Como um empreendedor pode atestar o impacto social que se propõe a gerar com sua solução? Essa é uma das questões presentes no cotidiano de empreendedores de impacto social, sobretudo os que estão em busca de recursos. Isso porque os investidores usam métricas de avaliação para uma série de propósitos — tomar decisões de investimento, identificar e mitigar riscos, capturar o valor agregado em longo prazo e acompanhar o investimento para garantir que os objetivos sociais e financeiros sejam cumpridos.
As métricas também ajudam a melhorar o modelo de negócio e atestam o impacto causado pela empresa. Tudo isso contribui para aumentar a transparência com todos os públicos interessados; por outro lado, são inúmeros os desafios para implementar um sistema de métricas. Medir o impacto tem um alto custo e demanda uma série de competências e recursos humanos difíceis de conseguir. Com a premissa de unir lucro à transformação social, a comprovação da efetividade e sustentabilidade do negócio é fundamental para conquistar investidores e aprimorar a atuação no que diz respeito à geração de impacto positivo. Diante desse desafio para o empreendedor de impacto, a Artemisia se juntou à Agenda Brasil do Futuro e à Move Social para lançar o Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social, disponível para download gratuito.
O guia prático traz conceitos importantes na avaliação de negócios de impacto social e o passo a passo para essa medição. Com um texto simples e explicativo, aborda cada item com casos concretos, vídeos, websites, dicas de leitura e exercícios de brainstorming — que ampliam a compreensão da equipe e mostram como conduzir a mensuração adequada a cada estágio da startup e área de atuação.
A proposta é oferecer suporte ao empreendedor de impacto social para que pense sobre os principais conceitos de avaliação do impacto social do negócio; como criar uma cultura de avaliação interna e externa; como conduzir e quais instrumentos; metodologias e métricas; e quais armadilhas evitar. Um guia que ajudará o empreendedor e a equipe a construir uma solução customizada; totalmente voltada ao negócio e ao propósito que espera com essa mensuração.
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Como um empreendedor pode atestar o impacto social que se propõe a gerar com sua solução? Essa é uma das questões presentes no cotidiano de empreendedores de impacto social, sobretudo os que estão em busca de recursos. Isso porque os investidores usam métricas de avaliação para uma série de propósitos — tomar decisões de investimento, identificar e mitigar riscos, capturar o valor agregado em longo prazo e acompanhar o investimento para garantir que os objetivos sociais e financeiros sejam cumpridos.
As métricas também ajudam a melhorar o modelo de negócio e atestam o impacto causado pela empresa. Tudo isso contribui para aumentar a transparência com todos os públicos interessados; por outro lado, são inúmeros os desafios para implementar um sistema de métricas. Medir o impacto tem um alto custo e demanda uma série de competências e recursos humanos difíceis de conseguir. Com a premissa de unir lucro à transformação social, a comprovação da efetividade e sustentabilidade do negócio é fundamental para conquistar investidores e aprimorar a atuação no que diz respeito à geração de impacto positivo. Diante desse desafio para o empreendedor de impacto, a Artemisia se juntou à Agenda Brasil do Futuro e à Move Social para lançar o Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social, disponível para download gratuito.
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A proposta é oferecer suporte ao empreendedor de impacto social para que pense sobre os principais conceitos de avaliação do impacto social do negócio; como criar uma cultura de avaliação interna e externa; como conduzir e quais instrumentos; metodologias e métricas; e quais armadilhas evitar. Um guia que ajudará o empreendedor e a equipe a construir uma solução customizada; totalmente voltada ao negócio e ao propósito que espera com essa mensuração.