A tradução literal de “bootstrap” é alça de bota – aquele pedaço de couro ou tecido que fica atrás da bota e acima do calcanhar, facilitando puxá-la com as mãos na hora de calçar. O termo “levantar a si próprio pelas alças da bota” era usado desde o século XIX para ilustrar tarefas impossíveis, como pular uma cerca alta puxando suas próprias botas com as mãos.
A metáfora de fazer o boostrapping da sua startup indica justamente esse processo auto-sustentável de alavancar a si próprio. No que diz respeito à empresas e negócios, podemos dizer que: Bootstrapping é o ato de iniciar uma empresa sem investimento externo, ou seja, usando os seus próprios recursos e pouco dinheiro.
O que isso quer dizer?
Significa que o empreendedor que inicia um novo negócio realizando Bootstrapping, não busca investimento externo no momento da criação da empresa e viabiliza tudo com seus próprios recursos.
É importante não confundir bootstrapping com “fazer um bico”, ou gerar um pequeno produto que pague as contas enquanto se materializa a proposição de valor da sua startup.
Bootstrappers costumam ser empreendedores com capacidade muito acima da média, e raramente são iniciantes. Empresas que você conhece e respeita – como Microsoft e Dell, além de muitas outras com produtos mais tradicionais – foram criadas por bootstrapping, com um grande esforço do empreendedor e seu time inicial.
Esses “bootstrappers” costumam ter um foco muito claro no cliente desde o primeiro momento, especulando menos e validando todas suas suposições – além de terem uma intuição muito forte sobre o caminho certo a seguir. Bootstrappers são quase sempre outliers, pontos fora da curva. Empreender não é para qualquer um.
Bootstrapping, muito menos. Demora-se no mínimo o dobro do tempo para se lançar uma startup dessa forma. Também pode não ser benéfico: em mercados muito dinâmicos, não vale a pena aguardar demais e deve-se buscar capital de risco para ser um first-mover; em outros casos, o empreendedor pode não ter condições financeiras de se auto-alavancar.
Mesmo assim, bootstrapping deve ser sempre a primeira tentativa do empreendedor, pois ele não precisará dar um percentual considerável da startup para terceiros.