os principais desafios enfrentados pela população de baixa renda e aponta as oportunidades para quem pensa em criar um negócio de impacto social no setor. Faça o download gratuito AQUI.

 

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O que são negócios de impacto?

São empresas que oferecem, de forma clara e intencional, soluções para endereçar um problema social e/ou ambiental por meio de sua atividade principal.

Atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca sustentabilidade financeira, e se comprometem a medir o impacto que geram.

Em resumo, os negócios de impacto seguem os seguintes critérios:

  • Intencionalidade de resolução de um problema social e/ou ambiental 
  • A solução de impacto é a atividade principal do negócio
  • Busca de retorno financeiro, operando pela lógica de mercado
  • Têm compromisso com monitoramento do impacto gerado.

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