fbpx

Cheap replica rolex watches UK shop offers top-end Rolex copies to men and women. Buy top Swiss fake Rolex watches for fast shipping.

BNDES Garagem anuncia 25 empresas para programa de aceleração

Postado em 04 novembro 2021

No Brasil, o ecossistema de negócios de impacto socioambiental tem vivenciado, nos últimos anos, uma expansão consistente. Um dos sinais deste desenvolvimento é o apoio crescente de grandes players de diferentes setores a programas de aceleração. Uma recente iniciativa é o programa BNDES Garagem — Negócios de Impacto, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A iniciativa, conduzida em parceria com o Consórcio AWL (Artemisia, Wayra e Liga Ventures) está contribuindo para a criação e a aceleração de soluções desenhadas por empresas que atuam no desenvolvimento de produtos e serviços com retorno positivo para a sociedade e o mercado. Em essência, o programa fomenta o empreendedorismo focado em resolver problemas sociais e ambientais.

Lançado no primeiro semestre de 2021, o BNDES Garagem acaba de selecionar 25 negócios para um processo de aceleração focado em oferecer suporte necessário à validação das soluções no mercado ao longo de quatro meses.

Com 1.336 inscritos e uma abrangência nacional, metade dos empreendedores selecionados são oriundos de Nordeste, Sul e Centro-Oeste; além disso, há uma presença expressiva de mulheres na liderança dessas empresas. Na prática, esses dados mostram a expansão do empreendedorismo de impacto socioambiental por todo o País. No primeiro ciclo do programa serão acelerados 45 negócios.

A seguir, destaco as 25 empresas selecionadas, que receberão o apoio de especialistas em aceleração de startups e acesso a conteúdos sobre inovação, empreendedorismo e impacto social, além de acesso a uma rede de mentores altamente qualificados. Os participantes também contarão com serviços gratuitos ou subsidiados e conexão com potenciais parceiros públicos e privados.

Arquitetura Faz Bem: a startup realiza obras padronizadas, pensadas em escala industrial para gerar agilidade, incluindo projeto de arquitetura personalizado, todo o material de construção, equipe de obra qualificada e treinada; o serviço pode ser parcelado em 30 vezes no boleto, sem restrição de crédito a pessoas negativadas.

Bright Cities: a plataforma produz um diagnóstico completo de cidades inteligentes do município a partir de 160 indicadores globais, alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, com indicadores das ISSO — que avaliam 10 áreas de gestão urbana — e um roteiro personalizado de soluções adequadas para problemas específicos do município; a partir disso, a Bright Cities indica cidades regionais e globais de referência, tendo como base a performance das mais de 36 mil cidades incluídas na plataforma.

Caren: com um sistema de protocolos inteligentes, a Caren permite que os profissionais de saúde acompanhem toda a jornada do paciente: desde o pré-atendimento aos protocolos de pós-atendimento para o monitoramento do quadro clínico e que geram alertas em caso de piora dos pacientes; a Caren trabalha sempre para permitir a melhora nos atendimentos e na relação médico com paciente.

Central da Visão: com um atendimento acolhedor em ambiente 100% digital, a startup desenvolveu soluções integradas de tecnologia capazes de identificar médicos com muita prática cirúrgica e centro cirúrgico próprio para criar pacotes completos de cirurgia até 40% mais baratos, com pagamento parcelado no cartão de crédito.

Darsh Soluções Educativas: a empresa desenvolveu o Bobby, uma tecnologia de análise de dados que busca auxiliar gestores e professores de escolas públicas no processo de avaliação de aprendizado e tomada de decisões que a sala de aula demanda; ele possibilita uma avaliação automatizada, personalizada e inteligente, oferecendo aos alunos o melhor direcionamento possível para corrigir suas falhas e deficiências de forma individualizada e, assim, ajudar escolas públicas a melhorar o desempenho dos seus alunos desde os anos iniciais.

Eneergia | See Energy: a startup constrói soluções sustentáveis ligadas à eficiência energética por meio de um SaaS (Software as a Service, na sigla em inglês, ou software como serviço), que reúne inteligência de mercado, ferramentas de análise multicritério, avaliação de desempenho e métodos estatísticos; os dados energéticos de uma empresa são adicionados e transformados em informações numéricas que mostrarão indicadores de sustentabilidade, o nível de eficiência energética e o potencial de conservação de energia a ser desenvolvido.

Glic: uma plataforma web/mobile que conecta paciente, médico, nutricionista e gestor populacional no acompanhamento do tratamento de diabetes, integrando o app de suporte à decisão ao tratamento, WhatsApp bot para interação e coleta de dados, prontuário para prescrição eletrônica e ferramenta de inteligência de negócio (BI, na sigla em inglês) para gestão populacional.

Incentiv.me: oferece produtos e serviços para o ecossistema das leis de incentivo a fim de solucionar as dificuldades que existem tanto para as empresas quanto para os proponentes, oferecendo um serviço específico para cada um deles.

Korui Alternativas: a startup desenvolve soluções menstruais reutilizáveis que ressignificam a relação das pessoas com a natureza e o próprio corpo; é menos lixo, menos tabu, mais saúde, mais conforto e mais liberdade.

Lemobs: a startup criou o SIGELU, uma solução tecnológica composta por um conjunto de plataformas pensadas para a melhoria dos serviços públicos municipais, auxiliando no processo de transformação digital das cidades e tornando-as inteligentes, conectadas e inclusivas. A plataforma atua na fiscalização, no atendimento ao cidadão, na coleta de resíduos, nas obras, na saúde, no meio ambiente, nos direitos humanos, na educação e no companhamento nutricional de alunos de escolas públicas.

LiaMarinha: desenvolve e aplica tecnologias ecológicas e sustentáveis para melhorar a qualidade das águas; a tecnologia não utiliza produtos químicos e não demanda energia elétrica, além de oferecer simples instalação e manutenção, o que proporciona baixo custo operacional para o cliente e melhores resultados na gestão da água.

ManejeBem: trabalha com grandes empresas que desejam desenvolver comunidades agrícolas rurais. Pelo aplicativo ManejeChat fornece assistência técnica rural de qualidade diariamente (on-line e presencial), sistematicamente coletando e monitorando a melhora de dados quanto a parâmetros sociais, ambientais e agronômicos (são mais de 300 parâmetros sujeitos a serem acompanhados), traçando planejamentos estratégicos de melhoria nas comunidades.

Morada da Floresta: a startup desenvolve soluções práticas para a realização da compostagem no próprio local de geração dos resíduos (compostagem in loco), de fraldas ecológicas e soluções para menstruação sustentável, como absorventes ecológicos, coletores menstruais e calcinhas absorventes.

Movimento #EUVISTOOBEM: possibilita uma segunda chance para quem busca ressocialização com uma iniciativa que promove a produção de roupas com tecidos provenientes da reciclagem de garrafas PET e aparas de algodão dentro de duas unidades prisionais em São Paulo e em um núcleo na Vila Leopoldina; para tanto, emprega ex-detentas e outras mulheres em situação de baixa empregabilidade.

Portal de Compras Públicas: a startup é responsável por divulgar e operar as licitações de mais de 2.000 municípios brasileiros, centralizando o alerta de oportunidades de negócio e simplificando o acesso das empresas a disputas que anteriormente não seriam sequer percebidas como oportunidades.

Recigases: atua na regeneração dos fluidos para seu estado original para que possam continuar a ser utilizados por toda a vida útil dos equipamentos de refrigeração; a startup opera em todas as soluções necessárias para o recolhimento de fluidos refrigerantes, como locação de cilindros e recolhedoras.

SDW: a startup desenvolveu a Aqualuz, tecnologia destinada a resolver o problema de contaminação microbiológica da água de regiões áridas, que causa doenças de veiculação hídrica; a tecnologia funciona usando apenas luz solar para desinfectar a água de chuva e torná-la própria para consumo.

SOLOS: criada na Bahia, a startup apoia marcas na superação de desafios de negócios relacionados à economia circular por meio de soluções que facilitam o descarte sustentável das embalagens.

Stella Energia: a startup oferece assinatura on-line de energia renovável, mais barata que o custo atual da distribuidora de energia, sem investimento pelo cliente e sem fidelidade.

T&D Sustentável: a empresa desenvolveu o Sistema de Economia de Água (SEA), um modelo de gestão de recursos hídricos que atua com tecnologia e metodologia próprias, que oferece uma ampla gama de serviços relacionados à otimização do consumo interno de água, como detecção e correção de vazamentos, técnicas de padronização de consumo, capacitação do corpo laboral, implementação de sensoriamento de consumo de água, análise de perfil de consumo em tempo real e implementação de projetos de melhoria.

Telite: startup que recicla e transforma resíduos em novos produtos ecológicos e eficientes; atua na produção de telhas com 100% de material reciclado, por meio do programa de logística reversa.

TerraMares: a startup produz biofertilizantes e biomoléculas usando microalgas (cianobactérias) brasileiras; o produto é 100% nacional, criado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA).

Toti Diversidade: plataforma de ensino presencial e on-line que capacita refugiados em diversas áreas da programação, de acordo com as demandas específicas das empresas.

Troca: com um software próprio de gestão, engajamento e inclusão da diversidade, a startup ajuda as empresas a medir, sensibilizar, educar e incluir a diversidade no ambiente de forma efetiva e duradoura.

UsuCampeão: a companhia usa tecnologia para agilizar o processo da entrega das escrituras dos imóveis, por meio da Regularização Fundiária Urbana (REURB), oferecendo uma plataforma integrada até a entrega de certidão de regularização fundiária (CRF) em tempo recorde.

Maure Pessanha é empreendedora e presidente do Conselho da Artemisia. Texto publicado originalmente no Blog do Empreendedor — Estadão PME.

Você é empreendedor(a) de um negócio que gera impacto positivo?

Pensando nos desafios que os(as) empreendedores(as) enfrentam para mensurar o impacto de suas soluções, nós da Artemisia nos juntamos à Agenda Brasil do Futuro e à Move Social para lançar o Guia Prático de Avaliação para Negócios de Impacto Social, disponível para download gratuito AQUI.