Safaricom: Saiba como a maior operadora de telefonia móvel do Quênia criou um negócio de impacto social

Postado em 05 março 2018

Existe uma nova geração de empreendedores criativos criando startups que já nascem com um duplo objetivo: resolver um problema social e ter lucratividade.

Mas como empresas já tradicionais no mercado que não nasceram com esse duplo objetivo podem aumentar o seu impacto social?

Um exemplo de grande empresa que criou um negócio de impacto social é a Safaricom. Ela é a principal operadora de telefonia móvel no Quênia e atua no país desde 1997. A Safaricom gera mais de 1.500 empregos e tem expandido bastante suas ações no país.

A Safaricom, em parceria com a Vodafone, uma multinacional operadora de telefonia, com presença em mais de 25 países, criou o primeiro serviço de mobile banking, a M-Pesa. A motivação da empresa foi contribuir com os objetivos do milênio traçados pela ONU.

A M-Pesa é um negócio de impacto social que permite o pagamento e a transferência de dinheiro por meio de SMS. O nome foi pensado considerando a cultura local, “pesa” significa dinheiro na língua local (Swahili) e o M vem de “mobile”.

MAS, POR QUE UM SERVIÇO FINANCEIRO POR CELULAR?

No Quênia, 73% da população utilizam serviços de telefonia móvel, mas 30 milhões de pessoas não possuem conta bancária o que dificulta o envio de dinheiro para suas famílias de forma segura e as transições de pagamento, no caso de microempreendedores.

Isso acontece porque o país tem grande parte da população vivendo com menos de US$ 2 dólares por dia e em regiões rurais afastadas dos grandes centros. O que é curioso é que no país é mais fácil comprar um celular que tem preço e tarifas extremamente acessíveis para a população mais pobre do que abrir uma conta no banco.

COMO FUNCIONA A M-PESA?

O cliente Vodafone vai até uma loja ou outro estabelecimento comercial onde exista o posto da operadora e faz uma troca de dinheiro por créditos eletrônicos, os e-floats (crédito da Safaricom), que depois podem ser usados em transferências para outros clientes Vodafone, compra de créditos de celular ou mesmo faturas de contas. A conta é vinculada ao número de telefone e pode ser acessada por meio de um aplicativo instalado no cartão SIM do cliente. As lojas participantes recebem da Safaricom uma taxa a cada conversão de valores realizada.

Os custos das transações pelo M-Pesa são significativamente baixos, assim como a burocracia para os consumidores, inclusive aqueles que recebem as transferências. Além disso, as empresas criaram parcerias para oferecer seguro para a população de mais baixa renda. O resultado? A MPesa foi criada em 2007 e hoje conta com mais de 3.6 milhões de clientes e ganha a cada dia mais 10.000 clientes. Desde 2008 já movimentou mais de 245 milhões de dólares em transações.

O número de empregos gerados também aumentou. Atualmente, mais de 40 mil agentes são responsáveis por coletar o dinheiro em moeda real dos clientes e realizar os depósitos em contas bancárias.

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