Empreendedores de Alagoas investem na tecnologia assistiva

Produção Printec Comunicação/ Artemisia

Em expansão nos países emergentes, os negócios de impacto social têm se destacado ao propor um modelo de empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda. A Artemisia, pioneira no Brasil no fomento de negócios de impacto social, há mais de uma década tornou-se uma das protagonistas desse movimento no país. E, neste ecossistema de negócios de impacto social, um dos destaques é a iniciativa dos empreendedores alagoanos Ronaldo Tenório – eleito pela revista econômica Forbes, em março deste ano, como um dos jovens mais promissores do Brasil –, Thadeu Luz e Carlos Wanderlan. Juntos, criaram o aplicativo Hand Talk, um software que traduz o português oral e escrito para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) de modo online. A inovação de impacto social integra a categoria de tecnologia assistiva, um termo relativamente novo, originado do inglês assistive technology, utilizado para identificar recursos e serviços que contribuem para proporcionar  ou ampliar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência, resultando em inclusão e melhor qualidade de vida.

O Hand Talk é um tradutor mobile e dicionário de bolso gratuito que converte, automaticamente, texto e áudio. O APP é destaque nas principais lojas de aplicativos no Brasil e, por meio de uma parceria com Ministério da Educação (MEC), está presente em milhares de tablets na rede pública de ensino. Na prática, facilita a comunicação entre professores e alunos surdos. Segundo Tenório, devido à percepção das pessoas e empresas sobre a importância de tornar os canais acessíveis à comunidade surda, a solução já está presente em milhares de websites brasileiros. “O número de usuários tem aumentado exponencialmente. Existem planos para todos os tipos e portes de sites, de forma que a ferramenta pode ser adquirida por um pequeno blog até um grande portal”, afirma.

Desde a criação, a empresa vem recebendo prêmios no Brasil e exterior; foi eleito o melhor aplicativo de inclusão social do mundo no World Summit Award Mobile – prêmio criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Relacionados