fbpx

Como empreendedores(as) podem lidar com a crise do coronavírus?

Postado em 19 March 2020

Queridos(as) empreendedores(as),

Separamos aqui alguns links que podem ser úteis para vocês e suas equipes nesse momento em que enfrentamos o coronavírus (COVID-19).

Estamos confiantes que, com as medidas adequadas e precaução de todos(as), conseguiremos evitar um agravamento dessa pandemia, que afeta mais fortemente as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, por terem seu poder de escolha limitado em termos de acesso à saúde.

Vamos juntos!

Equipe Artemisia

— — —

#1 Disseminação de orientações oficiais à sua equipe

Nesse momento, as empresas têm enorme responsabilidade e podem adotar medidas importantes, tanto no combate à propagação do vírus, quando no compartilhamento de informações de credibilidade. Aqui você pode conferir as orientações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação da doença, que podem ser repassadas para suas equipes. Incentivamos o repasse de informações de fontes oficiais e a verificação do que será transmitido, para evitar a disseminação de fake news.

#2 Trabalho remoto para reduzir a propagação

O home office é um dos caminhos contra maiores contaminações do vírus. Pensando nesse formato de trabalho — que pode ser novo para boa parte dos empreendedores(as) — dividimos aqui uma lista com 5 dicas para implementar o home office e manter a produtividade da equipe, feita pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Obs: Toda nossa equipe da Artemisia já está trabalhando remotamente desde segunda, 16 de março, até novo aviso. Caso precisem entrar em contato conosco, pedimos que nos acessem via e-mail (não estaremos acessíveis pelo telefone fixo do escritório).

#3 Ir ou não ir ao hospital?

O Ministério da Saúde lançou o app Coronavírus-SUS com o objetivo de conscientizar a população sobre o COVID-19. Em caso de suspeita de infecção, o cidadão ou cidadã pode conferir se os sintomas são compatíveis com o do Coronavírus, e caso seja, será instruído(a) e encaminhado(a) para a unidade de saúde básica mais próxima. Basta fazer o download do app:

#4 Importância da saúde mental

Epidemias podem provocar ansiedade e estresse, principalmente quando não se tem total conhecimento sobre a doença (como é o caso da infecção pelo novo coronavírus). Esse tipo de situação pode abalar a saúde mental da equipe. Pensando nisso, compartilhamos aqui as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para preservar o bem-estar durante a pandemia. (Versão original em inglês aqui)

#5 Como conduzir a empresa frente à essa crise?

Dado os diferentes níveis de preparação nas empresas, esse momento mostra a importância em se preparar para crises futuras e extrair o que foi possível de aprendizado até o momento. A Harvard Business Review elencou 12 lições que as empresas devem aplicar nesse cenário. (Versão original em inglês aqui)

#6 Implicações da pandemia para os negócios

McKinsey conversou com centenas de empresas em todo o mundo sobre os desafios do COVID-19 e compilou uma visão sobre os principais fluxos de trabalho e como os negócios estão respondendo frente a esse cenário. (Versão original em inglês aqui).

#7 Perguntas que todo(a) CEO de startup ou pequena empresa precisa fazer agora

Steve Blank — empreendedor em série do Vale do Silício — acaba de soltar uma análise com reflexões de como operar em um momento de incerteza e quais as estratégias de sobrevivência para um momento como este. (Versão original em inglês aqui)

#8 Inscrições para startups com soluções para o combate ao coronavírus

Comissão Europeia criou um fundo emergencial de 164 milhões de euros para apoiar startups do mundo todo que tenham soluções para combater a crise do coronavírus. Estão recebendo inscrições de até quarta-feira (18/03). Para se inscrever, a startup precisa ter algum tipo de parceria com empresas ou instituições na União Europeia. Se você tem uma solução ou oportunidade real para ajudar combater, monitoriar ou atenuar os efeitos do coronavírus, vale conferir os detalhes da iniciativa.

#9 Apoio financeiro às pequenas empresas

Facebook acaba de anunciar que irá abrir um fundo de US$ 100 milhões para ajudar pequenas empresas que foram impactadas pela pandemia de coronavírus. O plano deverá ajudar até 30 mil empresas ao redor do mundo em mais de 30 países. O dinheiro pode ajudar empresas a pagarem a folha salarial, aluguéis e outros custos operacionais. Ainda não há data anunciada para a abertura das inscrições no programa, mas a previsão é que aconteça dentro das próximas semanas. Acompanhe por aqui.

#10 Planejamento e medidas preventivas para pequenas empresas

O Facebook está disponibilizando ferramentas para ajudar empreendedores(as) no gerenciamento e planejamento de suas empresa em tempos desafiadores como este. No link, é possivel acessar um Kit de Ferramentas de Prevenção e um Guia de Ações Rápidas.

#11 Atitudes para reduzir os impactos

O Governo de São Paulo listou as 5 principais atitudes para empreendedores(as) tomarem em tempo de coronavírus: orientar para prevenção, cuidar das pessoas, reduzir os impactos, planejar e aprender.

#12 Os impactos legais

O escritório Pinheiro Neto Advogados resumiu alguns dos impactos legais do Covid-19 e sugestões de possíveis medidas mitigadoras nas diversas áreas do Direito, que podem ser interessantes para seus negócios.