Artemisia

Economia Verde: as oportunidades de empreender negócios de impacto socioambiental em reciclagem (parte II)

[:pt]Levantamento aponta caminhos para inovação na reciclagem, de olho em eficiência e sustentabilidade

Oportunidade #8Soluções inovadoras para recuperação de resíduos eletrônicos

Entre as soluções propostas por essa oitava oportunidade, destaque para as que oferecem coleta (transporte ou pontos fixos), logística e descarte adequado do lixo eletrônico de residências, condomínios e empresas; as que realizam correta separação ou aproveitamento do resíduo eletrônico para revenda ou descarte correto; e as que desenvolvem produtos a partir dos resíduos eletrônicos ou da matéria-prima reciclada.

Oportunidade #9 | Soluções inovadoras para reciclagem de resíduos da construção civil e demolição

Entre as soluções bem-vindas, destaque para as que realizam a cadeia do início ao fim da logística reversa dos resíduos da construção civil (geração, transporte, separação/reciclagem e destinação correta) para diminuição desses descartes em aterros; e as que realizam o reaproveitamento de resíduos por meio de doação ou revenda a baixo custo para a reutilização. Entre as empresas que atuam dentro da oportunidade está a LandApp.

Oportunidade #10 | Moda responsável e sustentável a partir da reciclagem de resíduos têxteis

A oportunidade fala sobre novos produtos criados com resíduos têxteis descartados, com uma lógica de lixo zero e dando possibilidade de aumento de renda para as pessoas; e as que fomentem a circularidade de acessórios e peças de vestuário que virariam resíduos, por meio de brechós on-line, doações, entre outros.

Oportunidade #11 | Facilitação de compostagem para pequenos e grandes geradores

O destaque da oportunidade são empresas que oferecem ao consumidor a possibilidade de dar a destinação correta ao resíduo orgânico (por meio da compostagem, de serviços ou produtos); as que realizam a compostagem de resíduos orgânicos e criam produtos ecológicos a partir do processo; e que ofereçam o serviço de compostagem para grandes geradores (condomínios ou indústria) com maior presença da tecnologia.

Oportunidade #12 | Rastreabilidade e logística reversa eficiente

Entre as soluções bem-vindas, destaque para as que utilizam tecnologia (blockchain, por exemplo) para a rastreabilidade dos resíduos desde a geração, o transporte, a separação/reciclagem e destinação correta ou reaproveitamento; as tecnológicas que possibilitem a geração e gestão de dados de todo o processo de logística reversa para a criação de relatórios e documentos necessários (demandados pela legislação); as que ofereçam uma certificação ambiental de logística reversa adequada; e soluções que utilizem uma rede de cooperativas ou de catadores existentes para compor a cadeia de logística reversa.

Oportunidade #13 | Gestão e transparência de governos municipais

A última oportunidade mapeada pela Tese destaca as iniciativas capazes de engajar o cidadão no sistema de logística reversa de resíduos (recicláveis ou não), que tragam melhorias para a coleta seletiva; as que ofereçam tecnologias capazes de melhorar a gestão do início ao fim da cadeia da logística reversa de resíduos nos municípios, gerando transparência de dados e ferramentas para a melhoria de estratégias e políticas públicas; soluções que ofereçam melhorias nas estratégias de gestão e finanças do município — a fim de liberar espaço para um olhar mais voltado à reciclagem, à logística reversa e a outros elementos importantes na cadeia; e as que aprimorem as informações de reciclagem nos municípios e que facilitem a pesquisa de dados referentes à Economia Circular por parte da sociedade em geral.

  • Maure Pessanha é empreendedora e presidente do Conselho da Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil. Texto publicado originalmente do Blog do Empreendedor — Estadão PME.

[:]

Confira também: