Desde 2004, analisamos negócios para nossos programas de apoio a empreendedores(as). Anualmente olhamos para mais de 1.000 negócios por aqui. Com tantas análises nessa trajetória, sistematizamos quais são as informações essenciais para um bom formulário de inscrição e queremos compartilhar com todos(as).
Sabemos que não é fácil colocar em palavras tudo que os(as) empreendedores(as) estão realizando — é uma tarefa que requer tempo e dedicação! Então, para você que é empreendedor(a) de impacto e tem vontade de fazer parte de um processo de aceleração, aqui vai uma mãozinha nossa para mandar uma super inscrição:
#1 SEJA CLARO(A)
Tente expressar suas ideias de maneira clara e objetiva. É importante que você consiga mostrar quem é você e o que você está fazendo de forma clara. Uma dica é ler sua resposta para uma pessoa totalmente diferente e checar se ela entendeu o que você quis dizer.
Uma das primeiras coisas que os avaliadores fazem é entender o que sua empresa está fazendo ou quer fazer. Por isso, não utilize um discurso pronto, com jargões de marketing ou frases vagas do tipo “iremos transformar como o homem trabalha com tecnologia ou iremos transformar o jeito das pessoas serem atendidas”. Tente nos oferecer informações baseadas em fatos reais, de forma pragmática, na essência do que seu produto ou serviço vai realmente oferecer.
#2 MOSTRE QUE O PROBLEMA ESTÁ RELACIONADO À SUA SOLUÇÃO
Na descrição do problema da sociedade que seu produto/serviço propõe resolver, seja específico(a). Não foque apenas em mostrar o tamanho do problema, lembre também de mostrar o impacto no indivíduo, na vida das pessoas e/ou de seus usuários.
Forneça informações e argumentos que realmente dialogam com sua solução. Não adianta trazer um embasamento de uma problemática que não dialoga diretamente com a solução que você propõe. Essas informações têm que ser pareadas. E se você embasar suas respostas com dados, lembre de citar as fontes dessa informação.
#3 SEJA ESPECÍFICO(A)
É muito comum os(as) candidatos(as) utilizarem frases muito genéricas para mostrar todo o potencial de sua solução. No entanto, percebemos que nas inscrições ou até mesmo em apresentações dos(as) empreendedores(as), discursos ou falas muito amplas e genéricas fazem a audiência perder o interesse muito facilmente.
Para que possamos entender melhor todos os aspectos do seu negócio, seja específico(a). Você pode mostrar todo o potencial e impacto da sua solução no futuro, mas cuidado para não parecer muito ingênuo(a).
#4 MOSTRE QUEM É VOCÊ
Um ponto importante no processo de avaliação é entender melhor quem são as pessoas envolvidas na empresa e seu comprometimento. Se tiver algo interessante sobre sua história de vida, conte pra gente!
Para nós é muito importante uma equipe consistente, que mostre que tem as competências e a paixão para executar o que está sendo proposto. Lembre-se: mais importante do que uma boa ideia é um ótimo time. Muitos investidores dizem que “mais vale uma ideia B num time A, do que uma ideia A num time B”.
#5 SEJA VERDADEIRO(A)
Se ao longo da inscrição tiver algo que você não saiba, não se preocupe! É preferível dizer que você não sabe, que inventar ou desistir de participar do processo seletivo. Buscamos pessoas transparentes e autenticas. Não existe resposta certa, existe a resposta que melhor apresente você e o que você está fazendo.
Desde 2004, analisamos negócios para nossos programas de apoio a empreendedores(as). Anualmente olhamos para mais de 1.000 negócios por aqui. Com tantas análises nessa trajetória, sistematizamos quais são as informações essenciais para um bom formulário de inscrição e queremos compartilhar com todos(as).
Sabemos que não é fácil colocar em palavras tudo que os(as) empreendedores(as) estão realizando — é uma tarefa que requer tempo e dedicação! Então, para você que é empreendedor(a) de impacto e tem vontade de fazer parte de um processo de aceleração, aqui vai uma mãozinha nossa para mandar uma super inscrição:
#1 SEJA CLARO(A)
Tente expressar suas ideias de maneira clara e objetiva. É importante que você consiga mostrar quem é você e o que você está fazendo de forma clara. Uma dica é ler sua resposta para uma pessoa totalmente diferente e checar se ela entendeu o que você quis dizer.
Uma das primeiras coisas que os avaliadores fazem é entender o que sua empresa está fazendo ou quer fazer. Por isso, não utilize um discurso pronto, com jargões de marketing ou frases vagas do tipo “iremos transformar como o homem trabalha com tecnologia ou iremos transformar o jeito das pessoas serem atendidas”. Tente nos oferecer informações baseadas em fatos reais, de forma pragmática, na essência do que seu produto ou serviço vai realmente oferecer.
#2 MOSTRE QUE O PROBLEMA ESTÁ RELACIONADO À SUA SOLUÇÃO
Na descrição do problema da sociedade que seu produto/serviço propõe resolver, seja específico(a). Não foque apenas em mostrar o tamanho do problema, lembre também de mostrar o impacto no indivíduo, na vida das pessoas e/ou de seus usuários.
Forneça informações e argumentos que realmente dialogam com sua solução. Não adianta trazer um embasamento de uma problemática que não dialoga diretamente com a solução que você propõe. Essas informações têm que ser pareadas. E se você embasar suas respostas com dados, lembre de citar as fontes dessa informação.
#3 SEJA ESPECÍFICO(A)
É muito comum os(as) candidatos(as) utilizarem frases muito genéricas para mostrar todo o potencial de sua solução. No entanto, percebemos que nas inscrições ou até mesmo em apresentações dos(as) empreendedores(as), discursos ou falas muito amplas e genéricas fazem a audiência perder o interesse muito facilmente.
Para que possamos entender melhor todos os aspectos do seu negócio, seja específico(a). Você pode mostrar todo o potencial e impacto da sua solução no futuro, mas cuidado para não parecer muito ingênuo(a).
#4 MOSTRE QUEM É VOCÊ
Um ponto importante no processo de avaliação é entender melhor quem são as pessoas envolvidas na empresa e seu comprometimento. Se tiver algo interessante sobre sua história de vida, conte pra gente!
Para nós é muito importante uma equipe consistente, que mostre que tem as competências e a paixão para executar o que está sendo proposto. Lembre-se: mais importante do que uma boa ideia é um ótimo time. Muitos investidores dizem que “mais vale uma ideia B num time A, do que uma ideia A num time B”.
#5 SEJA VERDADEIRO(A)
Se ao longo da inscrição tiver algo que você não saiba, não se preocupe! É preferível dizer que você não sabe, que inventar ou desistir de participar do processo seletivo. Buscamos pessoas transparentes e autenticas. Não existe resposta certa, existe a resposta que melhor apresente você e o que você está fazendo.
Falando em inscrição:
As inscrições para a #Turma4 da Aceleradora Estação Hack estão abertas! Nós da Artemisia, ao lado do Facebook, buscamos empreendedores e empreendedoras que queriam ser potencializados(as) em um programa gratuito! Se você tem um negócios de impacto que apoie os profissionais do futuro e queira tornar cidades mais inclusivas e sustentáveis, FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO ATÉ DIA 3 DE JUNHO.
Fique também de olho em nossos perfis nas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Insartemisia.org.br/aceleradoraestacaohacktagram), pois constantemente abrimos novos processos seletivos.