Apresentam:
Primeiro programa de inovação aberta de impacto do Brasil que potencializou negócios inovadores focados em educação financeira e serviços financeiros
O Desafio de Negócios de Impacto Social: Educação Financeira e Serviços Financeiros para Todos foi uma iniciativa inédita correalizada pela CAIXA e Artemisia, por meio do apoio do Fundo Socioambiental CAIXA, que potencializou uma nova geração de soluções/negócios que atendessem às necessidades da população de menor renda no Brasil.
Juntos, nós buscamos empreendedores interessados em impulsionar suas soluções com a colaboração da Artemisia e CAIXA em dois eixos:
As soluções mais inovadoras e com mais potencial de impacto social receberam mentoria das duas organizações, além de apoio financeiro para validação de suas soluções por meio da realização de pilotos com o público-alvo do programa (beneficiários Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida).
Após o mapeamento e avaliação de 460 soluções, selecionamos 15 startups para a primeira etapa, que receberam mentorias das equipes CAIXA e Artemisia, e R$ 15 mil para investir em ações de exploração de campo com o público-alvo a fim de testar suas hipóteses e refinar suas propostas de negócio.
Etapa 1
Para a segunda etapa, selecionamos 5 startups, que receberam R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) cada, para pilotarem suas soluções diretamente com o público-beneficiário.
Etapa 2
Buscamos empreendedores de todo Brasil, com soluções inovadoras e escaláveis, com potencial de geração de impacto social positivo à população de menor renda.
Soluções em Educação Financeira e/ou Produtos e Serviços Financeiros desenhados adequadamente para atender às necessidades da população de menor renda.
Modelos de negócio lucrativos que oferecem soluções escaláveis, isto é, com potencial de atender milhões de pessoas de menor renda.
Soluções criativas e inovadoras que atendem às necessidades das pessoas em condições de vulnerabilidade, por meio de produtos e serviços financeiros diferenciados.
Empreendedores com relevante experiência em negócios e/ou no setor de serviços financeiros, comprometidos com impacto social e com intenção genuína de mudar o Brasil para melhor.
Soluções desenvolvidas e validadas no mercado, que já atendem ou com potencial de atender a população de menor renda.
Soluções em estágio de validação no mercado, com testes preliminares realizados, com potencial de atender a população de menor renda e que possam ser aplicadas ao contexto do programa.
O programa foi elaborado para fortalecer uma nova geração de soluções financeiras de alto impacto social no Brasil. Para isso, os empreendedores selecionados tiveram suas soluções potencializadas por meio de acesso a investimento, rede robusta de especialistas e ferramentas inovadoras de aceleração. Além disso, tiveram a oportunidade de implementar pilotos junto ao público-beneficiário.
Etapa 1
Acesso a mentores da rede Artemisia e Caixa
Acesso a investimento para refinamento de proposta
Etapa 2
Acesso a investimento para pilotar solução diretamente com beneficiário final
03 | out | 2016
Lançamento
Fev | 2017
Anúncio dos selecionados para Etapa 1 (15 negócios)
Abr | 2017
Apresentação para comissão julgadora
Anúncio dos selecionados para Etapa 2 (5 negócios)
Nov | 2017
Avaliação e encerramento
30 | out | 2016
Encerramento das inscrições
Mar | 2017
Submissão das propostas refinadas dos selecionados na etapa 1
Mai | 2017
Implementação dos pilotos
A falta de acesso à educação financeira, especialmente entre a população de menor renda, é uma barreira crítica para a inclusão de mais pessoas no sistema financeiro, bem como para a utilização mais eficiente dos diferentes serviços bancários oferecidos como conta corrente, poupança, acesso a crédito, entre outros.
Por outro lado, também é necessário desenvolver serviços financeiros inovadores, mais acessíveis e adequados à realidade da população brasileira de baixa renda.
Principais Desafios:
A dificuldade de acesso à rede bancária está entre as três principais razões para a não bancarização da população. A falta de estratégia e a subutilização dos correspondentes bancários são algumas das barreiras para a plena inclusão financeira.
A falta de transparência dos produtos financeiros associada à cultura de consumo no Brasil leva milhões de brasileiros a um endividamento excessivo: a porcentagem de rendimentos anuais comprometidos em dívidas subiu de 18,39% para 45,7% em 2014.
Há carência de serviços financeiros que atendam adequadamente às necessidades das populações de menor renda no Brasil. A oscilação de renda, gerada em grande parte pelo trabalho informal, e a baixa renda per capita média do brasileiro estão entre as principais barreiras para que esse público acesse os serviços tradicionalmente oferecidos pelos bancos.
Principais Desafios:
Baixo nível de escolaridade, falta de informação, incompreensão dos reais usos e funções dos produtos financeiros e renda variável. Esses fatores aliados à complexidade dos serviços financeiros disponíveis no mercado geram intimidação e desconfiança, criando obstáculos no relacionamento entre a população de menor renda e as instituições bancárias.
3 em cada 4 famílias sentem dificuldade para chegar ao fim do mês, assegurando o pagamento das contas básicas com seus rendimentos.
Devido à baixa margem de rentabilidade, a estratégia dos bancos para atuar com as populações de menor renda é utilizar canais remotos. No entanto, há a necessidade de ensinar as pessoas a utilizarem esses canais.
O incentivo à educação financeira é novo no Brasil e as primeiras experiências mostraram desafios para ganharem escala.
Soluções de incentivo à educação financeira, em muitos casos, abordam poucas questões práticas, gerando pouco engajamento e, consequentemente, baixo índice de adesão.
Soluções que facilitem o acesso à informação e o entendimento sobre a utilização adequada de serviços financeiros, facilitando a tomada de decisão e a percepção de valor entre diferentes opções de produtos financeiros.
Soluções que ajudem o usuário a sair da situação de endividamento excessivo, promovendo maior empoderamento e estabilidade financeira.
Soluções que ajudem na administração e gestão de recursos de modo prático, facilitando a relação indivíduo-dinheiro no dia a dia, seu planejamento financeiro no médio e longo prazo e a realização de seus sonhos.
Soluções que ofereçam acesso a recursos financeiros de forma simples, ágil e sustentável e que sejam adequadas à real necessidade da população de menor renda.
Soluções que incentivem o usuário a poupar/investir, potencializando sua segurança financeira e diminuindo sua condição de vulnerabilidade.
Soluções que diminuam custos de transação e permitam ampliar a abertura e potencializar o uso pleno de contas de depósito.
Soluções que reduzam custos operacionais que hoje inviabilizam o acesso a serviços financeiros diversos por parte da população de menor renda.
Novos produtos e serviços financeiros/canais autônomos mais adequados à realidade da população de menor renda.
O que é o Desafio de Negócios de Impacto Social?
O Desafio de Negócios de Impacto Social: Educação Financeira e Serviços Financeiros Para Todos foi uma iniciativa inédita correalizado pela Caixa e Artemisia, com apoio do Fundo Socioambiental Caixa, e teve como objetivo potencializar uma nova geração de soluções financeiras que atendam às necessidades da população de menor renda no Brasil.
O objetivo do programa foi apoiar empreendedores nas etapas de refinamento e validação de suas soluções – oferecendo acesso a investimento e mentorias das organizações realizadoras, bem como a oportunidade de implementar pilotos junto ao público-beneficiário.
Como faço para me inscrever?
As inscrições para o programa estão encerradas.
Preenchi o formulário, e agora?
As inscrições para o programa estão encerradas.
O programa oferecerá feedback aos inscritos?
Não foram oferecidas avaliações em relação aos negócios inscritos, mas todos os empreendedores receberam retorno se foram ou não aprovados.
Qual o valor para participar?
As inscrições para o programa foram gratuitas.
Tenho só uma ideia, posso participar?
Infelizmente não. O objetivo do programa foi impulsionar soluções em estágio de mínimo de validação no mercado, com testes preliminares realizados.
Tenho um sócio em meu negócio. Como devemos nos inscrever?
A inscrição do negócio deve ser feita apenas uma vez, sendo importante indicar no formulário sobre o(s) outro(s) sócio(s). Caso o negócio seja selecionado, poderão participar até 2 pessoas do mesmo negócio.
Sobre a estrutura jurídica, é preciso estar estabelecido como empresa?
Sim é preciso ter um CNPJ aberto.
ONGs podem se inscrever?
Sim, organizações da sociedade civil que possuam soluções relacionadas aos dois eixos de chamada do programa, já testadas/ validadas podem se aplicar
Não tenho uma empresa formalizada (CNPJ) ainda, posso participar?
A inscrição pode ser feita tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica; porém, se for selecionado é pré-requisito que você já tenha um CNPJ
Quais os critérios de seleção?
Os inscritos foram avaliados com base nos seguintes critérios:
Setores foco: soluções de Educação Financeira e/ou Produtos e Serviços Financeiros desenhados adequadamente para atender às necessidades da população de menor renda.
Modelo de Negócio: modelos de negócio lucrativos que oferecem soluções escaláveis, isto é, com potencial de atender milhões de pessoas de menor renda.
Inovação: soluções criativas e inovadoras que atendem às necessidades das pessoas em condições de vulnerabilidade por meio de produtos e serviços financeiros diferenciados.
Perfil do empreendedor: empreendedores com relevante experiência em negócios e/ou no setor de serviços financeiros, comprometidos com impacto social e com intenção genuína de mudar o Brasil para melhor.
Estágio de maturidade:
A) Soluções em estágio de validação no mercado, com testes preliminares realizados, com potencial de atender a população de menor renda e que possam ser aplicadas ao contexto do programa.
B) Soluções desenvolvidas e validadas no mercado, que já atendem ou com potencial de atender a população de menor renda.
Quantos negócios serão selecionados?
Foram selecionadas 15 startups para a primeira etapa, que receberam mentorias das equipes CAIXA e Artemisia e tiveram acesso a R$ 15 mil para investir em ações de exploração de campo com o público-alvo a fim de testar suas hipóteses e refinar suas propostas de negócio.
Para a segunda etapa, foram selecionadas 5 startups, que receberam até R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) cada, para pilotarem suas soluções diretamente com o público-beneficiário.
A minha empresa tem mais de uma solução, posso fazer uma inscrição única?
Sim, desde que ressalte/descreva as soluções de forma clara e organizada.
O programa aceitará apenas empreendedores brasileiros?
A VALIDAR
As informações que estou disponibilizando na inscrição, serão tratadas como confidenciais?
Sim, acesso às informações mencionadas na inscrição serão acessadas apenas e exclusivamente pela Artemisia e Caixa.
Qual a data limite para inscrição?
As inscrições para o programa estão encerradas.
Artemisia e CAIXA acreditam que negócios com soluções inovadoras em educação financeira e serviços financeiros podem contribuir para melhorar a qualidade de vida da população de menor renda no Brasil.
A CAIXA é uma empresa pública presente na vida de milhares de brasileiros; em todo o território nacional atua no desenvolvimento sustentável e na promoção da cidadania. A atuação da empresa tem foco, sobretudo, na promoção da melhoria da qualidade de vida dos brasileiros com destaque para as pessoas de baixa renda. É o principal parceiro do Governo Federal na execução de políticas públicas e responsável por operar programas de desenvolvimento urbano e justiça social, como os Programas Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família. Ao longo da história da empresa, a CAIXA buscou oferecer os melhores serviços e produtos, apoiando os clientes a concretizar seus sonhos.
A Artemisia e a CAIXA compartilham a visão de que a inclusão financeira se estabelece não apenas pela democratização do acesso, mas pelo uso eficiente de serviços financeiros por parte da população – especialmente pelas pessoas de baixa renda. A falta de acesso à educação financeira é uma das barreiras para essa inclusão, bem como para a utilização de diferentes serviços bancários como conta corrente, poupança e acesso a crédito. Ao mesmo tempo, também é vital o desenvolvimento de serviços financeiros inovadores, mais acessíveis e adequados à realidade desta população.
Diante deste cenário, as organizações se uniram e criaram o Desafio de Negócios de Impacto Social: Educação Financeira e Serviços Financeiros a Todos, com o objetivo de potencializar uma nova geração de soluções financeiras que atendam às necessidades das pessoas de menor renda no Brasil.