fbpx

Iniciativas dos negócios de impacto em tempos de coronavírus

Postado em 20 março 2020

Ações coletivas de todos os setores da nossa sociedade são fundamentais para reduzir os impactos da crise do COVID-19 que estamos enfrentando.

Diversos negócios de impacto da rede Artemisia estão se mobilizando para oferecer informações e serviços para esse momento. Aqui você vai conhecer iniciativas voltadas à saúde, educação, empregabilidade, engajamento cívico, alimentação e primeira infância.

Apoie a divulgação dessas iniciativas para que mais pessoas possam saber a respeito! Compartilhe este link nas suas redes e vamos juntos!

*atualizado em 29/04/20


#ENGAJAMENTO CÍVICO

Colab e Epitrack

O Brasil Sem Corona é um movimento que nasce para ajudar a barrar o coronavírus no Brasil. Tem o objetivo de diminuir a disseminação do vírus nas cidades, mapeando os casos de COVID-19 e as regiões com risco de surtos, para ajudar as equipes de saúde das prefeituras e governos estaduais e federal a combater o coronavírus. Para participar deste movimento sem sair de casa, baixe o aplicativo do Colab no seu celular (disponível para Android e IOS) e responda ao questionário.

Simbiose Social
Responsável pela principal plataforma tecnológica do setor de incentivos fiscais no Brasil, a  lançou o, uma seleção de projetos que buscam sobreviver em meio à  e minimizar os efeitos negativos da crise econômica e de saúde.

#SAÚDE

Caren.app

O negócio desenvolveu um  (COVID-19). Pessoas que estão com sintomas da doença podem acessar a solução gratuitamente e fazer a autoavaliação do seu estado de saúde.

Dersalis

Estudos mostram que a vigilância eficaz é um dos pré-requisitos para o bloqueio de fontes de infecção. Pensando na pandemia do coronavírus, a startup de saúde Dersalis desenvolveu um conteúdo que explica, de forma prática, a atuação do novo vírus no organismo e  da saúde da população nesse momento de pandemia.

ISGame

A ISGAME, escola de desenvolvimento de games que opera com o curso presencial Cérebro Ativo para o público 50+, preparou uma programação semanal com  para alunos(as) e não alunos(as) da rede. Também está disponibilizando treinamento para o público , um jogo para celular que exercita o cérebro dos maduros.

neuroUP

Frente aos diversos desafios de saúde, a startup de impacto neuroUP lançou o neuroUP Home. O programa facilita o acesso a tecnologias para o tratamento em casa de tensões dos músculos do corpo, que podem ser causada pelo estresse ou por alterações biomecânicas. Permite também o acompanhamento à distância e a remuneração de profissionais de saúde. Se você tem interesse em ter acesso como paciente. Já se você é profissional da saúde, 

SaveLivez

O número de doações de sangue estão sendo afetadas pelo coronavírus. Para ajudar os bancos de sangue e a população, a startup criou a .

Vitalk

 do aplicativo para que todos(as) possam se cuidar na quarentena. Além de conteúdos sobre ansiedade, estresse e desânimo, a Vitalk tem um programa feito para este momento de pandemia com conversas interativas para tirar dúvidas sobre o COVID-19, checagem de sintomas, orientações e também suporte para se manter saudável durante o distanciamento social.

Aplicativo Android:
Aplicativo para Iphone:

VidaClass

O negócio de impacto está oferecendo consulta médica virtual. , é possível se consultar com um médico ou enfermeiro de plantão para ter uma primeira avaliação de sintomas de COVID-19.

Vittude

A startup criou uma série de em tempos de isolamento social; está ; e ainda lançou a iniciativa  que oferece 50 minutos de apoio psicológico por R$20.

#EDUCAÇÃO

AgendaEdu + Letrus

Para apoiar escolas e alunos(as) durante a suspensão das aulas,  versões de suas plataformas para que escolas possam seguir com suas rotinas pedagógicas com o apoio de ferramentas digitais. O intuito é que com as ferramentas à disposição, as rotinas diárias realizadas presencialmente nas escolas sofram o menor impacto possível, evitando que sejam causados grandes danos ao calendário escolar.

ChatClass

Para ajudar a população enfrentar o isolamento devido ao coronavírus, a ChatClass está oferecendo gratuitamente sua  para todo o Brasil.

DataEduc

Durante o período de suspensão das aulas devido ao COVID-19, a DataEduc está oferecendo gratuitamente para as escolas de ensino fundamental e médio o acesso a sua 

Geekie

Com o objetivo de colaborar com os(as) alunos(as) do país nesse período de suspensão das aulas para que não interrompam seus estudos, o negócio está  O Geekie Games é uma plataforma de preparação para o ENEM que ajuda estudantes a chegarem até o ensino superior. Além disso, o negócio preparou um e ferramentas digitais para a aprendizagem a distância em tempos de COVID-19.

Mundo 4D

Neste período de isolamento, o Mundo4D está  do curso de Tecnologia Criativa para serem realizadas em casa pelas crianças, sob supervisão de algum adulto.

#EMPREGABILIDADE

JOBECAM

Plataforma de empregos e entrevistas gravadas para processos de seleção mais eficientes e justos está com um  para que empresas possam realizar processos seletivos de maneira remota. Para hospitais, o serviço está sendo oferecido . Para candidatos(as), a utilização da plataforma já é gratuita.

PrograMaria

Com o objetivo de contribuir com o isolamento social do público feminino, a startup de impacto PrograMaria, com o apoio da Intel, lançou o  — jornada online e gratuita de conteúdos sobre inteligência artificial exclusiva para mulheres. A iniciativa vai acontecer de 4 a 15 de maio — e está com as 

TAQE

O negócio preparou um conteúdo com dicas e ferramentas para os(as)  nesse período de isolamento social devido ao coronavírus (COVID-19).

#TECNOLOGIA ASSISTIVA

Hand Talk

O negócio está disponibilizando  para deixar mais acessíveis para os surdos os portais que estão noticiando a pandemia. Se você é responsável por um deles, basta enviar um e-mail para  indicando o endereço do seu portal para avaliação. Também produziram um , em Libras, de como prevenir a transmissão do COVID-19.

#ALIMENTAÇÃO

duLocal

A startup criou a , força-tarefa que amplia a área de entrega dos pratos durante o período de isolamento social. O objetivo da iniciativa é  que preparam as refeições e ainda incentivar as pessoas a se alimentarem bem, consumindo pratos 100% vegetais e livres de agrotóxicos.

Eats For You

Por meio da iniciativa , o negócio de impacto Eats For You está em busca de pessoas que possam adquirir kits de marmitas, apoiando assim a geração de renda para as famílias que estão na base de produção do negócio e levando refeições de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Pé de Feijão

O negócio lançou o serviço de assessoria remota para apoiar  durante esse período de isolamento social.

#CRIANÇAS E ADOLESCENTES

CanalBloom
O CanalBloom, negócio de impacto voltado para a primeira infância, com o objetivo de apoiar gestores(as) a trazer mais bem-estar ao trabalho remoto de milhares de famílias. O guia mostra como dar , trazendo um novo olhar para a parentalidade dentro das empresas.

LiveLab
, liderada pela, é um game 100% online no qual jovens de 12 a 25 anos colaboram com soluções para combater o coronavírus sem sair de casa. A iniciativa, além de contribuir com a sociedade frente à pandemia, desenvolve os jovens em aspectos pessoais, sociais e profissionais.

PlayMove
A PlayMove, negócio de impacto focado na primeira infância, desenvolveu diversos conteúdos sobre como passar pelo isolamento social de forma leve e divertida com os(as) pequenos(as).  e .

TempoJunto

Para apoiar os pais que estão com as crianças em casa pela suspensão das aulas, o ’, com brincadeiras e atividades para pais e filhos(as) realizarem dentro de casa.

#FINTECHS

Blu365

O negócio listou  nesse momento de crise do coronavírus, entre elas, medidas práticas de instituições e poder público para tentar frear o impacto da pandemia no bolso das pessoas.

#MOBILIDADE

EuVô

A Eu Vô lançou a campanha , uma iniciativa de voluntariado para acompanhamento à distância de pessoas 60+ e/ou com mobilidade reduzida. A startup de impacto está em busca de gerontólogos(as), psicólogos(as) e pessoas interessadas em doar seu tempo para conversar e trocar receitas que possam se tornar voluntários(as) da iniciativa.  se você se interessa por essa ação nesse momento de isolamento social ou se quer ser um(a) voluntário(a).

#MEIO AMBIENTE

so+ma
Para promover e reconhecer boas atitudes, o negócio de impacto abriu espaço nas suas redes sociais para compartilhar iniciativas positivas. Faça parte do movimento postando sua boa atitude com a hashtag 

Esse é um conteúdo vivo que será constantemente atualizado. Acompanhe!


Você é empreendedor(a) de impacto e tem alguma iniciativa para esse momento? Envie pra gente pelo email artemisia@artemisia.org.br