Como construir uma carreira com significado?

Entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, fique com os dois. Como construir uma carreira em negócios de impacto social? Empreender é o único caminho? Separamos quatro dicas para quem quer saber mais como mudar de carreira.

1. Não separe o profissional do pessoal.

Encontrar um trabalho com significado une a sua paixão ou indignação pessoal (exemplo: mudar a educação do Brasil) com o que você sabe fazer de melhor ( por exemplo, trabalhar em marketing). Ou seja: você não precisa ser professor para mudar a educação no Brasil, você precisa unir as duas coisas. Os negócios de impacto social precisam de pessoas comprometidas com a causa, mas que tenham habilidades técnicas e profissionais iguais ao do mercado tradicional.

2. Lembre-se de que não há idade para fazer escolhas profissionais

A hora de mudar é agora, não há idade para fazer escolhas profissionais. Independentemente de sua idade e do estágio em que você se encontra profissionalmente, é preciso trabalhar desde já pela realização pessoal. Não espere até que sua vida financeira esteja estabilizada, ou que sua aposentadoria lhe permita maior dedicação ao trabalho voluntário e à filantropia. É possível conciliar uma carreira de sucesso com um trabalho com propósito. Busque organizações que unem duas coisas: o propósito da organização e o que faz você se destacar no contexto profissional. Se você é bom em marketing, você não precisa mudar de área! Procure uma organização que você se identifique com a causa e que busque profissionais com o talento que você pode oferecer.

3. Não tenha medo do futuro

Muitas pessoas deixam de seguir suas vocações e suas paixões, com medo de arriscar algo novo. As garantias podem ser menores, as incertezas podem ser maiores que as recompensas imediatas — ainda assim, há espaço para uma transição de carreira significativa. Se essas questões te preocupam, busque conversar com outros profissionais, reflita sobre suas preferências e as condições de trabalho que uma nova vida poderão te oferecer. Além disso, planeje gradualmente os passos da transição. Dessa forma, você evita surpresas, explora melhor suas habilidades e tem maior segurança em relação à atividade futura.

4. Avalie o risco de não seguir seus sonhos!

Se render ao poder de altas posições hierárquicas e altos salários pode ser muito fácil, mas também extremamente prejudicial a seus propósitos de vida. Muitas pessoas passam anos trabalhando em empregos satisfatórios do ponto de vista material, mas que não os realiza como seres humanos e que possuem pouco ou nenhum impacto social. Não deixar que isso ocorra com você é imprescindível para que seu trabalho sirva a um propósito maior.

Que tal começar agora? Reflita hoje mesmo sobre suas escolhas profissionais e comece já a dar mais propósito para sua carreira. Ainda tem alguma dúvida ou sugestão sobre esse tema? Deixe aqui seu comentário!

Relacionados