Negócios de impacto social



Impacto Social

A ARTEMISIA trabalha com o conceito de pobreza definido por Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia:

"Pobreza é a privação das capacidades básicas de um indivíduo, e não apenas o fato de possuir renda inferior a um patamar preestabelecido."

A partir dessa perspectiva, os negócios podem gerar impacto social em cinco principais dimensões:

  • 1) Diminuem custos de transação
    O custo de transação pode ser definido como o custo em dinheiro e tempo gastos por um comprador no mercado. Pessoas pobres pagam mais caro pelos mesmos produtos e serviços, por sua dificuldade de acesso devido à distância dos grandes centros, pelas assimetrias de informação impostas por sua baixa escolaridade ou pela burocracia e custo do risco embutidos nos negócios direcionados a essa população. Mesmo o acesso a serviços públicos gratuitos impõe elevados custos à população de baixa renda.
    Negócios de impacto podem oferecer produtos e serviços que diminuam ou eliminem barreiras de acesso a bens e serviços essenciais.
  • 2) Reduzem condições de vulnerabilidade
    A condição de vulnerabilidade refere-se à fragilidade a que uma pessoa fica exposta em situações de risco. Pessoas de baixa renda estão sujeitas a condições de vulnerabilidade com mais facilidade e frequência, especialmente em situações de crise (perda de bens, doenças, falecimentos e gravidez não planejada).
    Negócios de impacto podem oferecer produtos que facilitem a proteção de bens conquistados e a antecipação ou prevenção de riscos futuros.
  • 3) Ampliam possibilidades de aumento de renda
    O aumento de renda não deve ser entendido apenas como o aumento quantitativo de dinheiro, mas como a ampliação das possibilidades de escolha de um indivíduo de baixa renda, que contribui também para a redução de sua condição de vulnerabilidade.
    Negócios de impacto podem atuar no aumento das oportunidades de emprego estável ou na melhoria das condições de trabalho do microempreendedor.
  • 4) Promovem oportunidades de desenvolvimento
    Pessoas pobres são privadas de oportunidades que promovam o desenvolvimento de suas capacidades, o que as impede de utilizar seu pleno potencial.
    Negócios de impacto podem promover oportunidades para que pessoas de baixa renda fortaleçam seu capital humano e social.
  • 5) Fortalecem a cidadania e os direitos individuais
    Pessoas de baixa renda podem estar privadas de direitos individuais básicos de vida, liberdade e segurança, como o acesso à moradia digna e regularizada.
    Negócios de impacto podem contribuir para o fortalecimento da cidadania por meio de produtos e serviços essenciais para uma qualidade de vida digna.
 
 

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