Negócios de impacto social



Nosso Conceito

São empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda.

Para a ARTEMISIA negócios de impacto social possuem como características principais:

  • Foco na baixa renda: são desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda.
  • Intencionalidade: possuem missão explícita de causar impacto social e são geridos por empreendedores éticos e responsáveis.
  • Potencial de escala: podem ampliar seu alcance por meio da expansão do próprio negócio; de sua replicação em outras regiões por outros atores; ou pela disseminação de elementos inerentes ao negócio por outros empreendedores, organizações e políticas públicas.
  • Rentabilidade: possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade e não depende de doações ou subsídios.
  • Impacto social relacionado à atividade principal: o produto ou serviço oferecido diretamente gera impacto social, ou seja, não se trata de um projeto ou iniciativa separada do negócio, e sim de sua atividade principal.
  • Distribuição ou não de dividendos: um negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas, não sendo, porém, esse, um critério para definir negócios de impacto social.
 

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