fbpx

Cheap replica rolex watches UK shop offers top-end Rolex copies to men and women. Buy top Swiss fake Rolex watches for fast shipping.

As empreendedoras — mulheres — são a força motriz da transformação social

Postado em 10 março 2021

Existem muitas contribuições femininas no ecossistema de negócios de impacto social. Vejo isso todos os dias e tenho exemplos plurais e concretos dessa força da mulher na construção de uma nova forma de empreender. Uma das histórias de potência foi escrita dentro da própria organização que dirijo.

Há 15 anos, a Artemisia nascia de um incômodo de uma jovem mulher norte-americana com as desigualdades sociais do Brasil. Kelly Michel questionava como poderíamos, como sociedade, construir novas narrativas condizentes com uma jornada mais justa e igualitária e que garantisse a toda cidadã e todo cidadão as liberdades fundamentais para acessar as oportunidades de educação, saúde e moradia em prol da mobilidade social.

A leitura de mundo que Kelly compartilhava, nesse momento, estava em plena sinergia com pensadores contemporâneos como Muhammad Yunus e Amartya Sen. Este último, Nobel de Economia em 1998, já postulava — na obra Desenvolvimento como Liberdade — que “o desenvolvimento requer que se removam as principais fontes de privação de liberdade: pobreza e tirania, carência de oportunidades econômicas e destituição social sistemática e negligência dos serviços públicos e intolerância ou interferência excessiva de Estados repressivos”.

Diante da força desse pensamento, ela reuniu um grupo de pessoas diversas, comprometidas com a mudança social, que ousou indagar se determinados modelos de negócios poderiam gerar impacto social em larga escala e, dessa forma, contribuir para melhorar a vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no País.

Cabe lembrar, inclusive, que a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram Princípios de Empoderamento das Mulheres, um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero. No quinto item está a importância de apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres.

À época da fundação da Artemisia, o Zeitgeist — espírito do tempo — preenchia-nos com a coragem e a indignação necessárias para sonhar e construir um país diferente, onde realidades de escassez poderiam ser transpostas e transformadas em abundância de oportunidades.

Longe dos clichês de jornadas heroicas, a incursão da Artemisia tem sido pontuada por acertos e erros, sobretudo, por transformações, experimentação, humildade para aprender, disposição para disseminar aprendizados e para inovar. No mês em que se celebra a luta feminina por condições igualitárias, quero agradecer a muitas mulheres que são a força motriz de um ecossistema que tem se tornado plural e diverso — o de negócios de impacto social.

Maure Pessanha é empreendedora e diretora-executiva da Artemisia. Texto publicado originalmente no Blog do Empreendedor — Estadão PME.

Ficou interessado(a) em conhecer de perto a nossa trajetória?
Acesse www.artemisia.org.br/15anos e saiba mais sobre nossos aprendizados e transformações