Nossa História

Desde a sua fundação em 2004, a ARTEMISIA apoia o desenvolvimento de talentos e empreendedores na criação e desenvolvimento de negócios de impato que ajudam a resolver os problemas sociais da população de baixa renda no Brasil.

A ARTEMISIA foi pioneira na disseminação do conceito e no apoio a negócios de impacto social e contribuiu para torná-lo mais conhecido no país. Hoje, nosso trabalho é reconhecido e rapidamente associado a outras tendências emergentes na sociedade contemporânea.

Desde o princípio, atuamos no desenvolvimento de startups de alto potencial de impacto social. Em 2010, a partir da experiência adquirida, estruturamos a Aceleradora da ARTEMISIA para selecionar empreendedores com forte intenção de crescer e gerar impacto social, e oferecer-lhes suporte intensivo na busca de soluções para a consolidação de seus modelos.

Além da aceleração de negócios, a evolução do campo no Brasil fez surgirem outras necessidades, entre elas, a identificação e formação de capital humano qualificado para atuar nesses novos negócios.

A partir do aprendizado no acompanhamento de empreendedores e de suas equipes, lançamos, também em 2010, o Centro de Formação em Negócios de Impacto Social, que, com base numa metodologia inovadora, que combina teoria e prática junto às comunidades de baixa renda, forma talentos para atuarem nesse novo campo.

Nos últimos onze anos, acompanhamos o surgimento dos primeiros fundos de investimento de impacto brasileiros e o nascimento de novas incubadoras e aceleradoras, criados para contribuir com o desenvolvimento desse novo campo. Apoiamos o realinhamento de institutos e fundações empresariais para incluírem em suas estratégias o suporte direto e indireto a negócios de impacto.

Em 2011, criamos o Movimento CHOICE para inspirar e engajar a futura geração de empreendedores e executivos brasileiros nesse novo campo, contribuindo em muitos casos, para seu ingresso definitivo no mercado de trabalho dos negócios de impacto.

Integramos o grupo que criou, em 2012, o primeiro MBA de negócios socioambientais no Brasil, e contribuímos para o florescimento do tema em várias universidades de renome, que hoje já contam com cursos próprios e núcleos de estudo dedicados ao tema. Com algumas delas, mantemos colaborações regulares e intercâmbio de metodologias e conhecimento.

Hoje nossa base está em São Paulo, mas nosso campo de atuação cobre 24 estados brasileiros. Ao longo de nossa trajetória, apoiamos mais de 107 negócios de impacto social e formamos mais de 1.000 talentos para atuarem no campo. O CHOICE é hoje a maior rede brasileira com 71 mil universitários mobilizados e uma das grandes promessas de um futuro diferente para o país.

Temos orgulho de saber que levamos o conceito de negócios de impacto para todo o Brasil e ajudamos a construir um ecossistema cada vez mais pulsante de atores engajados nessa nova causa.

Somos uma organização jovem e essa história está apenas no começo. Fique atento, pois vem muito mais por aí.